TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação do Processo de Reestruturação Industrial Brasileiro

Por:   •  25/11/2019  •  Resenha  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 5

Avaliação do Processo de Reestruturação Industrial Brasileiro

José Roberto Mendonça de Barros

Lídia Goldenstein

Publicado pela primeira vez em agosto de 1996, depois adicionado notas em junho 1997.

Resumo/Fichamento: O Brasil passava na época por quatro diferentes processos- globalização, abertura da economia, estabilização e privatização, estes interagem entre si e provocam uma verdadeira revolução no funcionamento da economia brasileira. O tripé composto pela empresa estatal, pela empresa estrangeira e pela empresa nacional familiar, que teve seu início nos anos 30 e consolidou-se no anos 70 com o II PND, estavam com os dias contados.

A globalização representava uma tendência internacional, no texto ela era entendida como a revolução tecnológica, a mesma impõe de certa forma a abertura comercial. A privatização representa uma retirada do papel da perna do tripé que era a empresa estatal, Já com relação a estabilização as empresas com a abertura econômica estão tendo que se preocupar com assuntos que até então não eram obrigados a pensar por conta da reserva de mercado que possuíam, essas assuntos eram a redução de custos, aumentos de produtividade e introdução de novas tecnologias. O fechamento da economia eliminava a concorrência. Desobrigando as indústrias de novos investimentos e fortalecendo o processo inflacionário uma vez que quaisquer custos podiam ser automaticamente repassados para preços.

A novidade nesse processo é o impacto redistributivo provocado pela abertura e a consequente ampliação do mercado que dele decorre. A abertura provoca uma brutal transferência de renda para o consumidor correspondente as tarifas que deixam de ser pagas ao governo, a quase renda (sobre-preço) que os empresários obtinham com a reserva de mercado...

A estabilização, contribuiu significativamente para a ampliação do mercado, não só por conta do incremento das faixas mais baixas que perdiam muito com o processo inflacionário, mas também porque após anos o sistema financeiro passou a ter credito, uma das suas atividades básicas que garantiu as condições básicas para que segmentos importantes da população entrassem no mercado consumidor.  Assim, a abertura da economia associada a estabilidade resultou em uma guinada radical na direção que as decisões de investimento vinham tomando.

A tradicional empresa familiar perdeu espaço na economia brasileira, o que siginifa dizer que as empresas eleitas pelo II PND juntamente com as estatais e as estrangeiras estão perdendo o espaço que foi reservado a elas, pois estes dependiam de volumosos subsídios públicos e da manutenção da economia fechada. As economias tradicionais que se adequaram a uma economia aberta e estabilizada sobreviverão.

Avaliação do processo de reestruturação industrial:

Setor automobilístico

Montadoras- De um lado a ampliação do mercado brasileiro, somado ao do Mercosul, e de outro, a saturação do mercado nos países desenvolvidos, fazem com que os investimentos no Brasil tornem-se bastante atrativos. Sem proteção as empresas instaladas eram obrigadas a se modernizar ou perderiam fatias de mercado.

Autopeças-

Eletroeletrônica de consumo

O setor que mais ilustra o papel da abertura e da estabilização na ampliação do mercado e modernização das empresas. A abertura de importações possibilitou expressiva redução no custo de produção e preço, que em alguns casos tem levado a explosão do consumo.

Imagem e som- As principais industrias deste setor estavam com grandes projetos de investimento sendo avaliados pelo BNDES.

Linha branca-Setor que também vem sendo beneficiado pela escala de produção resultante do aumento do mercado após a estabilização.

Setor Têxtil

Fiação-

Tecelagem-

Confecção-

Calçados-

Alimentos

Esse setor se beneficiou enormemente da estabilização. O ganho das classes mais baixas com o fim da inflação foi transferido em grande parte para este setor. A péssima distribuição de renda no Brasil faz com que qualquer adicional de renda das populações mais carentes, cuja demande reprimida é enorme, seja imediatamente transformado em aumento de consumo.

Farmacêuticos

Papel e celulose

Siderúgico

Primeiro setor a ser privatizado, permitiu a reestruturação e modernização das suas empresas. Processo de concentração também é característico desse setor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com