TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTUALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL

Tese: CONTEXTUALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Tese  •  2.112 Palavras (9 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O conceito atual, definido pela Organização Mundial de Saúde, no informe técnico numero 122, de 19957 diz que : “o hospital é parte integrante de um sistema coordenado de saúde, cuja função é dispensar a comunidade, completa assistência à saúde, tanto curativa quanto preventiva, incluindo serviços extensivos a família em seu domicilio e ainda um centro de formação para os que trabalham no campo da saúde e para as pesquisas biossociais.”

Assim sendo, foi possível constatar durante o estagio supervisionado I, na instituição hospitalar Maternidade Escola Assis Chateaubriand, objeto deste relatório que, a mesma goze de excelente conceito pela qualidade dos serviços prestados a clientela do município de fortaleza, bem como de todo o estado do ceara. A instituição aqui citada, é fonte de referencia para a população em busca da resolutividade, a mesma é um campo fértil para o aprimoramento curricular, pois permite que os profissionais da área de saúde vivenciem no dia a dia todas as situações que afetam a saúde e o bem estar da população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Maternidade Escola Assis Chateaubriand é portadora do titulo Hospital Amigo da Criança e do Premio Galba Araujo, pela excelência e melhoria continua da qualidade nos serviços prestados a comunidade cearense.

PERGUNTAS NORTEADORAS – ESTÁGIO SUPERVISIONADO l

Contextualização Organizacional – Informações sobre a empresa, contexto, motivos, históricos que a levaram a fundação (CULTURA ORGANIZACIONAL)

1. Quem a fundou, quando, onde e por quê?

2. Quais os produtos e/ou serviços eram produzidos em sua empresa?

3. Contexto Econômico de implantação, planos econômicos, financiamentos, endividamentos, contexto da cidade natal.

4. Como a empresa esta hoje? Local, recursos, produtos e serviços.

5. Quais os setores da empresa?

6. Quantos funcionários havia no inicio e quantos têm hoje?

7. Quais os principais símbolos da empresa, tipo: uniformes, logomarcas?

Missão/ Visão/ Valores/Objetivos da Organização/Ética e Responsabilidade Social – Razão de ser da empresa/organização e finalidades sociais e/ou econômicas.

1. Qual a missão da empresa? Qual a sua razão de ser e para quem servir? Qual o diferencial? (verbo no infinitivo)

2. Qual a visão? Qual o plano de futuro? Aonde a empresa pretende chegar?

3. Quais as ações de responsabilidade social da empresa?

4. Há um plano de ações socialmente responsável para todos os seus stakeholders? (Funcionários, Clientes, Fornecedores, Sociedade)

5. Investimentos e retorno das ações de responsabilidade social?

CONTEXTUALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL - RESPOSTAS

1. Foi fundada por iniciativa do jornalista João Calmom, em 28 de maio de 1955,na cidade de Fortaleza, bairro Rodolfo Teófilo, para atender as gestantes pobres e carentes da nossa cidade.

2. Os serviços oferecidos são divididos por especialidades: Obstetricia, Medicina Materno Fetal, Pré-natal de baixo, médio e alto risco, serviço de ultra sonografia nível 2,cardiotocografia, neoplasia trofoblastica gestacional, centro de parto humanizado, uti materna, ginecologia, patologia do trato genital inferior, serviço de mastologia, planejamento familiar, ambulatório infanto puberal e adolescente, ambulatório adulto (dor pélvica, perdas gravídicas, climatério),endocrinologia ginecológica, serviços de ultra sonografia, reprodução humana, cirurgia pélvica reconstrutiva.

Neonatologia : método mãe canguru, banco de leite humano, alojamento conjunto, uti neonatal , berçários de risco intermediário.

Área acadêmica : treinamento, campo de pesquisa e extensão em : ginecologia, obstetrícia, neonatologia, enfermagem obstétrica, serviço social, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, e administração hospitalar.

3. Para construção do prédio foi preciso haver uma campanha dos “ Diários e Rádios Associados “ que mobilizou e sensibilizou a sociedade cearense.

4. A empresa hospitalar conta com recursos do governo federal para continuar oferecendo seus serviços a sociedade cearense e adjacências.

5. Os setores estão divididos em : hemocentro, farmácia, central e satélites(4), departamento de compras, gestão de recursos humanos, posto de enfermagem(ginecologia e obstetrícia), enfermaria mãe canguru, núcleo de vigilância epidemiológica, serviços de nutrição, ouvidoria, serviço social, capela, almoxarifado.

6. Atualmente a instituição conta com 340 funcionários da sameac, 521 da Universidade Federal do Ceara e os terceirizados não soube informar com precisão.

7. Uniformes : somente para áreas restritas (centro de parto normal, centro cirúrgico, sala de recuperação anestésica, emergência, uti (adulto e neonatal), central de esterilização de matérias. A logomarca é a figura de uma mulher gestante.

Razão de ser da empresa e finalidades sociais e/ou econômicas.

1. Missão : promover a formação de recursos humanos em ações de aprendizado, ensino, pesquisa e extensão, buscando a excelência no atendimento global e humanizado a saúde da mulher e do recém-nascido. Sua razão de ser é a formação de pessoas em varias áreas da saúde.

2. Visão : consolidar a maternidade como referencia, buscando a excelência de sua missão.

2.1 visão de futuro : ser a Maternidade Escola Assis Chateaubriand líder em atendimento a mulher e ao recém-nascido, destacando-se pela arte do ensino e da pesquisa, uso da tecnologia por equipe humanizada, comprometida com a melhoria continuada da qualidade total e plena satisfação dos clientes.

3. As ações de responsabilidade sociais são as seguintes : palestras para gestantes nas lojas baby center, palestra “saúde em dia” promovida pela Unimed, participação em feiras interdisciplinar no colégio Christus, orientando as equipes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com