TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise do Mapa de Risco da Empresa Horti

Por:   •  12/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

                A analise do mapa de risco da empresa Horti, distribuidora de frutas e verduras foi realizada através de gráficos, círculos com cores e legenda. Dando continuidade a atividade, foram definidos e conceituados a Anamnese Ocupacional, o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), o PCMSO (Programa de Controle Medico de Saúde Ocupacional), a Ficha de Anamnese e os exames admissionais, demissional, periódico, de retorno ao trabalho e de mudança de função, todos de acordo com  a NR7 e NR9.

TABELA DE RISCO

[pic 1]

MAPA DE RISCO – HORTI

[pic 2]

[pic 3]

Risco Físico: Entrada da câmara fria ao acessar ambiente com baixa temperatura,               no depósito e no setor de cargas devido ao ruído de máquinas.

Risco Químico: Gás carbônico emitido pelos caminhões de carga.[pic 4]

[pic 5][pic 6][pic 7]

Risco Biológico: No banheiro devido ao lixo e sanitário

Risco Ergonômico: No escritório por postura inadequada e no depósito e carga por esforço físico intenso e levantamento manual de peso.

Risco de Acidente: No depósito e no setor de carga por arranjo físico inadequado.

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

        Conhecido através da sigla PPRA, o programa de prevenção de riscos ambientais tem por finalidade proteger o trabalhador dentro do seu ambiente de trabalho, visando a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores através da antecipação e reconhecimento, metas de avaliação e controle das ocorrências, avaliação de risco, medidas de controle, monitoramento a longo prazo e acompanhamento das medidas de controle e por fim registros e divulgação de dados.

O PPRA é um documento que além de ser obrigatório (independente do número de funcionários ou do tamanho da empresa), é fundamental para boa gestão de segurança e medicina do trabalho na empresa. O documento em validade de um ano, porém se houver alguma ocorrência de risco é importante que seja realizado uma atualização.

 

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO E SAÚDE OCUPACIONAL

        O Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) é regulamentado através da NR7. O programa tem por objetivo a preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores por meio de realização e acompanhamento dos resultados de exames médicos obrigatórios, como exame admissional, periódico, de retorno ao trabalho, mudança de função ou demissional.

        Para realização do PCMSO são necessárias algumas informações como: nome da empresa, endereço, CEP, ramo de atividade, grau de risco, médico coordenador e médico examinador do programa.

        

ANAMNESE OCUPACIONAL

        A Anamnese ocupacional ajuda na verificação do potencial de degradação ambiental e na incidência de doenças ocupacionais dos trabalhadores.

Seguindo o roteiro de Saliba, Corrêa e Amaral (2002), para a realização de uma anamnese ocupacional  devemos ter a identificação da empresa, descrição da função, condições de trabalho, medidas de protectão, informações sobre saúde no trabalho, relações de trabalho e atividades anteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (200.6 Kb)   docx (101.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com