TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da situação externa: Рestal

Artigo: Análise da situação externa: Рestal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Artigo  •  1.306 Palavras (6 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 6

ANÁLISE DA SITUAÇÃO EXTERNA: PESTAL

Político

A República Federal da Alemanha é um Estado federativo democrático-parlamentar, com forte posição do chanceler federal (chefe de governo). Os 16 estados federados (Länder) têm uma posição importante na estrutura do estado e participam dos trabalhos legislativos no nível federal.

O Presidente, como Chefe de Estado, representa a República Federal da Alemanha perante o direito internacional, mas não exerce influência política decisiva nos assuntos correntes.

Com a reunificação em 1990, aos onze velhos estados federados da parte ocidental da República vieram se juntar os cinco novos estados da parte oriental.

Os treze estados federados e as três cidades-estados Berlim, Bremen e Hamburgo, que também são estados federados, têm suas próprias cartas constitucionais, suas assembléias legislativas e seus governadores, eleitos pelas respectivas assembléias, assim como sistema judiciário próprio.

Econômico

A economia alemã passou a última década absorvendo os altos custos da reunificação, custos estes que refletiram de forma negativa no desempenho econômico do país como, por exemplo, nas taxas de desemprego e de crescimento do PIB. Mesmo após a concretização da unidade alemã, a necessidade de adaptações estruturais se mantiveram: ainda hoje, questões como custos de mão-de-obra, desemprego, encargossociais, impostos sobre as empresas, entre outras, são preocupação constante do Governo.

Durante toda a década de 90, cerca de US$ 64 bilhões foram enviados anualmente para o leste, na tentativa de se adaptar um sistema econômico baseado na planificação central a uma economia de mercado acostumada a padrões de consumo e produção que se situavam entre os mais desenvolvidos do mundo.

Mesmo assim, a produção das empresas da parte oriental ainda é metade daquelas observadas do lado ocidental e os níveis de desemprego registrados nos dois lados do país estão longe de se equiparar. No entanto, todos estes obstáculos não impedem a Alemanha de, freqüentemente, dar provas de sua robustez econômica. Atualmente, o país é a terceira maior economia mundial, após os Estados Unidos e o Japão.

O Produto Interno Bruto alcançou, em 2001, o valor de US$ 1.848 bilhão, registrando um crescimento real, em relação ao ano anterior, de apenas 0,6% (uma das mais baixas desde a reunificação), refletindo as dificuldades encontradas em função do desaquecimento das economias norte-americana e japonesa . O ano de 2000 havia registrado um crescimento real do PIB de 3% em relação ao ano de 1999.

As taxas de inflação no país têm sido, geralmente, moderadas. No entanto, a alta dos preços do petróleo, ocorrida ao final do ano de 1999, associada à queda do Euro, levou ao aumento dos índices de preços a partir de 2000, quando atingiu 1,9%. Em 2001, o índice registrado foi de 2,5%, mantendo a tendência de alta.

Social

Com 82,4 milhões de habitantes (entre eles 7,3 milhões de estrangeiros), a Alemanha é o país mais populoso da União Européia,tendo atraído, nas últimas décadas, milhões de imigrantes.

A integração da União Européia e do Ocidente, o desmembramento do Bloco Oriental e a imigração de países asiáticos e africanos levaram ao aumento do número de estrangeiros na Alemanha.

Com uma densidade demográfica de 230 habitantes por quilômetro quadrado, a população está distribuída de maneira heterogênea. A grande Berlim, que desde a unificação do país cresce rapidamente, conta atualmente com mais de 4,3 milh ões de habitantes.

Na região industrial entre o Reno e o Ruhr, vivem mais de 11 milhões de pessoas (1.100 por quilômetro quadrado). Aproximadamente um terço dos habitantes da República Federal da Alemanha vive numa das 82 grandes cidades (com mais de 100.000 habitantes). A maioria das pessoas vive em vilarejos e pequenas cidades.

Quase 6,4 milhões moram em aldeias de até 2.000 habitantes: 50,5 milhões vivem em comunidades com 2.000 a 100.000 habitantes. O envelhecimento médio da população é uma questão bastante preocupante nos dias de hoje.

O povo alemão formou-se essencialmente da fusão de várias tribos como os francos, os saxões, os suábios e os bávaros. Atualmente essas etnias deixaram de existir em sua concepção original, mas suas tradições e seus dialetos continuam presentes. A língua oficial do país é a alemã.

No entanto, o país e rico em dialetos, que apresentam enormes diferenças entre si: segundo o dialeto e a pronúncia pode-se reconher, na maioria da população, o lugar de origem das pessoas.

Quanto à religião, há um equilíbrio entre as duas principais crenças, a protestante e a católica. Ao final dadécada de 80, o país apresentava uma das menores taxas de desemprego da Europa.

Após o processo de reunificação, a Alemanha experimentou um elevado crescimento nos seus índices de desemprego atingindo, em 2001, 9,4% da força de trabalho. As taxas de desemprego na Alemanha estão, normalmente, situadas acima da média dos demais países da União Européia.

Tecnológico

Em muitas tecnologias promissoras, com altas taxas de crescimento, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com