TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção social da realidade

Projeto de pesquisa: Construção social da realidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.122 Palavras (25 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Administração

Ciências Sociais

Jundiaí

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Administração

Desenvolver Relatórios sobre a temática da Ciências Sociais e sua representação na sociedade.

Trabalho de conclusão de curso apresentado à banca examinadora da Faculdade de Jundiaí da Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Administração a orientação da Professora Claudia

Nome: Pamela KadigeaCapovilaR.A.6788424301

Amanda Gomes da Silva 6571292452

Aline Graziele Santos de Souza6942009143

Michele Stefhanie Ferreira 6784378049

Augusta Lucchini 8139753780

Luis Alberto Alves de Oliveira6788401842

Jundiaí

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1.0 CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE 4

1.1 A construção social da realidade 5

1.2 Considerações finais cultura, indivíduo e sociedade 6

2.0 A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO 10

2.1 Relatório referente ao filme “A classe operária vai ao paraíso” 13

3.0 INTERAÇÕES SOCIAIS EXISTENTES NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL 13

4.0 DESIGUALDADE SOCIAL 15

4.1 Imagens referente á desigualdade social 16

5.0 PAJERAMA ( LEONARDO CADAVAL) 17

6.0 MEIO AMBIENTE E FATORES SOCIOLÓGICOS 17

8.0 BIBLIOGRÁFIA 20

INTRODUÇÃO

O objetivo deste relatório é apresentar os principais significados de cultura, sociedade e indivíduo, problematizando a realidade e propondo algumas soluções.

Abordaremos o quanto a cultura pode influênciar no cotidiano de cada indivíduo e no seu convívio em sociedade.

Retrataremos os problemas que surgiram após a Revolução Industrial, com a produção em escala, a ascensão do capitalismo, o surgimento das classes sociais e suas diferenças, a degradação do meio ambiente e suas consequências e a preocupação dos indivíduos na busca de um ambiente saudável e um desenvolvimento sustentável.

Todas as sociedades possuem desigualdade, a desigualdade social descreve uma condição na qual os membros de uma sociedade possuem diferenças em riquezas, prestigio ou poder

As sociedades se tornam estratificadas por vários fatores, dentre os principais: a competição, o conflito, a divisão do trabalho e a especialização. Em menor grau, mas não menos importantes estão as diferenças biológicas como as de sexo, de idade, de raça e etnia.

1.0 CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

São vários os conceitos e as palavras usadas e as histórias citadas para definir "cultura,indivíduo e sociedade". Abaixo veremos alguns escritores e citadores que falam sobre o assunto e seus significados.

Segundo Thomas Stearns Eliot vemos que: O termo cultura tem associações diferentes conforme temos em mente o desenvolvimento de um indivíduo, de um grupo ou classe ou de toda uma sociedade. É parte da minha tese que a cultura do indivíduo está dependente da cultura de um grupo ou classe, e que a cultura do grupo ou classe está dependente da cultura de toda a sociedade a que esse grupo ou classe pertence. Por isso, é a cultura da sociedade que é fundamental, e é o significado do termo «cultura», em relação a toda a sociedade que se devia examinar primeiro. Como alguma coisa a ser alcançada com esforço deliberado, a «cultura» é relativamente inteligível quando nos preocupamos com o ato do indivíduo se auto-cultivar, indivíduo cuja cultura é vista contra o pano de fundo da cultura do grupo e da sociedade. A cultura do grupo tem igualmente um significado definido em contraste com a cultura menos desenvolvida da massa da sociedade. A diferença entre as três aplicações do termo pode apreender-se melhor perguntando em relação ao indivíduo, ao grupo e à sociedade como um todo, em que medida o objetivo consciente de alcançar cultura tem algum significado. Podia evitar-se muita confusão se nos abstivéssemos de pôr diante do grupo o que pode ser objetivo apenas do indivíduo; e diante da sociedade como um todo o que pode ser objetivo apenas de um grupo.

Já segundo Ruth Benedict, em seu livro “O crisântemo e a espada”, afirmou que a cultura é uma lente através da qual lemos, classificamos e compreendemos o mundo. Isto quer dizer que, a depender do ambiente sociocultural em que nasce e cresce o ser humano, este lê, classifica e compreende sua realidade a partir dos padrões culturais que os indivíduos, em interação e a cada momento histórico, elegeram como necessários à vida coletiva. Desse modo, pessoas de sociedades diferentes têm visões de mundo igualmente diferentes, tendo em vista a história da vida cultural de cada organização social, bem como os modelos educativos por meio dos quais foram formados os indivíduos.Roque de Barros Laraia disse que:

Não se pode ignorar que o homem, membro proeminente da ordem dos primatas, depende muito de seu equipamento biológico. Para se manter vivo, independente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com