TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de comportamento organizacional

Tese: Definição de comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  Tese  •  1.658 Palavras (7 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

No decorrer do trabalho iremos falar sobre o conceito de comportamento organizacional, definições de dois autores diferentes, sua importância dentro das organizações e uma comparação entre sistemas abertos e fechados. Ressaltaremos ainda, os efeitos da inovação e das mudanças nas organizações, a importância do trabalho em equipe e a liderança dentro do ambiente de trabalho.

Por fim, definiremos os conceitos e princípios básicos de percepção e comunicação e os elementos da comunicação para atingir um objetivo eficaz e eficiente.

CAPÍTULO 1

Definição de comportamento organizacional:

É o estudo do comportamento humano no local de trabalho, o relacionamento entre as pessoas e a organização. Comportamento organizacional são as ações do indivíduo na empresa, sua personalidade, atitudes, aprendizagem e motivação.

Portando podemos concluir que se trata da aplicação do conhecimento sobre como as pessoas agem dentro das organizações.

Definições de comportamento organizacional de dois autores:

Segundo: Chiavenato, Idalberto (1999 p. 304), “Define que comportamento é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Como a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõe coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam “.

Segundo: Robbins, Stephen P. (1999: 6), “Comportamento organizacional é o campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização “. Fazendo uma comparação entre a definições dos autores conclui-se que para Robbins, a relação entre o indivíduo e sua organização, deve ser desenvolvida para o alcance de um melhor relacionamento organizacional. Para Robbins há sete características que envolvem a cultura organizacional: inovação, atenção aos detalhes, orientação para resultados, orientação para as pessoas, orientação para a equipe, agressividade e estabilidade.

Para Chiavenato, há influência das pessoas e grupos sobre as organizações e como conseqüência a influência das organizações sobre as pessoas e grupos. A cultura, classe social, família, amigos, instituições, experiências e leituras, valores, crenças, atitudes, emoções, competência e motivação são fatores que influenciam o comportamento humano. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.

Podemos concluir que a finalidade do comportamento organizacional é contribuir para o bom desempenho organizacional considerando que está diretamente envolvida com estudo e o lado humano na gestão das organizações. Percebe-se que através da evolução do conhecimento, muda-se o comportamento tanto dos responsáveis pela organização como dos colaboradores que fazem parte dela.

Sistema Aberto e Sistema Fechado de comportamento organizacional:

A teoria geral dos sistemas, também conhecida como a sigla TGS, foi formulada e desenvolvida pelo economista Kenneth Boulding e pelo biólogo Ludwing Von Bertalanffy em 1950. A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias e formulações conceituais de aplicação na realidade.

O sistema é o conjunto de elementos que desenvolvem uma atividade para atingir o objetivo, que chamamos de visão sistêmica. Os sistemas se classificam em sistema aberto e sistema fechado:

- sistema aberto: é um conjunto de relacionamento entre elementos individuais (pessoas, máquinas, instalações, células, órgãos etc.)

- sistema fechado: são caracterizados pela ausência da capacidade de se evoluir (grãos de areia, elementos químicos, rolamentos etc.)

A organização é de natureza sistêmica, isto é sistema aberto. Os componentes e características de um sistema são:

- input (entrada) – insumos (recursos materiais, humano, financeiros e tecnológicos)

- throughput (transformação) – transformação (transformação dos insumos em algo desejável)

- output (saída) – produto/serviços (o resultado que será colocado no meio ambiente).

Quadro comparativo sistema aberto e sistema fechado:

Sistema aberto sistema fechado

- interage com o ambiente - não interagem com o ambiente

- possui fluxos de entrada e saída de - não possui entrada nem saída de material

importação e exportação com o São aqueles considerados isolados –

Ambiente (organismos vivos) (universo relógio etc.)

- entrada

- transformação

- saída

- organizações

CAPÍTULO 2

Pesquisa sobre inovação:

1) Qual é a idade do entrevistado?

• 18 a 30 anos

• 31 a 45 anos

• 46 a 65 anos

2) Você Concorda que inovação é importante para os dias de hoje?

• Sim

• Não

• Prefiro não responder

3) Em sua opinião é importante uma empresa inovar?

• Sim

• Não

• Prefiro não responder

4) Na sua opinião as empresas que inovam ficam em vantagens das outras?

• Sim

• Não

• Prefiro não responder

5) A inovação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com