TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CELSO FURTADO E SEU PENSAMENTO

Por:   •  29/4/2017  •  Ensaio  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – UFS

CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA (DHI)

DOCENTE: EDNA MARIA MATOS ANTONIO

DISCIPLINA: HISTÓRIA DO NORDESTE

DISCENTE: JOSÉ ROBERTO SANTANA SANTOS

DATA: 11/04/2017

CELSO FURTADO E SEU PENSAMENTO

Introdução

Celso Monteiro Furtado, brasileiro, nordestino, nascido em 1920 na cidade de Pombal, estado da Paraíba, foi um economista, intelectual, e “homem público” altamente reconhecido e respeitado nacional e internacionalmente. Destacou-se muito pelas suas ideias em relação às problemáticas de desenvolvimento e subdesenvolvimento, quando nos anos cinquenta integrou a Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), no Chile. Porém, a sua maior ascendência, foi em função do afinco com que tratava e pensava a superação das desigualdades regionais brasileiras, com especial preocupação em formular planos para o desenvolvimento da região nordeste. Dessa maneira, este trabalho tem como propósito justamente averiguar, de uma forma geral, as contribuições de Furtado na busca de saídas para o avanço social e econômico do nordeste, tanto do ponto de vista teórico, quanto do ponto de vista prático, quando criou e liderou a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) no governo de Juscelino Kubitschek.

O pesamento e trajetória de Furtado

Uma questão crucial do pensamento de Furtado, é a relevância dada ao aspecto social na análise econômica, pois afirmava que o que caracteriza o desenvolvimento é o projeto social subjacente, ou seja, para o mesmo, não se poderia considerar desenvolvimento um processo econômico que não integrasse a população, que fosse indiferente aos problemas sociais e à melhoria de vida das pessoas. Advogava para o caso do nordeste, a saída por meio da industrialização, por compreendê-la como o motor propulsor do desenvolvimento. Concomitantemente, fazia também, grande apologia à realização da reforma agrária e modernização da agricultura, para promover a geração de empregos e a melhoria das condições de produção. É de suma importância ressaltar que, Furtado era um crítico do processo de globalização e da hegemonia mundial do capital financeiro. O seu projeto era de uma economia interna, com o estado assumindo o seu papel de agente regulador e estimulador, através de financiamentos e incentivos fiscais, alimentando um processo de superação das misérias sociais, e não uma industrialização voltada à acumulação do capital, à produção de excedentes e à competitividade externa, enquanto milhares pessoas não tinha, se quer, o que comer.

Na década de 1950, já após ter retornado de sua estadia no Chile, Furtado presidiu o grupo misto CEPAL-BNDE, onde foi elaborado um estudo da economia brasileira que depois serviu como base para o plano de metas do governo JK. Por volta do ano 1959, o governo foi muito criticado por centrar-se na construção da nova capital federal Brasília – empreendimento altamente dispendioso para as finanças públicas – apesar da necessidade de solucionar gravíssimos problemas sociais em outras regiões do país. Com o temor de que ocorresse uma grande decepção popular, por ser um governo que gerou grandes expectativas na sociedade, e também preocupado com a sua reeleição, Kubitschek convoca uma extraordinária reunião com vários pensadores brasileiros, dentre esses, Celso Furtado. Neste encontro, após apresentação detalhada, Furtado convence o presidente da ineficácia das políticas vigentes para a região nordeste, principalmente no que se refere às ações promovidas pelo Departamento Nacional de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com