TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. INOVAÇÃO

Projeto de pesquisa: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. INOVAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.238 Palavras (13 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE ANHANGUERA

Pólo: Valparaíso de Goiás

Curso: Ciências Contábeis

Disciplina: Comportamento Organizacional

Prof. Ma. Cristiane Vinholi de Brito

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Alunos:

Antônio Berivan - RA:

Cristina Seabra - RA: 3811650283

Edinalva Felix – RA:

Janaina Nepomuceno – RA: 4346851034

Talita Mangini – RA:

Valparaíso de Goiás(GO), 21 de abril de 2012.

SUMÁRIO

Introdução .................................................................................................................... 01

Metodologia ................................................................................................................. 02

CAPÍTULO 1 – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL .................................. 03

1.2. Teoria dos Sistemas ............................................................................................. 04

1.3. Parâmetros dos Sistemas ................................................................................... 05

1.4. Sistemas Abertos .............................................................................................. 06

CAPÍTULO 2 – O QUE É INOVAÇÃO ..................................................................... 08

CAPÍTULO 3 – TRABALHO EM EQUIPE ............................................................... 09

CAPÍTULO 4 – A HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO .............................................. 10

Conclusão ..................................................................................................................... 14

Referências Bibliográficas ........................................................................................... 15

INTRODUÇÃO

O estudo do Comportamento Organizacional é de extrema importância no que tange ao ser humano no seu convívio social. Compreender a relação do homem no aspecto pessoal e profissional auxilia na criação das metas organizacionais.

Qualquer instituição onde há um aglomerado de pessoas focadas em um objetivo comum deve levar em consideração o estudo do comportamento, com intuito de explicar alguns comportamentos para a tomada de decisão.

Este trabalho está dividido em quatro capítulos. O primeiro capítulo traz o conceito de Comportamento Organizacional sob a definição de alguns autores. O segundo capítulo fala sobre o conceito de inovação e inovação tecnológica. O terceiro capítulo relata sobre o trabalho em equipe. O quarto capítulo relata sobre a importância da comunicação.

METODOLOGIA

A fase preparatória deste trabalho consistiu num levantamento de material bibliográfico de autores que tratam do assunto sobre comportamento organizacional sob alguns ângulos, e análise de situações hipotéticas que foram apresentadas através de figuras e textos retirados da internet.

1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Segundo Karla Sampaio, o Comportamento Organizacional (CO) identifica algumas características importantes na formação do administrador, através da realização de estudos direcionados a pessoas e grupos, utilizando técnicas e/ou conceitos da psicologia, sociologia para embasar suas pesquisas, tendo o cognitivo como fator preponderante para identificar quatro tipos de comportamento: produtividade, absenteísmo, rotatividade e cidadania organizacional, todos ligados a eficiência, eficácia e satisfação no trabalho.

Conforme Karla Sampaio o estudo do comportamento organizacional é analisado sob algumas variáveis, tais como: a estrutura, o clima, a cultura organizacional, o ambiente de trabalho, o planejamento e as habilidades interpessoais.

Para Karla Sampaio o objetivo de identificar as oportunidades e superar os desafios, o comportamento organizacional, busca aumentar a produtividade, respeitar as diversidades dentro da empresa, abrir espaço para a globalização, estimular a inovação e abertura de novas ideias. Realiza um trabalho para que as pessoas estejam mais sujeitas a novas mudanças, ajuda os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, diminuindo assim, os conflitos que possam atrapalhar o crescimento da organização.

Segundo Idalberto Chiavenato, Comportamento Organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.

Para Andrew J. Dubrin, Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento.

Segundo Eduardo Soto(2005), o comportamento organizacional refere-se aos atos e a atitudes das pessoas nas organizações. O campo do comportamento organizacional estuda esses atos e atitudes, e compreende uma série de teorias e modelos independentes para estudar o comportamento organizacional os administradores reúnem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com