TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LONGO AMANHECER-CINEBIOGRAFIA DE CELSO FURTADO

Por:   •  29/5/2016  •  Resenha  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  1.205 Visualizações

Página 1 de 3

O Longo Amanhecer- Cinebiografia de Celso Furtado

Celso Furtado, demiurgo moderno brasileiro, nasceu no dia 26 de julho de 1920 em Pombal, no sertão paraibano. É um dos maiores pensadores da história do Brasil, tornou-se famoso por ter o pensamento reformista, ele acreditava que, a partir de reformas de estruturas políticas e econômicas responsáveis, o país cresceria.

O documentário “O Longo Amanhecer - Cinebiografia de Celso Furtado”, reúne depoimentos inéditos de economistas com imagens de arquivos da história do Brasil nas últimas décadas, ele conta em um de seus depoimentos que descobriu muito cedo a vocação para letras, que no inicio pensava em ser escritor de ficção, ou de textos para o teatro, mas logo chegou a conclusão de que isso não era sua melhor decisão, descobriu que seu forte na verdade era escrever ensaios, capitar o essencial da realidade através da análise, seu desejo era entender o Brasil e ajudar a transformar o mundo real em exercício mental.

Celso Furtado concluiu seu curso de direito em 1944 no Rio de Janeiro, neste mesmo ano foi convocado para servir na FEB, durante a Segunda Guerra Mundial.

Após a guerra, ficou claro que os Estados são fatores importantes na história e que podem dar partida em transformações. Esse pós-guerra serviu como um laboratório de analise para Celso Furtado. Ele combinou a Teoria Keynesiana com a história, a fim de entender a dinâmica das estruturas, e percebeu que a concentração de capital gerava o fenômeno de dominação dos países subdesenvolvidos.

Celso percebeu que o problema do Brasil era estrutural e que, não poderíamos equiparar o consumo do PIB do Brasil com os das potências econômicas da época. Foi um dos pensadores da CEPAL, a qual foi criada em 25 de fevereiro de 1948. Sua ideia era através da CEPAL, tentar superar a dominação centro periférica.

Em 1953, presidiu o CEPAL-BNDES, na qual ele elaborou um estudo sobre a economia brasileira, tentando extrair daí planejamentos futuros. Após isso, Celso foi responsável pela estrategia de atuação da SUDENE, que tinha por objetivo acelerar o desenvolvimento da região. De acordo com Celso, a SUDENE seguia de perto a necessidade de algumas regiões brasileiras, a criação de políticas inteligentes e prioritárias.

Em 1961, o mesmo editou o livro “ Desenvolvimento e Subdesenvolvimento”. Depois em 1962, após se tornar Ministro do planejamento propôs o Plano Trienal com um propósito de combate a alta inflação.

Com o Golpe Militar de 1964, Celso abandonou o desenvolvimento e se exilou na França. Só a partir da Lei Anistia, ele retomou seus laços com o Brasil.

Em 1986 foi nomeado Ministro da Cultura, de 1987 a 1990 integrou a South Commission, de 1993 a 1995 foi membro da Comissão Mundial para a Cultura e o Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura UNESCO, e de 1996 a 1998 participou da Comissão Internacional de Bioética da UNESCO. Durante esse período também foi nomeado pela Acadêmia de Letras em 1997.

Celso Furtado faleceu em fevereiro de 2004. Sua vida foi inteiramente dedicada a estudar o Brasil, ele se questionava sobre quem manda nesse país, o que explica um país tão rico como Brasil possuir tanta miséria, um país com taxas de juros tão altas, sendo que a economia precisa crescer para gerar empregos.

Ele foi de grande importância para história econômica do Brasil, o assunto está muito presente nos cadernos de economia dos últimos tempos. Como citado em seu documentário Celso foi radical em suas ideias, não vendeu a alma ao diabo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com