TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional

Tese: Comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Tese  •  2.336 Palavras (10 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera- Uniderp

Polo de Bom Jesus-Piauí

Tutora a Distância: Ivania Ferreira Vaz

Tutora Presencial: Ildene Soares Vaz

Curso: Ciências Contábeis/Administração

Disciplina: Comportamento Organizacional

Elyas Felype Santos de Oliveira RA:

Wesley Pereira de Oliveira RA: 439773

1º bloco – Maio/2013

Bom Jesus – PI

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos apresentar de todas formas que podemos definir Comportamento Organizacional apresentando as formas que ela se apresenta nas organizações, a sua importância, propósitos, suas características, as principais oportunidades e desafios e apresentar também os níveis de estudo do comportamento e os tipos de sistemas.

Vamos ver também que as formas da inovação tecnológica no Brasil também tem apoio das universidades a partir de investimentos feitos para esses estudos.

Mostraremos também que para se ter uma equipe vencedora, precisa ter um líder que tenha a capacidade de lidar com todos os colaboradores e ter uma boa visão das coisas para que possa orientar todos para todos alcançar o mesmo objetivo com perfeição.

E por fim apresentar a definição de comunicação e percepção e a sua relação dentro das organizações, de como deve ser utilizada para um ótimo relacionamento entre os indivíduos da empresa, sempre focando o crescimento de todos os colaboradores.

CAPITULO 1

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Com base no texto proposto na ATPS, o comportamento organizacional faz parte da administração, ele pesquisa ou procura estimar alterações que os componentes podem trazer para uma empresa.

1. Importância das organizações no mundo moderno.

Nas organizações ela exerce uma obrigação muito importante, por que inova a atuação dos seus constituintes, pois pode influenciar os indivíduos a ter mais lucro para a empresa.

2. Conceito de Comportamento Organizacional.

O conceito de comportamento organizacional busca alcançar maior lucro para a empresa, diminuir o rodízio e favorecer a cidadania organizacional.

3. Propósitos.

O objetivo do comportamento organizacional corresponde a três objetivos: Explicação, Previsão e Controle.

Explicação: Ela procura o objetivo que motivam os fatos.

Previsão: Está ligada aos futuros acontecimentos que possam ocorrer dos determinados resultados atingidos.

Controle: implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.

4. Características Identificadas.

É o grau de ensino dos colaboradores dos diversos tipos de empresas.

5. Principais oportunidades e desafios no uso do Comportamento Organizacional.

Alcançar o objetivo de aumentar a quantia de mercadorias, e melhorar a qualidade dos produtos, com o propósito de satisfazer o cliente, administrar a diferença entre raça, entre os indivíduos da empresa, isso é um dos maiores desafios do administrador.

• Conceito de Comportamento Organizacional por José Roberto Marques

É o estudo em que o indivíduo atua em debate no ambiente de trabalho. Visando trazer a compreensão da falta empresarial para o crescimento sucessivo. Existindo dois níveis de estudos dos Comportamentos organizacionais:

*Nível Individual- estuda a possibilidade que o ajudante se manifesta individualmente através do seu trabalho, buscando o crescimento e a satisfação individual.

*Nível Grupal-Procura compreender a união e grupos, e as funções desempenhadas e buscar o alcance das metas organizacional de todos os colaboradores

• Conceito de Comportamento Organizacional por Iris Marinho

É o estudo que está direcionado a maneira e o modo de atuar dos indivíduos, tendo como objetivo de ter uma grande produção.

Finalidades do Comportamento Organizacional

A organização tem como objetivo de cumprir com seus objetivos, ao mais baixo custo possível. Com o propósito de diminuir o absenteísmo, para aumentar o comparecimento de empregados, com o intuito de reduzir a rotatividade, a entrada e saída de pessoas das organizações.

Variáveis no Nível do Indivíduo - As pessoas entram para as organizações com diversas características: Idade, sexo, estado civil, personalidade, estrutura emocional, valores e atitudes e níveis básicos de capacitação.

Variáveis no nível do Grupo - O comportamento do grupo é a soma de todos os indivíduos que fazem parte dele, o comportamento organizacional de um grupo atinge o seu maior nível de sofisticação quando somamos o conhecimento de seus indivíduos.

SISTEMA ABERTO E FECHADO

DEFINIÇÃO

Sistema Aberto-Conjunto formal de dois ou mais elementos e que subsiste inalterado na mudança, irá enfocar principalmente a análise infra-organizacional e analise inter-organizacional com múltipla abordagem, formal e informal, sintetizando a Teoria Clássica e relações humanas, buscando o equilíbrio perfeito.

Sistema Fechado- Sistema que analisa somente a organização internamente, não visando o meio ambiente em que se esta encontra, e é formado por metas e objetivos bem racionais e a teoria sugere o uso de algumas funções na empresa para melhor executar os atos são as funções técnicas. E é feita uma abordagem incompleta da organização, pois por ênfase demais a estrutura.

Quadro Comparativo

AUTOR SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

Bertalanffy Possui fluxos de entrada e de saída, de importação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com