TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional GRÓOS SAUDÁVEIS S / A

Projeto de pesquisa: Comportamento Organizacional GRÓOS SAUDÁVEIS S / A. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.608 Palavras (15 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

Inovação. Essa é a palavra chave que sintetiza a apresentação deste trabalho de pesquisa elaborado com a participação de um Gestor de Recursos Humanos, mostrando o valor que tem o ato de transmitir conhecimentos, e a importância do novo modelo de Gestão de Pessoas para as Organizações nesta era tecnológica.

Estrutura Organizacional, menos hierárquica, mais linear, menos chefes, mais gestores com espírito de liderança que estejam preocupados em valorizar o individuo aceitando dele idéias inovadoras, buscando através dele novas maneiras de inserir-se no mercado competitivo.

Baseados nas teorias das disciplinas Comunicação, clima e Cultura Organizacional, Gestão de Pessoas, Ética e Responsabilidade Social e Psicologia Organizacional e do Trabalho e na pesquisa com um Gestor de RH, respeitando os ensinamentos éticos será abordado as maneiras usadas nos processos de comunicação da organização a importância de um bom clima organizacional e a preocupação com o psicológico do colaborador e as atitudes para a motivação deles como parte integrante da empresa.

Aprofundando o assunto há a necessidade de compreender a importância da estrutura e funcionamento do novo modo de administrar um setor de Recursos Humanos, pois além de trabalhar focados no desempenho das pessoas, na inovação dos projetos os novos gestores devem buscar o engajamento em projetos relacionados à responsabilidade social e ambiental além de ações de cidadania com o intuito de mudar conceitos e propiciar para as gerações futuras um mundo melhor.

2 A EMPRESA GRÃOS SAUDÁVEIS S/A

A Empresa Grãos saudáveis S/A esta localizada no Setor Industrial, lote 20 na BR 242 em Luis Eduardo Magalhães-BA. A empresa a 09 anos no mercado de comercialização de grãos tem a preocupação de manter funcionários comprometidos com resultados e clientes satisfeitos. Sendo esta a principal meta da empresa.

Buscar inovações que não se limitam aos aspectos tecnológicos e estratégicos dos negócios de modo a entender-se com os stakeholders, é uma preocupação constante da diretoria. Com uma abordagem confiável, criativa e empreendedora a organização busca o dialogo franco e permanente com os clientes. Aplicar preceitos éticos e respeitar todas as ações com o meio ambiente, numa preocupação constante e ativa de colocar a empresa mais participativa nos projetos de responsabilidade social.

Ciente de estar inserida numa região rica na área de grãos estruturou-se para a comercialização e processamento de soja. Essa comercialização é integrada por terminais portuários e a unidade de processamento na estrutura física da organização.

Existe na empresa, pela tendência de mercado, o trabalho conjunto de equipes para o melhor desenvolvimento do setor de comercialização da empresa buscando melhorar a sua infra-estrutura e estar atenta nas inovações desse mercado.

O setor de Gestão de Pessoas, coerente com a preocupação atual do mercado mostra uma nova forma de fortalecer a gestão empresarial da empresa com programas para a formação de novos lideres impulsionado o desenvolvimento pessoal e profissional de seus funcionários, inserindo neles satisfação e orgulho por trabalharem na organização. Princípios éticos os conduzem a honrar as obrigações com absoluta integridade e o aprimoramento do sistema de gestão da empresa aumentando a produtividade e a confiabilidade das informações, assegurando transparência e agilidade por parte de seus colaboradores.

A empresa aceita estagiários na área operacional, e tem um programa de recrutamento interno. Admite em seu quadro de funcionários portadores de deficiência física e promove treinamentos para melhorar a integração entre os funcionários de forma a tornar o ambiente de trabalho mais acolhedor.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Organização: “È uma entidade social composta de pessoas e recursos deliberadamente estruturada e orientada para alcançar um objetivo comum.” (Chiavenatto)

Quando pessoas se unem e trabalham juntas para obter um resultado comum, estabelecer objetivos, determinar as funções que devem ser realizadas, orienta-se e estruturam-se estão então formando uma organização. Integrar diferentes recursos em uma estrutura, em busca desse objetivo comum, exige que esses recursos sejam primeiramente planejados, depois organizados, dirigidos e controlados; em síntese: administrados.

Administração: “... É o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos da organização, quanto dos seus membros.” (Montana, Charnov. 2005).

Para a Organização Grãos Saudáveis S/A existe a importância de uma gestão estratégica que organiza as contribuições que os diversos setores podem dar por meio da criação de valores diferenciados, com base em alta performance, foco no cliente e inovação. Isso servirá como uma linha orientadora para que haja integração de todos os envolvidos nos diversos níveis de atuação da organização, promovendo a necessidade de pensar em diretrizes estratégicas e definir a Visão a Missão e os Valores da empresa.

Visão: Criar valores diferenciados no mercado, adotando uma postura confiável junto aos clientes, com empreendedorismo e inovação. Valorizar o recurso humano para que haja comprometimento do mesmo com os valores e a missão da empresa, promovendo uma satisfação mutua e alcançando os objetivos propostos.

Missão: Atender bem cliente e Comercializar o produto com qualidade.

Valores: ética, transparência, respeito e responsabilidade.

A empresa tem no executivo a função de organizar o seu perfeito funcionamento, outras funções básicas fazem parte de seu trabalho:

Planejamento da empresa (objetivos esperados); Direção da empresa (orientação, coordenação, motivação, liderança das atividades); Controle da empresa (acompanhamento, controle, avaliação dos resultados); Organização (ordem nas coisas).

Planejamento

Controle Organização

Direção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com