TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPTAÇÃO DE RECURSOS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  1/4/2020  •  Monografia  •  6.191 Palavras (25 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FLAVIO ERICK SOARES BATISTA

CAPTAÇÃO DE  RECURSOS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Belém-PA

2018[pic 3][pic 4]

 FLAVIO ERICK SOARES BATISTA[pic 5][pic 6][pic 7]

CAPTAÇÃO DE  RECURSOS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Universidade Estácio de Sá, como requisito parcial para obtenção do grau Bacharelado em Ciências Contábeis, orientado pelo prof. Drº. Ubiratan Assunção.

Belém-PA

2018


FLAVIO ERICK SOARES BATISTA[pic 8][pic 9]

CAPTAÇÃO DE  RECURSOS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Universidade Estácio de Sá, como requisito parcial para obtenção do grau Bacharelado em Ciências Contábeis, orientado pelo prof. Drº. Ubiratan Assunção.

Banca Examinadora

___________________________________________________

Prof. Drº. Ubiratan Assunção.

Orientador

(Universidade Estácio de Sá)

___________________________________________________

(Membro da branca)

___________________________________________________

(Membro da branca)

Apresentado em: ____ / ____ / ____                              Conceito: ____________________

                                                               RESUMO

O presente estudo tem como objetivo geral estudar as captações de recursos de micro e pequenas empresas por meio de linhas de crédito, através de referências bibliográficas, artigos, monografias, entre outros, voltadas para o assunto e por intermédio do estudo de caso referente a avaliação da política de microcrédito da Caixa Econômica Federal em Salvador. O tema escolhido foi baseado na necessidade de micro e pequenas empresas obterem créditos junto a instituições financeiras, tendo em vista a dificuldade apresentada por estas. De modo que a gestão de capital dentro destas empresas é o ponto chave para o sucesso destas. Portanto, concluiu-se que este estudo está voltado para o auxílio do entendimento de analises de créditos para micro e pequenas empresas, visando diminuir as dificuldades de obtenção de créditos para estas empresas, de modo que ao longo do trabalho fica evidente a importância de obter créditos para esta empresa permanecer competitiva frente ao mercado.

PALAVRAS-CHAVES: Análise de crédito. Microempresa. Pequena empresa.


                                                        ABSTRACT

The present study has as general objective to study the funding of micro and small enterprise resources through credit lines, through bibliographical references, articles, monographs, among others, focused on the subject and through the case study on evaluation of the microcredit policy of the Caixa Econômica Federal in Salvador. The theme chosen was based on the need for micro and small companies to obtain credit from financial institutions, given the difficulty presented by them. So capital management within these companies is the key to their success. Therefore, it was concluded that this study is aimed at aiding the understanding of credit analyzes for micro and small enterprises, aiming at reducing the difficulties of obtaining credits for these companies, so that throughout the work it becomes evident the importance of obtaining credits for this company remain competitive in front of the market.

KEYWORDS: Credit analysis. Micro enterprise. Small business.

 

 

        

 

  1. INTRODUÇÃO

O ato de empreender manifestou-se em maiores proporções há, aproximadamente, três décadas e ocasiona um vasto empenho nos pesquisadores de diferentes áreas de forma progressiva. Tendo em vista que na década de 1980, demarcou-se pelo avanço das mudanças tecnológicas e culturais que dispararam a importância do empreendedorismo na sociedade (BONACIM; CUNHA; CORRÊA, 2009).

As micros e pequenas empresas expõem uma expressiva representatividade na economia brasileira. Atualmente este tipo de empresa destaca-se como um dos principais vetores na geração de ocupação e renda, bem como no desenvolvimento econômico e social da nação, representando grande parte das empresas formais, privadas e não agrícolas do país.

As empresas de pequeno porte possuem grande expressão, porém estas empresas têm passado por inúmeros empecilhos na obtenção de recursos financeiros, tanto das instituições financeiras públicas quanto das privadas. Nos quais estas razões podem cooperar para o encerramento dessas empresas, essencialmente pela a escassez de capital de giro, impasses financeiros, carga tributária elevada, recessão econômica, falta de cliente e concorrência

O desenvolvimento das micro e pequenas empresas é explicada pela importância crescente no país, pois é inquestionável o relevante papel socioeconômico desempenhado por estas empresas.  Essa evolução também é caracterizada pela geração de trabalho e pelo resistente vigor no mercado de trabalho.

A utilidade de impulsionar o desdobramento e a revisão das ações das micro e pequenas empresas deve ser exposto. É primordial a relevância que o administrador das micro e pequenas empresas empregue atenção especial ao gerenciamento financeiro de sua empresa, promovendo destaque à administração do capital de giro, para que a ausência desse mecanismo não venha a ser um agente categórico para o seu fechamento.

Reconhecendo que a ausência de capital é marcada pelos próprios gestores como a mais notável causa para o encerramento das atividades nas micro e pequenas empresas e que a conveniente administração desse recurso é um exercício primordial para impedir a sua escassez, o presente estudo tem como objetivo principal demonstrar a captação de recursos de micro e pequenas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42 Kb)   pdf (325.2 Kb)   docx (154.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com