TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chamada profissional do módulo B

Projeto de pesquisa: Chamada profissional do módulo B. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.906 Palavras (16 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 16

Desafio Profissional do Módulo B

Introdução

Este trabalho consiste no desafio profissional do segundo módulo do curso de Gestão de Pessoas da Faculdade Anhanguera, no ano de 2012. Ele relacionasse diretamente com as práticas da empresa Volvo e as disciplinas vistas no referente módulo do curso (Seleção e Dinâmicas de Grupo, Treinamento e Desenvolvimento e Consultoria e Processos em RH).

De acordo com a revista Você S/A-Exame, da Editora Abril, a Volvo pela segunda vez é considerada a melhor empresa para trabalhar. No conceituado “Guia 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar”, o qual possui um processo de classificação extremamente rigoroso (Volvo, 2012).

A montadora sueca com fábrica em Curitiba, no Paraná, levou três prêmios esse ano: Melhor Empresa para Trabalhar, melhor do setor automotivo e da região Sul (Editora Abril S.A, 2012 ).

A companhia mantém um programa de metas individuais elaboradas pelos próprios funcionários. Além de que todos os funcionários recebem participação nos lucros e resultados do país, com expectativa que o piso salarial aumente cada vez mais Editora Abril S.A., 2012).

Pela ótima gestão de pessoas que a empresa realizada, esses prêmios não devem ser considerados como algo inesperado, pois são apenas o reconhecimento do trabalho realizado. Com isso, cada vez mais vem sendo despertado o desejo de muitos profissionais em trabalhar na montadora sueca.

A motivação para realizar este artigo foi a de relatar as práticas realizadas pela Volvo e mostrar como são importantes e valiosas em uma empresa, relacionando essas informações com as disciplinas do curso e como podemos aplicar esses conhecimentos na empresa de TI Create.

A empresa sueca demostra um grande reconhecimento dos recursos humanos, liberdade e valorização do seu trabalho. Os seus funcionários pertencem a um grande grupo que valoriza o trabalho forte com as pessoas (Ricardo Xavier Recursos Humanos, 2012).

Com todo esse reconhecimento que Volvo vem ganhando, o presidente Roger Alm, mantém sua popularidade em alta. O sueco assumiu a presidência da Volvo em 2010, substituindo o também sueco Tommy Svensson, que se aposentou (CRA/SP, 2012).

A seguir será apresentada a metologia utilizada, assim como os as práticas da Volvo dividas pelas disciplinas deste curso, posteriormente a comparação entre as práticas realizadas pela Create e pela Volvo e finalizando com a conclusão e a bibliografia.

1. Metodologia Utilizada

O referente trabalho iniciou-se com a pesquisa sobre o tema, de artigos já publicados na internet sobre o mesmo, através da revista Você S/A e Exame e com o estudo dos materiais da disciplina cursada no curso de Gestão de Pessoas. Para alcançar seus objetivos também foi feito contato com outros alunos do curso, em vista de conseguir materiais para pesquisa e dicas para a realização do referente trabalho.

Optou-se por utilizar uma linha de pesquisa baseada em fontes confiáveis, por exemplo, nenhum conteúdo incluído neste artigo foi retirado ou baseado em websites com opiniões tendenciosas sem fonte de suas informações.

Na comparação entre as práticas da empresa Create e Volvo, utilizou-se da experiência de trabalho que o autor deste artigo teve durante 4 meses (10/10/2011 á 10/02/2012) na Create Soluções Web relacionando-as com o estudo das práticas do Grupo Volvo aqui colocadas e os materiais do referente módulo do curso de Gestão de Pessoas.

Para o desenvolvimento do trabalho utilizou-se softwares livres, como o LibreOffice Writer para a escrita do artigo e o Adobe Reader para leitura dos materiais , pois oferecem uma grande estrutura para desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e são gratuitos. Como sistemas operacionais utilizou-se o Windows corretamente licenciado e o Slackware . Com isso obtendo alta qualidade de produção sem nenhum tipo de pirataria de software .

2. As Práticas da Volvo

2.1. Seleção e Dinâmicas de Grupo

Como uma de suas práticas, a Volvo utilizou o método cadastro de currículo em sua pagina na internet como um dos métodos para o recrutamento externo de profissionais (Grupo Volvo no Brasil, 2012).

Na seleçao, Fabiano Todeschini, de 34 anos, gerente da divisão responsável pela logística de pós-venda da Volvo do Brasil, exemplifica este processo.

Antes do processo propriamente dito e após ser selecionado, respondeu a um teste on line sobre estilos comportamentais, visando fornecer ao avaliador informações sobre seu estilo de pessoa no trabalho (Editora Abril S.A., 2012)

Como visto na aula de Gestão de pessoas, categorizando essas técnicas de seleção da Volvo ao teste pratico aplicado a Fabiano Todeschini , temos:

- Entrevista com consultor;

- teste de interpretação de texto;

- Capacidade de resolver problemas interpessoais;

- Exercício para avaliar a capacidade de priorização, organização e tomada de decisão. (Aula 1, Seleção e Dinâmicas de Grupo)

É de suma importância que uma empresa saiba aproveitar as competências de seus empregados para que assim ela consiga alcançar os seus objetivos organizacionais.

Competência corresponde à capacidade de mobilizar e aproveitar conhecimentos e habilidades numa condição específica, na qual se coloca recursos e restrições próprias à situação particular. (MEDEIROS, p. 5-6, 2011).

Na Volvo pode-se verificar que as 3 dimensões de competências são aplicas: competências organizacionais, pois a empresa trabalha com a capacidade de seus funcionários, por exemplo, com treinamentos para funcionários, e sem “abrir mão” de tecnologias para o desenvolvimento da montadora, competências que empregadas que resultam em um diferencial para a organização; competências funcionais, pois a empresa consegue conceber e produzir produtos adequados ao mercado, pois qualidade é um de seus valores corporativos, de fato que os produtos da Volvo tem impacto na sociedade; competências individuais, pois a empresa consegue compor e colocar em prática as competências funcionais e organizacionais. (http://www.volvo.com.br/volvobrasil/corpcom/port/, 19/03/2012, Aula 2, Seleção e Dinâmicas de Grupo, página 6)

Na abordagem andragógica , visto no curso de Gestão de Pessoas, foi verificado que o adulto aprende de maneira distinta das crianças, pois já possui uma bagagem prévia, seja do ensino, seja das próprias experiências da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com