TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Investimento

Por:   •  1/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 4

A empresa X analisada atua no ramo de produção de peças de ferro fundido, sendo grande parte da produção destinada às montadoras de veículos. O processo de fabricação das peças consiste inicialmente no aquecimento de fornos a temperaturas muito elevadas, acima do ponto de fusão do ferro (acima de 1500°C). Estes fornos possuem sistema de aquecimento a gás, e estes gases ficam armazenados em um tanque.

O tanque de armazenagem dos gases é subterrâneo e foi instalado em meados da abertura da fábrica, há cerca de 5 anos. Na época não havia sido feito um estudo adequado do solo para a escolha dos tanques, e foram instalados tanques de folha simples que são sujeitos à corrosão, consequentemente, ao longo dos anos estes tanques foram gerando custos de manutenção muito altos. Além destes custos, a possibilidade de reduzir os custos logísticos e a diminuição de perdas por tempo de espera e de transporte dos gases necessários para a produção, voltou as atenções da alta administração da empresa. Para solucionar este problema foi feita a análise de um novo projeto de tancagem que viabilizaria a instalação de tanques com folhas duplas, resistentes à corrosão, com o objetivo de reduzir os custos de manutenção dos mesmos e aumentar o lucro da empresa ao longo dos anos.

O projeto, consiste na substituição de um tanque de armazenagem de gás de folha simples, por modelos mais sofisticados, os tanques jaquetados, quatro tanques seriam instalados ao todo. Algumas de suas etapas são: Retirada do tanque antigo; Aumento da base de concreto para apoio dos tanques; Reforço das barreiras de proteção contra vazamentos; Reinstalação de todos os equipamentos necessários para o funcionamento do projeto; Posicionamento dos tanques e acabamentos finais.

ANEXAR DESEMBOLSOS

A fábrica foi dividida em 10 setores, as peças produzidas por cada setor são muito semelhantes em dimensão e forma, gerando custos de produção equivalentes. A fábrica ainda possui um setor de produção de peças personalizadas, que não foi considerado no estudo pois seus custos representam menos de 1% dos custos de produção totais.

Custo de produtos acabados

Foi estimado um custo de produtos acabados para as peças de cada setor, neste custo é levado em conta o custo de uso de gás que cada peça produzida representa mais o adicional de custos de insumo e transformação.

Custo de aquisição de gases necessários

O transporte do equivalente a um tanque de gás deve ser levado em média pelo menos três vezes por semana para a fábrica, que atualmente conta com apenas um tanque de armazenagem de gás para suprir toda sua demanda.

Agora com o novo projeto de tancagem será possível armazenar uma quantidade maior de gás, com o intuito de diminuir os custos com logística.

Como os custos de compra de gás (incluindo os custos com logística) são repetidos a cada mês, o custo anual será:

TABELINEA

Previsão de vendas

Junto com o setor de vendas, através de redes inteligentes de previsão de demanda, foi projetada uma demanda para os anos decorrentes.

A previsão dos custos de produção antes do projeto foi obtida pela multiplicação dos Custos dos Produtos Acabados e das demandas. Já os custos depois do projeto foram obtidos pela multiplicação das demandas e dos novos custos de cada produto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com