TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Grandes Empresas

Por:   •  9/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.658 Palavras (7 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem a finalidade de abordar sobre Grandes Empresas, analisar a influência das grandes empresas na introdução de práticas de gestão da produção e técnicas para controle da qualidade, sendo mais adotadas por imposição dos clientes, outras práticas, como as de manufatura e a polivalência da mão-de-obra são normalmente adotadas por iniciativa das próprias empresas fornecedoras, ao tomarem os próprios clientes como referência e por influência de outras organizações, tais como: Consultorias, associações empresariais, instituições de qualificação e treinamento e de financiamento. Sendo assim, para melhor entendimento das Grandes Empresas, achou-se conveniente desenvolver este tema.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O estudo do desempenho empresarial de pequenas e grandes empresas tem sido tema de pesquisas devido ao interesse em se entender as razões do sucesso das empresas, sendo estudantes, consultores e executivos, com perspectivas profissionais muitas vezes divergentes, sempre estão à procura das melhores práticas administrativas, por sua vez, há um consenso acadêmico de que o tema é multidimensional, multifacetado, dinâmico e complexo. De facto, pode-se ressaltar que a história empresarial recente é repleta de exemplos de empresas de grandes empresas que se tornaram perdedoras ao longo do tempo, sendo o inverso igualmente observado, considera-se que esse tema diz respeito às estratégias competitivas das grandes empresas, cuja origem milenar está inicialmente associada às questões militares.

Estratégias competitivas são meios, cursos de ações, iniciativas utilizadas pelas empresas para alcançar objetivos, condicionadas aos recursos competitivos possuídos a às condições do ambiente de negócio, as empresas selecionam e implementam estratégias competitivas visando a alcançar o sucesso nos negócios, o interesse pelo desempenho das empresas parece ser decorrente de sua influência na riqueza das nações. Discussões acadêmicas emergem sobre o seu significado, como pode ser mensurado e como ele pode auxiliar na administração das empresa, a formação acadêmica do pesquisador e a disponibilidade de dados influenciam na escolha do desempenho das empresas, alguns fatores, freqüentemente denominados de críticos os quais podem variar ao longo do tempo, são todavia vitais para a sua avaliação diversos períodos são associados à medida do desempenho das empresas, notadamente a avaliação anual.

Acadêmicos têm enfrentado dificuldades em conceituar o sucesso empresarial, bem como em obter dados verossímeis, em especial os contábeis e consistentes ao longo do tempo. Na prática, o desempenho das empresas pode ser mensurada em vários níveis, como por exemplo, o estratégico e o operacional, devendo, todavia, serem integrados entre si.


  1. POPULAÇÃO CONSIDERADA

[pic 1]

É composta pelo universo das empresas apontadas como de excelência empresarial em seu sector, no período de 1990 a 1999. Embora haja pequenas diferenças nos critérios adotados de ano para ano, a excelência empresarial resulta da ponderação de critérios associados ao marketing e às finanças, destacando-se:

[pic 2]

  • Crescimento das Vendas – Retrata o dinamismo da empresa no ano analisado: se ela aumentou ou diminuiu sua participação no mercado e sua capacidade de gerar novos empregos.

  • Rentabilidade do Patrimônio – Mede a eficiência da empresa, o controle de custos e o aproveitamento das oportunidades que surgem no mundo dos negócios, sendo um dos principais componentes da autogeração de valor para os acionistas.

  • Liquidez Corrente – Revela se a empresa tem boa situação financeira, ou seja, se está operando com segurança no curto prazo ou dentro do seu ciclo operacional.
  • Riqueza Criada por Empregado – Mede quanto a empresa produz de riqueza em relação ao número de empregados.

Os valores utilizados são padronizados, para não prejudicar ou beneficiar empresas que fechem suas demonstrações em datas anteriores ou posteriores à maioria.

Estratégias de Marketing

Atendimento ao cliente procura conhecer as necessidades dos clientes, de modo a atendê-los de forma eficiente, acatando e implementando as sugestões e críticas fornecidas pelos consumidores. Exemplo: Promover formulações que adequassem seus produtos ao poder aquisitivo do consumidor.

  1. DIVERSIFICAÇÃO DAS GRANDES EMPRESAS

Uma grande empresa deve promover o seu crescimento, iniciando ou adquirindo negócios diferentes dos produtos e mercados actuais. Exemplo: A produção incrementada com as linhas para impressoras; Política de diversificação montada com base na compra de empresas; Infraestruturas de telecomunicações, candidatando-se para instalações dos cabos de fibra óptica.

Foco no Negócio  

Concentrar os esforços da empresa em atender bem a alguns poucos segmentos, em vez de perseguir todo o mercado. Exemplo: Concentração na fabricação de produtos mais rentáveis ou prioritários.

Identificação e Expansão para Novos Mercados

Identificação de novas oportunidades de negócio em mercados não explorados anteriormente. Exemplo: Explorar os serviços de transmissão de dados e passar a disponibilizá-los para empresas que necessitam de redes capazes de integrar voz, dados e imagens.

Parcerias

Sistema de compartilhamento de informações e projectos. Exemplo: Para acompanhar a velocidade das mudanças técnicas do mercado, possuir um forte vínculo com o fornecedor de tecnologia, criar parcerias com as novas operadoras.

Preços Competitivos  

Oferecer aos clientes preços mais baixos e facilidades de pagamento com o objetivo de aumentar as vendas. Exemplo: A concessão de facilidade de pagamento aos clientes, o segredo mesmo é ser mais competitivo e utilizar ferramentas mais poderosas. [pic 3][pic 4]

Qualidade no Produto

Uma grande empresa deve ter a capacidade do produto de desempenhar suas funções, incluindo sua durabilidade, confiabilidade, precisão, facilidade de operação e de consertos e outros atributos valiosos. Exemplo: Melhoria na qualidade dos serviços; colocar em operação a sua rede digital, conquistar novos assinantes; tarifas 20% mais altas que as das concorrentes maiores e consegue crescer mais do que as outras e cativar os seus clientes.

Vendas

As grandes empresas visam em aperfeiçoar os processos de vendas da organização. Exemplo: Aumentar a participação de vendas das suas mercadorias, vender rapidamente os produtos, terem um rígido controle da informação relativo às vendas, vender de produtos de marca própria fabricados por indústrias de grande porte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (211.2 Kb)   docx (77.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com