TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Petrobras

Por:   •  14/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.611 Palavras (11 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Centro de Estudos Sociais Aplicados

Curso de Especialização em Economia Empresarial

CRISTIAN FERNANDES

GILBERTO PRADO SILVANO

GUSTAVO BAVAROSKI

JENIFER BERTOL CABRERA

KATIA REGINA MONTEIRO CASTILHO

ANÁLISE  PETROBRAS:

PERÍODO JAN/2012 A MAR/2016

Professor: Sidnei Pereira do Nascimento

[pic 2]

LONDRINA

2018

CRISTIAN FERNANDES

GILBERTO PRADO SILVANO

GUSTAVO BAVAROSKI

JENIFER BERTOL CABRERA

KATIA REGINA MONTEIRO CASTILHO

ANÁLISE PETROBRÁS:

PERÍODO JAN/2012 A MARÇO/2016.

Trabalho apresentado à disciplina 2ECO084 “Finanças e Mercado de Capitais” do Curso de Especialização em Economia Empresarial para o Prof. Sidnei Pereira do Nascimento.

LONDRINA

2018


Objetivo.

        Este trabalho tem como objetivo avaliar os reflexos do desempenho sobre o valor de mercado das ações da Petrobras em período determinado, antes e depois do escândalo e divulgação do esquema Lava Jato, o qual envolve investigações policiais por suspeita de fraudes, contratação de empreiteiras de forma ilícita e desvios de dinheiro.

Metodologia.

A metodologia utilizada foi a Análise Técnica ou Análise Gráfica, para descrever as oscilações nas cotações e tendências nos preços das ações e a Análise Fundamentalista que tem como base a o uso de dados econômicos, indicadores do mercado financeiro, balanços e resultado da empresa.

        O período considerado para a análise foi janeiro de 2012 a março de 2016, tendo em vista que a operação Lava-jato teve seu início em março de 2014, o objetivo foi analisar o comportamento do valor de mercado da Petrobras 24 meses antes e 24 meses depois de seu início.

Introdução

Empresa Analisada.

Petrobras

         A Petrobrás – Petróleo Brasileiro S.A.  é uma empresa estatal de economia mista, cujo acionista majoritário é o governo federal, que opera prioritariamente nas área de exploração, produção, refino , comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivados. A empresa desempenha atividades em dezenas de países, chegando a produzir milhões de barris de combustíveis e de petróleo por dia.

        A empresa foi criada em 1953, no governo Getúlio Vargas. Na sua criação a Petrobrás recebeu o direito de monopólio sobre todas as reservas petrolíferas do país, o qual perdurou até 1997, a partir daí, grandes empresas estrangeiras conseguiram começar a explorar petróleo no Brasil.

        A empresa chegou  a ser a maior empresa do continente americano em valor de mercado,ultrapassando até mesmo a Microsoft, segundo a análise da consultoria Economática.

Referência

Lava Jato.

        A operação Lava-Jato é uma investigação sobre o esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo a Petrobrás, iniciada em março de 2014. Estima-se que o volume de recursos desviados dos cofres da estatal esteja na casa de bilhões de reais.

        Além do impacto econômico a operação tem significativa expressão política por envolver nomes importantes do cenário político nacional e seus partidos, além de grandes empreiteiras e funcionários da Petrobras.


Índices.

- lpa

        É o lucro líquido da companhia em um determinado período de tempo, dividido pelo total corrente de ações. Em um primeiro momento indica se a empresa é ou não lucrativa.

                                        [pic 3]

        

        

A avaliação histórica desse indicador é fundamental para uma informação sobre a saúde financeira da empresa, para que se faça um juízo de valor mais adequado e eficiente.

        Quando este indicador se torna negativo este pode ser um sinal de que a empresa está operando com margens baixas. No entanto para analisar a situação de uma empresa, nunca deve ser considerado apenas um indicador isolado. Um lucro alto não significa que vale a pena comprar as ações de uma determinada empresa, pois elas podem estar sendo vendidas a um preço correspondentemente alto.

        O LPA é importante apenas porque pode ser utilizado na montagem de outros índices, como o P/L.

- L/P – LUCRO POR PREÇO.

        O P/L relaciona o preço de mercado da ação e seu lucro unitário e representa, em teoria, o número de anos necessários para recuperar o capital investido através do recebimento do lucro gerado pela empresa, considerando que esses lucros permaneçam constantes.

[pic 4]

O P/L é, sem dúvidas, um dos indicadores mais incompreendidos. Isso porque os investidores costumam buscar ações que têm um P/L baixo, pois assim irão receber o seu investimento de volta em menos tempo. No entanto um P/L alto não sugere que há uma expectativa de que os lucros aumentem no futuro. Um P/L muito baixo pode significar, que o mercado avaliou que os lucros não irão aumentar no futuro, o que pode indicar que há algum problema com a empresa. Da mesma forma, um P/L muito alto indica que o lucro está muito baixo – ou que a ação está muito cara. A conclusão que se pode ter é que o P/L, por si só também não mostra muita coisa sobre a situação da empresa, podendo ser encarado com uma medida do grau de confiança que o mercado tem em relação aos lucros futuros da empresa e, em última instância, da empresa com um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (698.4 Kb)   docx (321.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com