TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional

Tese: Comportamento organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Tese  •  2.010 Palavras (9 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 9

Web Aula 2 – Comportamento Organizacional

Pontos principais:

Mas o que é Comportamento Organizacional?

[...] é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

Pagina 1.

√ Comportamento individual - refere-se às reações intrínsecas ao indivíduo e seus procedimentos no contexto organizacional.

√ Comportamento grupal - refere-se às reações dos indivíduos que compõem um grupo.

√ Comportamento organizacional: refere-se às dinâmicas das organizações e de como os indivíduos e os grupos se comportam dentro dela.

Ambiente: as organizações atuam em ambientes internos ou externos; não podem existir sozinha. Portanto, fazem parte de um sistema mais amplo onde encontram-se inseridos o governo, famílias e outras organizações.

Tecnologia: a tecnologia nos fornece recursos para uso no trabalho; dessa forma, afeta a realização das atividades realizadas pelos indivíduos. A tecnologia influencia de maneira significativa as relações no trabalho (ferramentas na construção civil agilizam a construção de prédios), traz benefícios e impactos sobre os sistemas produtivos. O comportamento organizacional é aplicado, então, para equilibrar os sistemas técnicos e sociais relacionados à tecnologia.

Estrutura: a estrutura é o que define a relação formal e a utilização das pessoas em uma organização. A definição de cargos diferenciados faz que se realizem todas as atividades dentro de uma organização, prezando por um relacionamento estruturado para que o trabalho aconteça de maneira eficiente.

Pessoas: são os componentes do sistema de uma organização. Pode ser um sistema constituído de indivíduos ou grupos, sejam eles grandes ou pequenos formais ou informais. Esses grupos são sempre dinâmicos, alterando-se na tentativa de alcançar seus objetivos.

Pagina 2.

Robbins (2005) divide o estudo do comportamento organizacional em três grupos, iniciando pela análise dos indivíduos, partindo para a análise dosgrupos e concluindo com o sistema organizacional

O filme apresentou a importância de uma empresa atingir os objetivos e isso nos reporta à APO – Administração Por Objetivos.

Pagina 3.

Entendeu agora como o comportamento dos indivíduos e do grupo muda de acordo com os estímulos recebidos? Assim sendo, o Comportamento Organizacional está diretamente ligado à cultura organizacional.

A cultura organizacional é um sistema de valores, crenças, normas e hábitos que são compartilhados pelas pessoas da organização, fazendo com que, cada organização seja única, ou seja, tenha identidade própria.

Pagina 4.

Mas como definir missão, visão e valores?

Agora que você já está inteirado sobre o assunto, vamos conhecer a missão, visão e valores da organização a qual a instituição que você estuda pertence?

Pagina 5.

Um grupo pode ser definido como um conjunto de duas ou mais pessoas que unem para alcançar um ou mais objetivos comuns. Podemos afirmar que um grupo é muito mais do que um simples conjunto de pessoas, pois seus membros interagem uns com os outros regularmente para alcançar os objetivos.

É preciso saber que todas as equipes são um grupo, mas nem todo grupo é uma equipe.

De acordo com Lacombe (2005, p. 18, apud OLIVEIRA, 2009, p. 135), equipe é “[...] um grupo em que as pessoas, além de terem uma meta comum, atuam de forma a colocar os objetivos do grupo acima dos interesses que elas próprias têm dentro dele”.

Pagina 6.

O trabalho em equipe propicia a troca entre seus membros de afeição, aceitação, sentimento de importância, desencadeando o crescimento do indivíduo, assim como o crescimento de seus pares, haja vista o êxito do trabalho em equipe estar na satisfação psicológica do indivíduo e na harmonia das relações humanas.

As equipes vencedoras são formadas por pessoas que não pensam somente em sua vitória pessoal, mas sim na vitória de todos, afinal, o importante é o resultado final.

Pagina 7.

“Para que possam sobreviver, os líderes devem deixar de ser os condutores autoritários do passado e converter-se em integrantes das equipes do futuro”.

Peter Drucker (2014, p. 1, grifo nosso).

Os líderes influenciam seus seguidores ou liderados por meio do poder. Poder é a habilidade de controlar o comportamento das pessoas. Este poder é determinado por diversos fatores pessoais e organizacionais. O link abaixo esclarecerá mais sobre o tema e os tipos de poder existentes nas organizações.

Liderar é diferente de chefiar, a liderança é conquistada, enquanto que a chefia é uma posição formal no organograma da empresa, por isso nem todo chefe é líder.

Nesse sentido, é necessário entendermos a liderança nas organizações. DuBrin (2006, p. 264 apud OLIVEIRA, 2009, p. 167) sabiamente defineliderança como “[...] a habilidade de inspirar confiança e apoio entre as pessoas de cuja competência e compromisso depende o desempenho”.

Pagina 8.

Você sabe qual é a real função do líder?

A função do líder é monitorar os cenários e mudanças, desenvolvendo seus liderados para encarar a complexidade do dia a dia das organizações, conduzindo pessoas e organização rumo ao sucesso, o qual individualmente não atingiriam.

Os estudos sobre liderança apresentam vários estilos de liderança existente nas organizações, não dependendo apenas do líder, sofrendo influência dos subordinados e da cultura organizacional, que conduzem o líder a adotar os estilos de liderança abaixo escritos, frequentemente encontrados nas organizações.

◊ Liderança coercitiva, que utiliza o poder de coerção para influenciar as pessoas por meio de punições, criando uma relação de dependência de comando e de obediência. Os liderados recebem ordens e devem cumpri-las, não tendo a opção de opinar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com