TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanced

Por:   •  20/4/2015  •  Artigo  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE AMERICANA - IESA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

BALANCED SCORECARD

        

AMERICANA-SP

2015

BALANCED SCORECARD

Ferramenta de controle do desempenho organizacional

AMERICANA-SP

2015

O BSC, é uma ferramenta de controle do desempenho organizacional e abrange várias dimensões.

Visa equilibrar não somente o desempenho financeiro, mais também, parâmetros focados nos fatores críticos de sucesso de uma empresa, como os clientes, os processos internos e a capacidade de inovação e de aprendizado, buscando entender e alinhar as estratégias e atividades operacionais fazendo com que seus objetivos sejam alcançados.

Segundo Kaplan e Norton (2000), o desenvolvimento do Balanced Scorecard dá à organização uma clara visão do futuro e do caminho para se chegar até lá. Com este conhecimento nasce uma vontade muito forte de vencer, seguido de muito entusiasmo por parte da equipe. Ainda, sob a visão de Kaplan e Norton (2000, p.17/18), o Balanced Scorecard é responsável pela diferença nos resultados de organizações que estão fazendo uso desta ferramenta para gerenciar sua estratégia. As organizações superam as chances tradicionalmente contrárias ao sucesso na execução da estratégia.

O Balanced Scorecard foi criado para uso em empresas cujas atividades geram valores financeiros. Entretanto, apenas uma das fases do Balanced Scorecard é voltada para finanças, as demais estão voltadas para as pessoas (clientes, acionistas, funcionários, colaboradores). Então, todas elas têm processos a serem seguidos, têm pessoas envolvidas nesses processos, há informações sendo usadas e outras sendo geradas, e há a cultura das instituições, das pessoas envolvidas e dos seus clientes potenciais (os beneficiários). Assim, de acordo com as suas características, o Balanced Scorecard pode ser usado em qualquer tipo de organização, seja ela do setor privado, público ou sem fins lucrativos.

Essas medidas abrangem quatro dimensões do negocio:

  • Perspectiva financeira: avalia os impactos existentes em relação às atividades relacionadas ao desempenho financeiro de lucratividade, rentabilidade e liquidez.
  • Perspectiva dos clientes:avalia como os clientes percebem a organização utilizando indicadores como sua satisfação, a participação do mercado e qual a imagem da organização.
  • Perspectiva dos processosinternos: avalia a eficiência dos processos realizados pela organização, sua produtividade e a qualidade dos produtos fabricados.
  • Perspectiva de aprendizadoe conhecimento: busca avaliar como os recursos do capital humano estão sendo utilizados, se a organização consegue crescer de forma sustentável e promove satisfação a seus funcionários.

Resultados da Aplicação (casos de sucesso).

Atualmente, o BSC é uma das ferramentas mais utilizadas para controlar o desempenho organizacional. A Siemens Brasil é um exemplo que utiliza dessa ferramenta.

Ela avaliou que poderia correr algum risco caso a implantação da sua estratégia de redução de custos e aumento da sua competitividade não fosse feita de uma forma balanceada e que contemplasse outras perspectivas, principalmente a perspectiva do cliente. Para equacionar esse problema, a empresa optou pela utilização do modelo de gestão baseado em balanced scorecard, pois o mesmo tem a virtude de permitir um monitoramento amplo das várias perspectivas que norteiam a empresa. Outro ponto que mereceu atenção especial foi a de como esse modelo de gestão seria implantado numa grande corporação, com um portfólio de negócios muito diversificado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com