TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Cenários Planejamento Esrratégico

Por:   •  28/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

Planejamento Estratégico

Analise de Cenários

O cenário econômico brasileiro é influenciado fortemente pelos fatores econômicos do passado, presente e futuro, esses fatos geram pressão em nossa economia e isso pode afetar o país como um todo.

O ano de 2018 está sendo um período de oscilação e isto tem afetado diversas áreas e setores do mercado. Com isto a taxa desemprego vem subindo, faltou trabalho para 27,6 milhões de pessoas no Brasil[pic 1]

. A chamada taxa de subutilização da força de trabalho foi de 24,6%, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), onde os índices tornam-se incertos e claro, afetando também os investimentos.

O ano de 2018 começou otimista onde muitos especialistas apontavam um crescimento do PIB de 2,8%, onde expectativas do ano anterior continuariam, porem esta expectativa já foi reduzida para 1,5%.

O Gráfico mostra a evolução do Indicador de Incerteza da Economia Brasileira, calculado pelo IBRE. Os quatro períodos de maior incerteza, segundo esse indicador, foram no período eleitoral de 2002, na crise financeira internacional de 2008/09, no segundo semestre de 2015 (país em recessão e crise política) e agora, neste período eleitoral. Câmbio, risco, bolsa, entre outras variáveis bastante voláteis nesses períodos de turbulência, compõem o indicador.

[pic 2]

O ano está refletindo a incerteza do País com as escolhas que vamos fazer. Para as contas públicas fecharem, terão de ser revistas despesas obrigatórias ou haverá aumento de impostos, ou, no pior dos mundos, volta da inflação. Com esse cenário de incerteza, como investir no País? Enquanto não enfrentarmos esses problemas, a incerteza continuará e a economia vai andar medíocre. 

O governo de Michel Temer está "andando de lado" há mais de um ano e não há no País um debate eleitoral denso, com propostas que apontem soluções viáveis para os problemas. Com a vitória de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais do Brasil foi o gatilho para um enorme rali nos mercados financeiros. O entusiasmo também está tomando conta dos executivos de bancos, que veem uma bonança à frente se presidente eleito fizer o que é necessário para consertar a economia, porem com isto fica um ponto de interrogação sobre o futuro de pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (187.6 Kb)   docx (541.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com