TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Características do mercado de atuação

Por:   •  22/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.762 Palavras (20 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 20
  1. Estrutura de Mercado

As estruturas de mercado são modelos e caracterizas que captam aspectos inerentes de como os mercados estão organizados. Para o economista Roberto Luis Troster (2004, p.191):

Cada  estrutura  de  mercado  destaca  alguns  aspectos  essenciais  da  interação  da  oferta  e  da demanda e se baseia em algumas hipóteses e no realce de características observadas em mercados existentes .

De acordo com Vasconcelos (2006, p. 41):

A Análise das estruturas de mercado aborda a maneira como estão organizados os mercados e como é determinado o preço e a quantidade de equilíbrio nesses mercados. É dividida na análise da estrutura dos mercados de bens e serviços e dos mercados de fatores de produção (cuja procura é chamada demanda derivada, dado que os mercados de insumos derivam, em última análise, de como se comporta o mercado de bens e serviços).

Além disso, Vasconcelos (2006) defende que todo empresário deve estudar as relações estabelecidas dentro da macroeconomia e da microeconomia para entender as variações de  seu segmento e as mudanças constantes que ocorre no mercado econômico.

Quadro 1:  Características  das  principais  estruturas  de mercado.

Tipo

Demanda

Oferta

Tipo do Produto

Casos de Empresas Exemplos

Monopólio

Incontáveis

Um único

Único sem substituto próximo

Correios

Oligopólio

Incontáveis

Reduzido

Homogêneo ou     diferenciado

Indústria Química

Concorrência Monopolística

Grande

Grande

Diferenciado

Indústria de alimentos e comércio varejistas

Concorrência Perfeita

Grande

Grande

Homogêneo

Vestuário

Fonte: Autoria própria, 2017.


  1. Características do mercado de atuação

O Mercado de atuação da indústria de alimentos Sabor Fit é caracterizado por ser uma empresa de pequeno porte, no segmento de indústria no ramo de alimentos saudáveis, com uma loja anexa, atuando nos mercados de indústria e varejo, na produção e venda de massas e salgados saudáveis.

De acordo com VASCONCELOS (2014, p.92):

As várias formas ou Estruturas de Mercado dependem fundamentalmente de três características: Número de empresas que compõem esse mercado; tipo do produto (se as firmas fabricam produtos idênticos ou diferenciados; se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado .

Ainda e conforme Vasconcelos (2014) Existe muitas peculiaridades no modelo de atuação das empresas e cada detalhe e o que diferencia uma da outra, dessa forma as principais características das estruturas básicas de mercado são: monopólio, oligopólio, concorrência monopolística e concorrência perfeita.

Existe uma série de modelos sobre o comportamento das empresas na formação de preços de seus produtos. A diferença maior entre esses modelos está condicionada ao objetivo ao qual a firma se propõe: maximizar lucros, maximizar participação no mercado, maximizar margem de rentabilidade sobre os custos etc. VASCONCELOS (2006, p.138).

Historicamente desde a antiguidade existem muitos modelos de mercados, alguns sofreram mudanças, outros estão em constante evolução. Entre os anos 1930 e 1980 o Brasil passou por profundas transformações em sua economia e sociedade. Em essência, tais mudanças estruturais foram decorrentes da passagem de uma economia agroexportadora e de uma sociedade rural para uma economia industrial, moderna e urbanizada. O grande instrumento que possibilitaria equacionar o problema do atraso econômico e, pensava-se, também, o atraso social, seria a industrialização. PAIVA (2008, p. 413).

Portanto o mercado de atuação da indústria de alimentos Sabor Fit Ltda. se caracteriza pela concorrência monopolística por apresentar aspectos relevantes e condizentes de acordo com o estudo de Vasconcelos (2014), destrinchado e justificado pelo quadro a Seguir:


Quadro 2: Características do mercado de atuação da Sabor Fit.

Características do mercado de atuação da Sabor Fit

Tipo

Concorrência monopolística

Números de empresas

Grande - No Estado de Pernambuco estima-se que existem mais de 100 indústrias de alimentos registradas de acordo com pesquisa realizada pelo IBGE.

Quanto ao produto

Diferenciado - Apesar de existirem muitos produtos existe a diferenciação no caso da Sabor Fit com valor agregado que divulga uma valorização da comida saudável sem glúten e gorduras .

Quanto ao controle das empresas sobre o preço

Pouca margem de manobra devido a existência de substitutos próximos. Para a Sabor Fit existe uma pesquisa que será realizada de 6 em 6 meses para verificar  os preços de seus concorrentes .

Quanto à concorrência extra preço

Intensa - Pois existem muitas ofertas de produtos diferenciados na embalagem, sabor, composição da matéria prima e serviços complementares. No caso da Sabor Fit além da criatividade nas embalagens existem os serviços de acompanhamento        nutricional        e consultoria aos clientes, aplicativo e serviços de delivery.

Quanto as condições de ingresso na indústria

Não há barreiras - Qualquer empreendedor que tenha uma visão do negócio e conhecimento de sua oferta e demanda pode fundar uma indústria de pequeno porte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (505.6 Kb)   docx (203.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com