TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Anotações de Filosofia

Por:   •  19/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

COLÉGIO UNIVERSITÁRIO ALPHAVILLE

Eric Coghi Nunes

Leonardo Castanha

Lucas Boatto

Pedro Martins Motta

RELATÓRIO DE QUÍMICA: Quantidade de Oxigênio

Santana de Parnaíba

Outubro de 2019

1.INTRODUÇÃO

O cientista e pesquisador Lavoisier foi o primeiro a determinar a quantidade de oxigênio presente no ar, a partir de experimentos com o ar e mercúrio misturados em um recipiente fechado. Após submeter a reação em determinados aquecimentos, Lavoisier notou que o mercúrio liberou uma quantidade de oxigênio.

Para que se possa determinar a quantidade de oxigênio no ar, pode-se utilizar materiais como a palha de aço (contém ferro) e água, a partir da reação entre os reagentes, devido a afinidade que o ferro possui com o oxigênio, ocorre a formação de ferrugem e a liberação do oxigênio.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

Os materiais utilizados nesta aula foram:

Materiais:

- Béquer de 400 ml;

- Proveta de 100 ml;

- Bastão de Vidro;

- Palha de aço;

- Gancho para retirada da palha de aço da proveta;

- Régua milimetrada.

Procedimento Experimental:

1.Coloque água no béquer de 400 ml, cerca de um pouco mais que a metade;

2.Preparação de um banho com vinagre diluído: utilizando o béquer de 150 ml, prepare o banho diluindo 40 ml de vinagre de água destilada e despeje no recipiente de plástico;

3.Embebendo a palha de aço no banho de vinagre: pese 4 g de palha de aço, porém antes tente abri-lo o máximo que puder, para aumentar a superfície de contato com a solução. Feito isso, coloque a palha de aço no recipiente de plástico, com o banho de vinagre diluído, por cerca de 1 minuto;

4.Montagem do Kit: Retire a palha de aço do banho, tirar o excesso de vinagre (espremendo a palha de aço), coloque-a no fundo da proveta, com o auxílio do bastão de vidro e rapidamente inserir (com a boca do tubo virada para baixo) este sistema no béquer de 400 ml contendo água;

[pic 1]

Imagem 1- Palha de aço mergulhada no vinagre.

[pic 2]

Imagem 2- Pesagem da palha de aço

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Ao colocarmos o tubo com a palha de aço de ponta cabeça no béquer que contém água, nota-se que durante certo período a água acaba saindo do béquer e entrando no tubo de ensaio, causando diminuição no nível de água do béquer.

Esse deslocamento se dá, pois o oxigênio do presente no ar acaba reagindo com o ferro da palha de aço, formando  óxido de ferro, responsável por causar a ferrugem presente no cotidiano. Isso somente acontece, pois ambos os reagentes possuem alta afinidade química, ou seja, dentro de um sistema eles acabam sempre se juntando dando origem a diferentes óxidos.

O oxigênio retirado do sistema é o responsável por fazer com que a água suba no tubo de ensaio. Para se saber o volume de água no tubo e a quantidade de oxigênio contida no ar foi-se realizado: Inicialmente utilizando a régua (para medir o raio) e a fórmula de volume do cilindro (V= Ab . h) descobrimos o volume total do tubo (Vtubo= 19,5π) e o volume de água deslocado do béquer para o tubo (Vágua= 3,5π). A partir destes dados, realizamos uma regra de três para saber a quantidade de oxigênio presente no ar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (276.1 Kb)   docx (221.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com