TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÃO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Tese: DEFINIÇÃO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Tese  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar a importância do Comportamento Organizacional, procurando compreender ações e atitudes dos indivíduos dentro das organizações. Lemos uma série de artigos para abordar esse assunto.

Nos dias atuais as organizações vêm adotando estruturas, padrões e culturas para que seus colaboradores desenvolvam suas capacidades e atuem dentro da empresa com eficiência e eficácia.

Conceitos que parecem ser iguais, mas não são! Enquanto Eficiência é a criação de bons produtos com a menor quantidade de recursos, Eficácia é a aceitação desse produto no mercado de consumo. Paulo Sandroni definiu de maneira resumida esses dois conceitos, quando diz: ‘Fazer a coisa certa de forma certa”.

CAPÍTULO 1

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

As organizações em sua grande maioria são constituídas por pessoas. E pessoas são diferentes, na maneira de pensar, agir, sonhar... Traçamos objetivos e sabemos exatamente como queremos alcança-lós.

Derek Pugh define Comportamento Organizacional como: “O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”.

É a partir dai que nasce a necessidade das organizações estudarem como se comporta seu principal patrimônio, o ser humano. Podemos dizer então que, Comportamento Organizacional é estudo dos comportamentos de nossos colaboradores, bem como a estrutura e clima com o intuito de melhorar o ambiente laboral,aumentar a produtividade, reduzir as faltas e atestados médicos, diminuir a rotatividade e fazer com que os funcionários vistam a camisa da empresa.

Capítulo 1.1: COMPARATIVO DAS DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Optamos por fazer um comparativo entre dois autores mais recentes.

CHIAVENATO (1999, p. 304) define que Comportamento Organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Como organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que compõe coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam.

De acordo com MAXIMILIANO (2000, p.243 e 244), o objetivo implícito do enfoque comportamental é fornecer instrumentos para administração das organizações, tendo por base o conhecimento sobre o comportamento das pessoas, como indivíduos e membros de grupos.

Capítulo 1.2: SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS

As organizações tem sido atualmente um objeto de análise para vários pesquisadores, onde buscam novos conceitos em estudos e teorias para atingirem melhorias no seu funcionamento.

Quando se fala em sistema aberto temos a interação com o ambiente onde estão inseridos gerando pontos positivos e negativos.

No sistema fechado existe a ausência na comunicação, interação e conexão com o meio ambiente onde a organização esta inserida.

QUADRO 1: COMPARATIVO ENTRE VISÕES DE SISTEMA ABERTO E FECHADO

AUTOR ABERTO FECHADO

BERTALANFFY Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos.

Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: o Universo.

SANTAELLA E VIEIRA

Troca energia, informação e matéria como ambiente.

Não troca energia e informação com o ambiente.

Fonte: Fábio Oliveira Campos da Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF.

CAPÍTULO 2 : CONCEITO DE INOVAÇÃO

Quando lemos a palavra inovação, logo somos arremetidos de ideias que sugerem coisas novas, melhorias e mudanças. Não estamos errados, é isso mesmo! Inovação significa novidade ou renovação, deriva de um termo latino innovatio, se refere, a uma ideia, método ou objeto que é criado e pouco se parece com os padrões anteriores.

A palavra Inovação foi introduzida pelo célebre economista austríaco Joseph Shumpeter, em sua Teoria do Desenvolvimento Econômico, de 1939, define inovação como a destruição criadora.

Muito têm se falando de inovação nos dias de hoje. E quando indagamos as pessoas, sobre o que elas entendem quando escutam esta palavra, conseguimos identificar que apesar das diferentes opiniões, o conceito praticamente não muda.

Buscamos conceituar a palavra inovação, sob o ponto de vista de vinte pessoas.

Por exemplo, a colaboradora Jaqueline, 31 anos, define inovação: Como o processo de modificação, transformação e melhoria. Já, o cooperador Denílson, de 22 anos, entende, que inovação seja algo fora do que estamos habituados. Raimunda, de 30 anos, fala que para haver inovação, é preciso criar coisas novas, diferentes e causem impacto. Os adolescentes mostram que estão por dentro, de padrões que são relativamente novos, mas cruciais no mercado de trabalho. Prova disso, é aplicado esse conceito a um garoto de 16 anos, ele me respondeu: Inovar significa fazer algo novo, que seja bem aceito no mercado e cause satisfação e alegria nas pessoas que farão uso do mesmo.

Esses indivíduos querem e esperam inovação dentro da organização, mas será que os colaboradores entrevistados são inovadores! Vamos mais além, nosso país tem sido capaz de criar novos inovadores? Infelizmente as pesquisas nos mostram que não! Somos a burocracia em pessoa. Pra se ter uma ideia, segundo uma reportagem do jornal da Rede Globo de televisão, se leva dez anos para conseguir patentear um projeto novo, enquanto nos Estados Unidos, esse prazo se reduz a apenas dois. Esse fator aliado a nossa educação precária e uniformizada amarram nosso crescimento e desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com