TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO ORGANIZACIONAL

Tese: CONTEXTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Tese  •  1.733 Palavras (7 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 7

RELATÓRIO 1 – CONTEXTO ORGANIZACIONAL

Para entender uma empresa é necessário conhecer o contexto em que ela esta inserida. Uma empresa não tem condições de existir isolada, depende de fatores externos para funcionar. O ambiente consiste em tudo que está fora da empresa, em poucas palavras o ambiente é a sociedade em geral (grupos sociais, organizações, etc.). É do ambiente que as empresas tiram os recursos e conhecimentos necessários e no ambiente são colocados os resultados.

O ambiente de uma empresa é muito complexo, para facilitar sua compreensão é necessário dividi-lo em duas partes: o ambiente geral (comum a todas as empresas) e o ambiente de tarefa (ambiente especifico de cada empresa)

O ambiente geral é divido nas seguintes variáveis:

Tecnológicas: a tecnologia envolve todo conhecimento de como fazer as coisas (invenções, conhecimentos, técnicas, etc.) para alcançar objetivos humanos, além de ser um componente do ambiente externo faz parte também do seu ambiente interno.

Politicas: decorrentes dos critérios e decisões tomadas pelo governo federal, estadual, municipal e estrangeiro, quando esses exercem fortes influencias nas empresas.

Econômicas: as variáveis econômicas têm forte influencia nas empresas, ditando o volume de operações, nível de preços, facilitando ou dificultando a obtenção de recursos básicos.

Legais: trata de leis e normas que regulam, controlam, incentivam ou restringem o comportamento empresarial em Geral. Normalmente mais no sentido de dizer oque as empresas não podem fazer do que oque elas podem fazer

Sociais: as empresas estão sujeitas a pressão social e influencia cultural do meio em que estão inseridas, tendo que adaptar-se da melhor forma possível. Quando ocorrem mudanças sociais há um forte impacto na empresa.

Demográficas: referem-se as características da população, seu crescimento, raça, religião, distribuição geográfica, por sexo, idade, etc. O crescimento populacional e mudanças na estrutura das populações devem ser estudadas pelas empresas, por exemplo, para prever seu mercado potencial futuro.

Ecológica: referem-se a condições físicas e geográficas, tais como tipo de terreno, clima, vegetação, etc. e sua utilização pelo homem. Nos tempos atuais deve se levar muito a sério essa variável, visto que há uma preocupação muito grande com o meio ambiente.

O ambiente de tarefa refere-se ao meio mais próximo da empresa, constituído por elementos que interagem diretamente, tais como outras empresas, instituições, grupos e indivíduos. É ele quem fornece as entradas de recursos ou informações, colocação e distribuição de suas saídas ou resultados, está dividido principalmente em quatro setores:

Consumidores/usuários: quem absorve as saídas ou resultados das empresas.

Fornecedores de recursos: fornecem capitais e dinheiro, materiais (suprimentos), mão de obra, equipamentos, serviços e espaço de trabalho.

Concorrentes: abrange a concorrência tanto por mercado (clientes) como por Recursos (fornecedores).

Órgãos regulamentadores: são instituições, que de alguma forma impõe controles, limitações ou restrições as atividades da empresa. Fazem parte desse grupo o governo, sindicatos, associações entre empresas, associações de classe entre outros.

Para simplificar a complexidade de um ambiente de tarefa, ele deve ser caracterizado por meio de um único aspecto. Os mais importantes são, seu grau de diversidade, homogêneo, quando seus quatro principais setores apresentam as mesmas características, ou seja, são homogêneos entre si, e heterogêneo, quando os mesmos são muito diferenciados. Quanto maior a heterogeneidade maior a complexidade do ambiente e o grau de estabilidade e instabilidade do ambiente, apresentando estabilidade quando não há mudança no comportamento de seus setores, e mutável quando esses setores apresentam instabilidade. O ambiente de tarefas estável, conservador, previsível e rotineiro, já o mutável é instável, dinâmico, imprevisível e turbulento.

Valem citar também as duas formas de indústria sendo elas:

Mecanistica: sistemas rígidos e definidos, as tarefas são feitas por especialistas, cada um executa sua tarefa como se fosse distinta das globais da empresa. A interação dentro da organização é sempre vertical, são os superiores que emitem as decisões e instruções relacionadas a operações e controles de trabalho. Todo conhecimento relativo a situação da empresa e suas tarefas é somente de posse da diretoria.

Orgânica: são flexíveis e adaptadas as condições ambientais instáveis. Os colaboradores realizam suas tarefas especiais seguindo os conhecimentos que possuem das tarefas da empresa em geral. Os trabalhos perdem sua definição formal em termos de métodos e responsabilidades. A interação já não é somente vertical, mas também horizontal.

Segue abaixo o estudo dos ambientes na prática:

A Studio Decor móveis planejados, é uma empresa de pequeno porte sediada em Piedade - SP, que como o próprio nome sugere atua no ramo moveleiro e tem como opções de produtos móveis, persianas, piso laminado, papel de parede e como complemento, vidros e espelhos. É uma empresa ainda jovem, está as vésperas de completar três anos. Tem como colaboradores seus dois sócios fundadores, uma vendedora/projetista e três montadores.

Abaixo organograma:

Como visto no organograma acima, trata-se de sistema hierárquico simples, onde temos um diretor, que trata de assuntos financeiros, recursos humanos além de supervisionar o setor de vendas. Logo abaixo temos uma vendedora/projetista, que é quem tem o contato mais próximo com o cliente, responsável pela medição in loco, elaboração dos projetos, apresentação do produtos/projetos, vendas e consequentemente o pós venda. Em sequência temos o gerente de produção, que após buscar as informações necessárias com a projetista/vendedora, da sequência na produção, começando por fazer a inserção dos dados da venda no cronograma de entrega (logística), feito isso entra em contato com o fornecedor para efetuar a compra, o próximo passo é encaminhar para a produção responsável pela fabricação, montagem e instalação os dados necessários para a conclusão do processo produtivo.

Por ser um comércio com uma variedade de produtos, o que indica que também tem diferentes fornecedores, a Studio Decor poderia se enquadrar em um ambiente heterogêneo, observando que o comportamento de seus clientes, fornecedores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com