TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demanda elástica e inelastica

Por:   •  3/4/2015  •  Resenha  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  21.939 Visualizações

Página 1 de 2

Demanda Inelástica

A demanda inelastica ocorre quando,para o produto ou serviço, existem poucos substitutos, e esse produto ou serviço é percebido como de muita necessidade. Nesse caso, uma variação relativa do preço corresponde à variação menos que proporcional na quantidade procurada. Isso significa que, em uma diminuição no preço, a resposta em termos de aumento da quantidade procurada pode ser tão pequena que não compense a redução do preço, levando uma queda da receita total.

Marketing de Serviço

Por Severino Francisco da Silva

Na demanda inelástica, o aumento do preço provoca aumento da receita total, e redução de preço provoca diminuição da receita total. Os consumidores desse produto reagem pouco a variações dos preços, isto é, possuem baixa sensibilidade ao que acontece com os preços de mercado.

PLT

Exemplos produtos de demanda inelástica: Sal de cozinha, arroz, feijão, farinha, combustível, remédios, etc.,

Exemplos serviços de demanda inelástica: Hospital.

Demanda Elástica

A variação da quantidade da demanda supera a variação do preço. Os consumidores tem grande reação ou resposta ,nas quantidades, a eventuais reações de preços. Em caso de aumentos de preços, diminui drasticamente o consumo; quando há quedas no preço de mercado, aumenta o consumo em uma vez e meia a variação do preço.

PLT

A demanda elástica ocorre com o produto ou serviço que possui muitos substitutos, e que não é percebido como muito necessário. Se seu preço subir demais, muitos outros produtos ou serviços podem substituí-lo, e sua demanda cai mais que proporcional ao aumento do preço, o que leva a um decréscimo da receita total à medida do aumento do preço. Ocorre o inverso com a diminuição do preço. O aumento da demanda leva a um acréscimo da receita total à medida da diminuição do preço. Tudo isso dentro de um certo limite estabelecido pelo mercado em razão de fatores econômicos, demográficos, culturais,etc.

Marketing de Serviço

Por Severino Francisco da Silva

Exemplos produtos de demanda elástica: Roupas, carros, jóias, casa, etc.

Exemplos serviços de demanda elástica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com