TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Seminário: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  Seminário  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade de Tecnologia Machado de Assis

Tecnologia em Gestão de Marketing

Conceito de Comportamento Organizacional

Suellen de Oliveira Marcondes

CURITIBA

Setembro, 2013

Comportamento Organizacional:

O Comportamento Organizacional constitui o estudo individual de grupos em situação de trabalho em questões relacionadas à liderança e poder, estrutura, processos, administração de conflitos, entre outros, é preciso sempre ser consciente de que as pessoas são diferentes, e que devido a isto várias situações podem ocorrer.

Podemos afirmar que Comportamento Organizacional é umcampode estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentosnas organizações.

O estudo do comportamento organizacional teve sua origem a partir da revolução industrial, várias invenções surgiram nesta época.

Os gerentes tem ferramentas fundamentais para realizar seu trabalho, mas na maioria das vezes não conhecem o suficiente do mercado onde atuam, não conhecem o perfil de seus clientes e não se sentes seguros ao tomar uma decisão mais complexa.

Falando de atitudes, na maioria das vezes a aprovação das pessoas mais próximas influencia na nossa maneira de agir, as pessoas que são mais criticadas, geralmente são as mais rejeitadas.

Valores como disciplina, lealdade, honestidade, entre outros, sempre estão presente na apresentação dos valores das empresas, estes tem sido fatores fundamentais para a credibilidade e estabilidade de algumas delas, é necessário que os valores não estejam apenas no papel, mas que sejam considerados como pilares da organização, para que esta sempre possa ter o sucesso desejado.

Para ter um bom desempenho e corresponder as expectativas das organizações é preciso interagir, compartilhar as informações e confrontar as diferenças, para que todos os colaboradores da organização possam caminhar para o mesmo sentido. Uma equipe de alto desempenho apresenta um alto grau de interdependência entre seus membros, a diversidade de experiências deve ser aproveitada de tal maneira se sempre possam interferir positivamente no resultado final, uma equipe motivada é capaz de trazer resultados surpreendentes para a empresa, por isso é necessário favorecer a integração entre as pessoas, observar a liderança e manter o foco nas atividades a serem executadas, favorecer sempre o maior numero de pessoas para o desenvolvimento profissional.

Os gestores das empresas estão com a mente cada vez mais receptiva a mudanças, antigamente quem ocupava cargos de maiores níveis de hierarquias eram os homens, hoje em dia as mulheres já vem conquistando seu espaço, empresas com a visão voltada para o novo, tendem a conquistar os melhores resultados. Nas empresas é necessário que se criem espaços para as inovações, que os cargos de liderança aceitem sugestões e incentivem seus colaboradores a sugerirem melhorias nos processos e ambiente corporativo.

Feedback é fundamental para que a equipe saiba seus pontos positivos, para aproveita-los da melhor maneira possível, e seus pontos negativos, para que possa gradativamente trabalhar em prol de melhorias.

Sabemos que o ser humano está em constante mudança, isto é inevitável, sendo assim, as organizações também mudam, é um processo necessário para a busca do sucesso constante. Nas organizações os gerentes são os principais agentes de mudanças, mas isto não tira a responsabilidade de cada colaborador em fazer a sua parte, buscar a melhoria continua, porém, o gestor é o espelho da equipe.

Empresas que estão dispostas a inovar favorecem a criatividades em trabalhos desenvolvidos em equipe, as mudanças que tem sucesso são aquelas que capacitam as pessoas a revisarem os processos constantemente.

Com o passar dos dias, os temas que envolvem Comportamento Organizacional se tornam cada vez mais fundamental para os gerentes das organizações, questões relacionadas a inovação, temporariedade e interação humana, requerem atenção especial

A learningorganization é aquela que permite seus colaboradores a falarem, e estão dispostas a ouvir e colocar em prática projetos de melhorias, estas se antecipam e não resistem as mudanças, tendem a agir com mais naturalidade, pois sabem que o aprendizado é con

...

Baixar como  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »