TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Tese: Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  Tese  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O estudo do comportamento organizacional nos dias atuais tornou-se essencial para o sucesso ou fracasso de uma organização, pois através dele podemos analisar os elementos, os indivíduos e os processos. De acordo com sua competência e suas atitudes que as empresas criam diferenciais que lhes concede vantagem competitiva. O individuo que com seu talento e potencial, sua diversidade, inovação e motivação faz com que as empresas desenvolvam seus planejamentos, programem suas estratégias e consiga atingir seus objetivos rumo ao êxito. Assim, o foco no desenvolvimento do comportamento organizacional traz para a empresa perspectivas positivo para uma excelente administração e liderança dos seus recursos humanos com eficácia e eficiência. Os conceitos de eficácia e eficiência são distintos: já que a eficácia é a capacidade do administrador de obter bons produtos, gastando o mínimo de recursos, ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos, e, a eficiência é a capacidade de fazer aquilo que é preciso. É escolher os melhores meios para produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, já a eficácia se refere ao resultado do mesmo e ambos garantem o sucesso e a sustentabilidade da organização.

Comportamento Organizacional

O comportamento organizacional é utilizado para avaliar o impacto que as pessoas causam em uma empresa. Podemos defini-lo como o estudo do comportamento humano através de ações dos indivíduos, com o intuito de alcançar a produtividade, diminuir o absenteísmo, a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Os estudos voltados para o comportamento organizacional buscam compreender os motivos pelos quais os fatos ou acontecimentos se manifestam, procura prever os resultados futuros através de uma ação especifica e ainda busca controlar e/ou monitorar o comportamento humano em virtude da eficácia.

Assim a implantação do comportamento organizacional nas organizações tem por desafio aumentar a produtividade e a qualidade dos seus produtos, melhorar as habilidades humanas, administrar as diversidades existentes entre seus colaboradores e aprender a lidar com elas, oferecer ideias e técnicas para estimular a inovação e a mudança e ainda auxiliar os indivíduos a encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Segundo Oliveira (2013), o “Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações de forma geral.”

Já para Robbins (2002), “Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.”

Existem dois tipos de sistemas de comportamento organizacional, o sistema aberto e o sistema fechado. Segue abaixo as definições para os dois modelos:

Sistema

Sistema aberto de CO Sistema fechado de CO

- a empresa realiza ações transparentes dos negócios;

- se relaciona com o meio externo, recebendo e passando influências do mesmo;

- gestão participativa, promove mudanças e adaptações internas;

- proporciona aumento dos negócios, lucro e competitividade empresarial.

- as empresas não se relacionam com o meio externo, não se deixam influenciar por ele e não interagem ou integram-se com mundo;

- é isolado, hermético, independente e não recebem ou passam influencias para o meio externo;

- gestão tradicionalista e individual.

“As empresas devem ser sistemas abertos, com integridade, planejamento, normas, procedimentos, regras, envolvimento das pessoas, tudo de forma estruturada e organizada, possibilitando uma dinâmica de funcionamento sistêmico e integrativo.” (kasnicka, 2000)

Conceito de inovação

A inovação nada mais é que fazer a diferença e, algo que já existe, com conceito, abordagens, estruturas de uma organização diferente, e fazer aquilo que existe em algo “novo”, ”surpreendente”, ”moderno”, é nisso que ela define seus conceitos, é a Inovação Substancial.

O Brasil tem grande potencial no mercado da inovação, tem grandes investimentos na área da tecnologia, pesquisa com qualidade. Porem para que a Inovação venha fazer a diferença no cotidiano de uma empresa é necessário ter grandes campos de motivação.

A Organização precisa ter dois princípios básicos: VISAO e VALORES, na Visão (ser o referencial em conhecimento sobre as Organizações Inovadoras), Valores (Permanência, Relevância e contribuição para a Sociedade). Identificar fatores que contribuam e inibem a Inovação, assim saberão onde, como e quando realizar as atividades da estrutura de Organização Inovadora.

Inovação Organizacional é de caráter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com