TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP II Economia Unicsul

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 5

1-O que é um sensor?

Resp. Sensores são elementos provedores de informações para os sistemas de automação industrial. Eles podem ser utilizados no controle de processos discretos, com a medição das variáveis lógicas ou booleanas, e no controle de processos contínuos, em que normalmente se medem grandezas analógicas. Utilizados como detectores de erro, também chamados de comparadores, são dispositivos ou uma combinação de dispositivos empregados em sistemas automáticos de controle para determinar a diferença entre o valor da variável de saída e o valor desejado de entrada, pode ser definida como sendo um transdutor modifica a sua característica física interna devido a um fenômeno físico externo — presença ou não de luz, som, gás, campo elétrico, campo magnético etc.

2-Qual a diferença entre um sensor analógico e um sensor discreto?

Resp.

Sensor Analógico: é aquele que assume um determinado valor compreendido dentro de uma escala (grandeza medida). Entre alguns exemplos podemos citar: o valor da pressão indicado em um manômetro, o valor da tensão indicado em um voltímetro, o valor da temperatura indicado em um termômetro.

Sensores Discretos: os sensores podem ser utilizados para o controle de variáveis lógicas ou booleanas (sinais binários “0” ou “1”). Os mais empregados são os sensores de proximidade, utilizados geralmente para detecção de presença de objetos. Eles podem ser mecânicos, ópticos, indutivos e capacitivos.

3-Qual a diferença ente um sensor ativo e um sensor passivo?

Resp.

Sensor Ativo são sensores que respondem ao estímulo sem a necessidade de energia externa. Um exemplo é o termopar, que responde ao aumento de temperatura gerando uma pequena voltagem (na escala de milivolt) que está funcionalmente relacionada à temperatura (no funcionamento ideal, sua voltagem é diretamente proporcional à temperatura).

Sensores Passivos são sensores que requerem uma fonte externa de energia para operar, como é o caso do termistor. Ele também mede a temperatura, mas sua operação requer que uma corrente elétrica passe por ele. A medida que a temperatura aumente, a resistência elétrica do termistor se altera. A resistência pode ser medida e novamente relacionada à temperatura.

4-O que é um atuador?

Resp. Atuador é um dispositivo de hardware que converte um sinal de comando do controlador em uma mudança em um parâmetro físico. Essa mudança normalmente é mecânica, tal como uma alteração de posição ou velocidade. Um atuador é um transdutor, visto que transforma um tipo de quantidade física, como uma corrente elétrica, em outro tipo de quantidade física, como uma velocidade de rotação de um motor elétrico. O sinal de comando do controlador costuma ser de baixo nível e, portando, um atuador pode demandar também um amplificador que aumente o sinal até que ele seja capaz de acionar o atuador. Podem ser classificados em três categorias, segundo o tipo de amplificador utilizado elétrico, hidráulico e pneumático.

5-O que é um contador de pulsos?

Resp. Um contador de pulsos é um dispositivo utilizado para converter uma série de pulsos (chamado trem de pulsos) em um valor digital que é, então, passado ao computador por um canal de entrada. O tipo mais comum de contador de pulsos é aquele que conta pulsos elétricos. Ele é construído utilizando portas lógicas sequenciais, denominada flip-flop, que são dispositivos eletrônicos com capacidade de memória e que podem ser utilizados no armazenamento dos resultados do procedimento de contagem.

6-Quais as características de sensores ópticos?

Resp. São sensores de proximidade, são largamente utilizados em processos automatizados para detecção da presença ou ausência de objetos. O princípio do seu funcionamento baseado num circuito oscilador que gera uma onda convertida em luz pelo emissor. Quando um objeto é aproximado do sensor óptico, este objeto reflete a luz do emissor para o receptor. Existem três formas de operação: Reflexão, Barreira e Emissor-Receptor.

Características:

• Não requerem contato mecânico para sensoriamento;

• Não possuem partes móveis;

• Apresentam pequenas dimensões;

• Apresentam chaveamento seguro;

• São insensíveis a vibrações e a choques;

• Oferecem muitas possibilidades de configuração;

• Requerem sempre alinhamento;

• Podem ser blindados para uso em ambientes com alto grau de luminosidade;

• Normalmente exigem limpeza e isolamento do pó e umidade;

7-Como funciona o sensor indutivo?

Resp. São sensores de proximidade

Princípio de funcionamento: O campo magnético tem que passar pelo ar. Ao ligarmos o indutor a um circuito RL trabalhando em corrente alternada (CA), poderemos verificar a variação de tensão do resistor de acordo com a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com