TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de gestão de pessoas

Projeto de pesquisa: Definição de gestão de pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/7/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.064 Palavras (9 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 9

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE DE OSASCO

Administração da Produção e Operações.

Prof. Datrino

Curso: Administração / 6º Semestre

Grupo:

Osasco

2013

Introdução

Definição de gestão de pessoas

Gestão de pessoas é uma associação de habilidades e métodos, políticas técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações. Este processo ocorre através da participação, capacitação, o envolve o desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. A gestão de pessoa é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais. Esta área tem uma grande responsabilidade na formação dos profissionais que a instituição deseja, com o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição como e do próprio profissional.

Introdução á moderna gestão de pessoas

Acessado http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAVBMAF/gestao-pessoas

A moderna gestão de pessoas é formando por pessoas e organizações. As pessoas passam a maior parte de suas vidas trabalhando dentro das organizações. O trabalho toma muito tempo das vidas e dos esforços das pessoas, que dele dependem para sua subsistência e sucesso pessoal. Separar o trabalho da existência das pessoas é muito difícil, senão quase impossível, pois o trabalho tem muita importância para as pessoas sendo que as mesmas dependem das organizações nas quais trabalham para atingir seus objetivos pessoais e individuais. Crescer na vida e ser bem-sucedido quase sempre significa crescer dentro das organizações. De outro lado, as organizações dependem das pessoas para operar, produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, competir nos mercados e atingir seus objetivos globais e estratégicos. Na verdade, cada uma das partes depende da outra. Uma relação de mútua dependência na qual há benefícios de retribuição. Vivemos em uma sociedade de organizações, pois nascemos nelas, aprendemos nelas, servimo-nos delas, trabalhamos nelas e passamos a maior parte de nossas vidas dentro delas. As organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. E para as pessoas, as organizações constituem o meio através do qual elas podem alcançar vários objetivos.

Objetivos organizacionais

Objetivos individuais

Crescimento sustentado, sobrevivência Melhores salários, melhores benefícios

lu, Produtividade, lucratividade Estabilidade no emprego,

Qualidade nos produtos / serviços Satisfação no trabalho, segurança no trabalho, liderança liberal.

Redução de custos, Competitividades Oportunidade de crescimento

Novos mercados, Novos clientes. Liberdade para trabalhar

Participação no mercado Orgulho da organização

Imagem no mercado Consideração e respeito, Qualidade de vida no trabalho.

Conceito de RH ou gestão de pessoas

Existem vários conceitos sobre a gestão de pessoas. È uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Pois ela depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos e de uma infinidade de outras variáveis importantes. As pessoas como parceiras da organização. Nos tempos atuais, as organizações estão ampliando sua visão e atuação estratégica. Todo processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros, cada qual contribuindo com algum recurso.

Acionistas e investidores capital de risco Investimentos Lucros e dividendos, valor agregados.

Empregados Trabalho esforço, conhecimento e competências. Salários, benefícios, retribuições e satisfações.

Fornecedores Matéria-prima, serviços insumos básicos, tecnologia. Lucros e novos negócios

Clientes e consumidores compras Aquisição e uso de bens e serviços Qualidade, preço, satisfação, valor agregado.

Cada parceiro esta disposto a investir os recursos quando obtém retornos e resultados satisfatórios de seus investimentos. Através desses resultados a organização pode proporcionar um retorno maior às contribuições efetuadas pelos parceiros e manter a continuidade do negócio. As organizações procuram dar preferência os parceiros mais importantes. Os acionistas e investidores eram, até pouco tempo, os mais privilegiados na distribuição e apropriação dos resultados organizacionais, organizacionais Daí, a necessidade de administrar os recursos humanos para obter deles o máximo rendimento possível. As pessoas são vista como parceiras das organizações, elas são fontes de conhecimentos, habilidades, competências e, sobretudo, o mais importante aporte para as organizações: a inteligência que proporciona decisões racionais e que imprime significado e rumo aos objetivos globais. Então as empresas bem sucedidas tratam seus funcionários como parceiros do negócio e fornecedores de competências e não mais como simples empregados contratados. Pessoas como recursos: empregados isolados nos cargos, horário rigidamente estabelecido, preocupação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com