TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Introdução a Economia

Por:   •  22/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

Introdução a Economia

Davi Fernando Spirito de andrade

Gustavo Bizzi

Resumo sobre “Brasil Rico”: Explicando os conceitos econômicos para um país rico.

Ribeirão Preto

2021


Davi Fernando Spirito de Andrade

Gustavo bizzi

Resumo sobre “Brasil Rico”: Explicando os conceitos econômicos para um país rico.

Trabalho entregue para obtenção de parte da nota da Disciplina de Introdução a Economia do curso de Engenharia de Produção.

Docente: Prof. Marcelo Buffa da Fonseca.

Ribeirão Preto

2021


Resumo sobre o filme “Brasil Rico”

        

        

        Brasil rico fala sobre os projetos na economia que fazem com que os países se desenvolvam, olhando os avanços de diversos países podemos identificar pontos em comuns que são base para tal evolução. Deste modo podemos entender estes conceitos para modelarmos no nosso país, pois sabemos que não existe uma formula magica que fara a gente chegar ao desenvolvimento, mas existe caminhamos de longo prazo já conhecidos que poderão ajudar na nossa caminhada. Todos nós sonhamos com um país desenvolvido, porém poucos de nós entendemos realmente oque é um país desenvolvido. O documento mostra alguns fatos que faz a gente entender e desmitificar essa evolução no âmbito econômico que de certa forma está intricadamente interligado com o social, pois o país é sua população, e um país rico é uma população rica.

        O filme começa falando sobre a prosperidade ao longo do tempo que começa com o grande império romano que sua fonte de riqueza era a escravidão dos povos vencidos, mil anos após o império romano quem comandava o mundo era a china e índia com suas especiarias que tinham aproximadamente metade da economia mundial. No século XVI o comercio migra do mediterrâneo para o atlântico, com isso a Espanha se torna o pais mais rico do mundo. Com isso o mercantilismo nasce medindo a riqueza de um país por seu estoque de metais preciosos. No século XVIII Adam Smith publica sua obra chamada “Riqueza das nações” que até hoje é basicamente a ideia de riqueza que temos. No final do mesmo século temos um marco histórico que é a primeira revolução industrial, onde temos a Inglaterra como protagonista graças ao carvão mineral e sua ideologia econômica e governamental que apoiava a iniciativa privada, desenvolvimento e a força das ideias. A partir desse momento começamos a entender que as instituições fortes fazem um país forte e trás bem estar social.

        Depois das duas guerras mundiais foram definidas pela ONU como seria definida a riqueza dos países e assim foi criado o PIB (produto interno bruto) que é a medida de tudo que se produz e pode ser comprado e vendido. O Brasil chegou a ser a sexta maior economia mundial no ranking pelo PIB, porém hoje em dia não podemos analisar se um país é rico por este índice, pois ele mede na verdade o crescimento econômico que é apenas uma das partes da equação que contem também outras partes. Após isso economistas do mundo começaram a entender como poderia ser medido e chegou à conclusão que um país rico é aquela que não tem pobreza, que tem uma população em desenvolvimento educacional e social, que tem uma moeda forte e que tem o crescimento de todas essas medidas constates. Com isso podemos ver nesta equação outros índices como IDH (Índice de desenvolvimento humano) que considera a renda per capita, a expectativa de vida e qualidade da educação, isso no mostra que um país rico na verdade é um pais onde sua população tem os direitos básicos como saneamento, educação, saúde e segurança, que tem uma renda mínima que garanta a compra de produtos privados, que tenha uma economia forte e uma grande capacidade de oportunidade e qualificações. Com isso foi também criado o FIB (felicidade interna bruta) que avalia renda per capita, expectativa de vida, educação, assistência social, liberdade de escolha, generosidade e confiança. Que foi uma pesquisa cientifica promovido pelo país Butão com grandes mentes da nossa sociedade, com isso a ONU adotou também este índice.

        Então podemos pensar que um país prospero é na verdade um pais com bem estar social, cientificamente rico e educacionalmente rico, com oportunidade para todos e para que isso seja uma realidade temos que começar com os princípios mais básicos garantidos e uma boa educação desde os primeiros anos de ensino. O população sempre será a maior riqueza de um país.

SUMÁRIO

1 ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE        3

1.1 CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS        3

1.1.1 Citação Direta        3

1.1.2 Citação Indireta        3

REFERÊNCIAS        4

1 ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE

O arquivo deve ser salvo em formato .doc (ou .docx) constando o número da atividade e o nome do aluno que irá realizar o envio da atividade no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Ex: atividade1_aluno

1.1 CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS

Citação é a menção no texto de informações extraídas de uma fonte documental que tem o propósito de esclarecer ou fundamentar as ideias do autor. A fonte de onde foi extraída a informação deve ser citada obrigatoriamente, respeitando-se os direitos autorais, conforme ABNT NBR 10520 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002).

Todos as citações do texto devem constar na lista de referências ao final do trabalho.

1.1.1 Citação Direta

Citação direta é a transcrição textual fiel de parte de um conteúdo de uma obra é obrigatória a indicação da página. Quando tiver até três linhas deve estar inserida no corpo do texto e figurar entre aspas duplas. Já as citações diretas com mais de três linhas, 

[...] deve ser deslocada do texto e aparecer com recuo de 4 cm da margem esquerda da página. A fonte nesta citação deslocada do corpo do texto deve ser menor do que a utilizada no texto (recomenda-se tamanho 10). O espaçamento entre linhas deve ser simples. Neste caso, além de se citar o autor utilizado (se no início do parágrafo em minúsculo e se no final em maiúsculo) e o ano da publicação, deve-se citar a página. (SOBRENOME, ano, p. X).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com