TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDIZADO ORGANIZACIONAL

Ensaios: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 7

APRENDIZADO ORGANIZACIONAL

RESUMO

O presente artigo pretende ser uma contribuição para a compreensão e entendimento do conceito de aprendizagem organizacional e apresentar aqui sua importância para a organização e para cada individuo, como também, apresentar conceitos básicos e atuais de como ocorre à aprendizagem organizacional em um meio repleto de transformações, pois uma organização que aprende é um processo sócio interpretativo cultural de auto desenvolvimento.

Palavras-chave: Aprendizagem. Organização. Empresa. Objetivo. Transformações.

INTRODUÇÃO

As organizações são compostas por parte física, capital tangível e intangível. Os indivíduos que atuam nas organizações em qualquer que seja seu nível, são capazes de desempenhar suas atividades dedicando-se a elas para tornar a organização ativa, para isso é necessário estar em constante desenvolvimento e transformação.

Comportamento organizacional é composto por um grande número de teorias que tem como base a pesquisa, com isso, a busca pelo conhecimento, pelo aprendizado, passa a ser, dentro da organização, fator importante para indivíduos e organizações. Dentro deste trabalho proposto estarão sendo abordados o que é esse aprendizado, seu conceito, atividades de treinamento, a cultura organizacional e transformações, visando não apenas a aprendizagem individual de cada componente de uma organização, mas sim uma aprendizagem da organização em um todo.

1 CONCEITO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

A aprendizagem organizacional surgiu como uma metodologia capaz de rever e inovar as práticas organizacionais. Tem como os principais elementos: o ser humano, novos métodos de assimilação do conhecimento, visão sistêmica, e a partilha do conhecimento.

Trata-se de um fenômeno que prima pelo aperfeiçoamento do aprendizado contínuo voltado para a transformação, sendo o ser humano um fator importantíssimo nesse processo.

É um conceito pouco relativo a consenso.

Conforme Aline Malanovicz em seu texto publicado:

“O conceito de aprendizagem organizacional pode ser entendido como um processo de apropriação de novos conhecimentos nos níveis individual, grupal e organizacional, envolvendo todas as formas de aprendizagem – formais e informais – no contexto organizacional, alicerçado em uma dinâmica de reflexão e ação sobre as situações-problema e voltado para o desenvolvimento de competências gerenciais”.

Chrus Argyris e Peter Senge dois grandes idealizadores, enfatiza a necessidade do trabalho em equipe, desenvolvimento de habilidades, quebra de barreiras culturais, construção de identidade e objetivos comuns organizacionais e também para a consideração plena para com as pessoas da organização.

Senge (1998) aponta que o primeiro passo para iniciar um processo de aprendizagem em uma organização é fazer as pessoas se darem conta de que o aprendizado é importante, que exige engajamento e comprometimento, que isso leva as mudanças profundas e deve significar um desafio pessoal para elas.

Maximiano (2008, p. 63) parece concordar quando diz que “[...] aprendizagem organizacional significa o processo coletivo de adquirir competências, para enfrentar novas situações e resolver problemas’’.

Embora a aprendizagem aconteça na medida em que as pessoas são estimuladas e respeitadas como seres humanos e atuantes em um processo de crescimento e desenvolvimento em que aprendem e ensinam muitos conceitos que trazem de sua experiência.

Contudo é necessário que as pessoas desenvolvam-se por si mesmas para atender o que a organização ou ambiente profissional lhe demandam, logo, não apenas o desenvolvimento dos indivíduos, mas também as mudanças contínuas existentes nas pessoas e nas organizações, assim a aprendizagem se dará de forma clara, prazerosa e de suma importância para ambos.

Isso nos leva a perceber que o que possibilita e define a aprendizagem organizacional são as mudanças e o processo de tomar decisões.

Para Maximiano (2008, p. 63):

“Os tomadores de decisão não conhecem tudo o que deveriam conhecer quando começam a resolver um problema. Eles aprendem à medida que progridem na solução de problemas. É o processo decisório que produz a aprendizagem, não o contrário. Por tanto, se as pessoas não tomam decisões, não aprendem.”

Por isso é fundamental que sejam tomadas decisões, mudem conceitos, detectem e corrijam erros, etc. dentro de uma organização, só assim o processo de aprendizagem organizacional será consumado.

Senge apud Maximiano (2008, p. 63) [...] defende a idéia de que as organizações, para terem sucesso, devem aprender a lidar com a mudança continua. Devem tornar-se organizações quem aprendem.

Então o processo de aprendizagem organizacional, com todos esses aspectos, e precisamente por causa deles, caracteriza-se por ser um processo contínuo, pois todos os mecanismos que proporcionam o desenvolvimento da aprendizagem pelas pessoas dentro da organização são autoalimentativos para a cultura, que é a aprendizagem comum compartilhada produzida.

2 ATIVIDADES DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Não basta somente ter o conhecimento é preciso utilizá-lo de maneira que siga as tendências e mudanças da atualidade, as pessoas precisam aprender e aprender de forma contínua. Para atender a demanda do mercado atual, das exigências organizacionais. Para isso a aprendizagem organizacional traz o treinamento e desenvolvimento, que nada mais é que um processo do qual você cria motivações e habilidades para a melhoria de seus papeis funcionais dentro e fora da organização.

Conforme afirma Milkovich e Boudreau (2000, p. 338) treinamento é:

“Treinamento é um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos ou atitudes que resultem em uma melhoria da adequação entre as características dos empregados e as exigências dos papéis funcionais’’.

E ainda para os autores citados acima, desenvolvimento é:

”Desenvolvimento é o processo de longo prazo para aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fim de torná-los futuros membros valiosos das organizações. O desenvolvimento inclui não apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com