TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise e relacione as noções de racionalidade e estrutura social.

Por:   •  15/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

UFOP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

ICSA – INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

BACHARELADO EM CIÊCIAS ECONÔMICAS

SOCIOLOGIA ECONÔMICA

“A razão no meio social”

Professora: Marisa

Aluna: Francieli Fernanda da Silva

Matricula: 11.2.3355

Mariana, Minas Gerais.

16 de Maio de 2012

UFOP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

ICSA – INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

BACHARELADO EM CIÊCIAS ECONÔMICAS

ENSAIO ACADÊMICO

Mariana, Minas Gerais.

16 de Maio de 2012

Analise e relacione as noções de racionalidade e estrutura social.

A razão no meio social

Os bens reias são baseados na racionalidade econômica que depende de sua razão de calculo, que deve ser mais preciso possível para ser racional, pois o campo é um meio de demonstração onde o calculo racional pode gerar uma transparência dos preços, onde o objetivo é a maximização do lucro individual.

A força de um agente depende de seus recursos, que pode levar ao sucesso ou ao fracasso, dependendo do tamanho do seu capital, podendo gerar vantagens em ralação a concorrência.

No olhar interacionalista, a eficácia do campo social é ligada diretamente a ‘influência’, podendo ser ocasionado por uma pessoa ou por uma firma. É preciso ter uma visão dinâmica das pressões exercidas sobre o conjunto de indivíduos de um campo, pois é restringido a uma pequena opção de possibilidades ofertadas de acordo com sua ‘colocação’ nesta distribuição social, ou até mesmo econômica, quanto menos se tem, menos é ofertado.

No universo aonde indivíduos chegam e saem existe o universo de crença e razão, onde o olhar do mundo centralizado na economia não existe razão como principio, comportamentos universais racionais de cálculos impõe contra a lógica econômica domestica, que interfere na capacidade de calculo em ‘economizar’ e ‘fazer economizar’, um universo separado a leis do calculo que visa à obtenção de lucro.

As disposições de um campo econômico se diferem de outros campos pela sua racionalização formal, uma racionalidade nula de suposições de razão como principio, usando comportamentos como um meio de se ajustar a finalidade do lucro individual.

A ciência econômica é uma pratica de ordem social onde os indivíduos se encontram inseridos, a economia interage nas dimensões da ordem social, levando em conta a família, estado, escola, sindicatos entre outros, que através disso é adquirido dados que se pode relacionar ao meio econômico.

Modelos econômicos não passam de apenas algumas formulações matemáticas usando um senso comum, onde se deve questionar as praticas banais de experiências ordinárias . Comportamentos cotidianos da vida são rompidos pelas praticas econômicas, como cálculos de perdas, juros, empréstimos, dividas, investimentos, etc, considerando a atividade como uma ocupação social.

O trabalho é um meio de rendimento que possibilita uma colocação nas atividades e relações de serviços, com trocas e relações entre indivíduos no mercado. É nas estruturas sociais que os pensamentos de percepção a economia faz uma visão do natural e universal, visando às posições, antecipações e oportunidades.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com