TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional

Tese: Comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Tese  •  2.374 Palavras (10 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Nesse trabalho sobre comportamento organizacional, será abordado o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no meio ambiente de sua empresa.

Pois toda empresa tem sua própria cultura e estrutura organizacional. Algumas influenciam o mundo inteiro por sua ousadia e inovação. Criam tendências no modo de gerir pessoas, buscar resultados e se transformam em referência. Toda essa influência tem diretamente seus impactos no comportamento de seus colaboradores, assim como a empresa esses colaboradores, também é um influenciado dos comportamentos na sociedade.

Veremos três autores com suas próprias definições de CO (Comportamento Organizacional)

O CO consiste no estudo do comportamento humano focando ações e atitudes, no ambiente das organizações. No objetivo de alcançar produtividade e promover a cidadania organizacional.

Então podemos concluir que o Comportamento Organizacional é fundamental na melhoria na gestão de pessoas, pois facilita o trabalho dos líderes ajudando na possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.

Comportamento Organizacional

O comportamento organizacional é o estudo que se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas (psicologia, a sociologia, a psicologia social, a antropologia e a ciência política) que auxilia para nossa compreensão dos conceitos macro, que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional, pois estes comportamentos afetam diretamente e ou indiretamente o desempenho das empresas.

Os componentes que constituem a área de estudo do comportamento organizacional inclui, motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.

Mudanças

É uma alteração de um estado, modelo ou situação anterior, para uma visão futura, por razões inesperadas e incontroláveis, ou razões planejadas e premeditadas.

Mudar envolve a capacidade de compreensão e práticas que concretizam o desejo de transformação.

Perceber a dinâmica das mudanças é uma necessidade. Viver atualizado e uma questão de sobrevivência e uma maneira de visualizar melhor o futuro, já que os novos tempos exigem uma nova postura de pensamento.

Estamos em permanente mudança e as organizações em que participamos estão incessantemente alterando suas disposições e estruturas. Todos os temas abordados pelo Comportamento Organizacional influenciam ou são influenciados pelas exigências de mudanças.

O ambiente em que vivemos não é estático, o que implica estarmos permanente tendo que alterar nossa postura diante do mundo. Sem estas alterações continuas não há garantia de que uma pessoa ou organização possa continuar tendo sucesso.

As organizações que apresentam inovação, freqüentemente favorecem a criatividade em trabalhos de equipe, garantem apoio ás novas idéias, e a alta direção se envolve por inteiro nas questões que devem mudadas. O processo de mudanças deve ser algo continuo, levando se em consideração o fato de que vicemos em um mundo globalizado, que vive em constantes atualizações, sendo estas possuidoras de uma influencia que interfere diretamente, e com isto nos beneficiamos de algo que está sob sucessivas transformações.

Conceitos dos autores

Segundo Robert P. Vecchio, o comportamento organizacional abrange o campo psicológico. O autor crê que a personalidade de um colaborador é o principal motivo de influencia em suas decisões dentro de uma organização, também acredita que a estrutura organizacional da empresa a qual tal funcionário está inserido é levada em conta quando da análise da situação. O autor deixa explícito que a preocupação principal com o elemento humano prevalece para uma organização seja mais eficaz, não abordando os detalhes técnicos ou financeiros para obter um crescimento maior.

VECCHIO, Robert P. Comportamento Organizacional: conceitos básicos.6. Ed. São Paulo: Cengage Learning 2008

Para Wagner & Hollenbeek, o comportamento organizacional busca a análise do comportamento humano utilizando-se da previsão, explicação, compreensão e modificação dentro do ambiente empresarial. Acreditam que os estímulos aos indivíduos devem partir através do diálogo e das ações instantâneas para resolução dos problemas ou para mudanças positivas fazendo desta forma, com que o desgastes e situações de estresse diminuam ou mesmo não aconteçam, desta forma não intervindo no desempenho do profissional.

WAGNER III, John A.; Hollenbeck, John R Comportamento Organizacional: Criando Vantagem Competitiva.2. ed São Paulo:Saraiva 2000.

Para Cunha e Marques, Comportamento Organizacional é a área cientifica que estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos nas organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações.

Fonte de pesquisa> HTTP:comporganizacional2.com.sapo.pt índex_arquivospage755.htm

Comparações entre os autores

Ao comparar ambas as obras, pode-se concluir que o capital humano é posto como principal preocupação, desta forma, pode-se chegar á resolução dos problemas através do diálogo sem afetar o desempenho psicológico, gerando comprometimento e maior crescimento organizacional.

Sistemas abertos e fechados C.O

Sistema Aberto

__________________________________________________________________________________________

8. Organização Social

7. Ser Humano

6. Reino Animal

5. Vida Vegetal

4. Sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com