TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de comportamento organizacional

Tese: Definição de comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Tese  •  1.720 Palavras (7 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 7

Definição de Comportamento Organizacional

É o estudo dos comportamentos dos indivíduos e dos impactos que ocorrem em uma empresa. Para a melhoria da gestão de pessoas é fundamental conhecer o Comportamento Organizacional que tem o intuito de balizar o trabalho dos líderes, procura também evitar problemas tanto individuais quanto coletivos entre os componentes da empresa. O entendimento do mesmo possibilita também buscar os profissionais que precisam de desenvolvimento em alguns aspectos. Sua finalidade corresponde a três aspectos: Explicação, previsão e controle do comportamento humano. Explicação é referida a identificação das razões que determina os acontecimentos. A previsão é direcionada aos eventos futuros. O controle implica na contribuição valiosa gerando eficácia no trabalho.

Quadro comparativo entre sistemas aberto e fechado:

Sistema aberto

Sistema que influência o ambiente de entradas e saídas. A teoria de sistema é a melhor forma de conhecer e analisar e racionalizar os sistemas administrativos. Ela também propicia o método de lidar com s organizações e os elevados graus de complexidade. A maioria das empresas são sistemas planejados e mantém a integridade da estrutura interna. As normas e os valores forneceram bases inter-relacionadas pela integração.

Sistema fechado

Não é apresentado pelo intercâmbio com o meio ambiente. Na verdade não existe um sistema que seja totalmente fechado. Alguns autores assumem para o sistema tudo que seja totalmente determinado.

Capítulo 02

Conceição de inovação

Quando falamos de inovação logo pensamos em algo novo, ou renovado. A Inovação é um assunto muito amplo ainda mais dependendo de sua aplicação. Com a pesquisa realizada sobre o conceito da inovação, muitos a definiram como “novidade” e “algo novo”:

O que significa inovação ?

“Inovar, é fazer algo novo, de modificar algo que já existe, porém de uma forma melhor e com mais qualidade.” (Denise Oliveira, 20 anos)

“Inovação é renovação. Processo que inclui as atividades técnicas, desenvolvimento de gestão, para permitir aumento na eficiência com ênfase no produtividade aumentando os lucros da empresa.” (Marcos N. Soares, 29 anos).

A inovação pode ser caracterizada em vários tipos de inovações. Inovar é uma palavra de muita significância, pois faz parte do mundo essa mudança contínua. Podemos ver que os estilos de vida e o comportamento humano foi se diferenciando e ainda se diferencia ao decorrer dos anos, dos séculos. E assim são as empresas, elas precisam se adaptar com mais frequência, ainda mais com a exigência do público alvo, pois os consumidores querem cada vez mais novidade, o vídeo game, por exemplo, qual é o intervalo de lançamento de um para o outro? Quantos e quantos modelos de vídeos games não são lançados em menos de um ano? Isso mostra o quanto é rápida as mudanças no mercado. Essa mudança precoce é resultado apenas da exigência consumidora, ou existe uma competitividade entre as empresas em querer cada dia mais sair na frente? E não se é para menos pois é importante para a empresa lançar produtos de primeira mão! Pois há aumento na produtividade da empresa, valorização da marca da empresa e a empresa vai ser bem vista aos olhos dos consumidores, pois isso mostra o quanto a empresa é “ligada” nas novidades. Então é normal que exista competitividade, pois muitas empresas fazem da concorrência um “combustível” para a busca da inovação.

Mas essa competitividade, pode ser sempre benéfica ou possui seus malefícios?

“Prejudicial, pois estratégias parecidas acabam dando pouco retorno para ambas empresas competidoras, enquanto poderiam obter mais resultados com inovações e aplicações diferenciadas.” (Telma Rodrigues, 22 anos)

“Benéfica, devido ás empresas buscarem o novo, o que pode ser feito para que o serviço oferecido possa satisfazer as demandas dos clientes, a competitividade é boa quando se tira algo para o crescimento.” (Denise Oliveira, 20 anos).

Dentre os tipos de inovação temos:

• Inovação de Produto / Inovação Tecnológica: Implantação de novos produtos ou serviços.

• Inovação Organizacional: Melhoria na organização interna para melhorar a relação de abordagem, e diminuição de reclamações externas.

• Inovação de Marketing: Melhoria no preço, lançamento de promoções, queda de preço para queima de estoque ou troca de embalagem.

Pode mos ver que uma inovação é ligada a outra, sendo assim é preciso que todos estejam funcionando muito bem para o crescimento da empresa, como por exemplo, m carro, cada peça é fundamental para que o carro funcione bem, onde cada peça é essencial para que isso aconteça. Então podemos definir como mais importante, a inovação organizacional, pois a mesma será responsável pelo bom funcionamento das demais.

Efeito da inovação para as Organizações

Para melhor entendimento do efeito da inovação, precisamos dar ênfase à importância da inovação nas organizações. A Inovação abrange várias vantagens às organizações, uma delas é a competição de médio e longo prazo. A competitividade torna-se essencial, pois gera aumento na sustentabilidade das empresas, ou seja, o processo de inovação será contínuo, pois a necessidade de ser “melhor” no mercado é maior, as empresas sempre irão em busca de inovar cada dia mais o produto da organização e do resultado, para que seja positivo na satisfação externa. As organizações que são inovadoras possuem uma grande vantagem sobe as que não são, pois essa competitividade é considerada mundial. Vamos supor, a empresa “X” tem como concorrente a empresa “Y” ambas precisam ir atrás de novidade para a conquista de um público maior, sendo assim as mesmas precisam de:

• Inovação de produto: Procurar produtos novos, mudar a embalagem para atingir um público alvo ou buscar a melhoria no produto. Ou seja, chamar a atenção do consumidor.

• Inovação de Marketing: Oferecer promoções, campanhas para novos lançamentos.

• Inovação Organizacional: Buscar melhorar o prazo de entrega, o atendimento, enfim mudar a organização interna.

Esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com