TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desequilíbrio no abastecimento do mercado

Por:   •  9/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

Desequilíbrio no abastecimento do mercado.

Recentemente entramos em um quadro de pandemia mundial, e devido a isso abastecimentos de alimentos em todo o mundo foi afetado. O Brasil mesmo que sua produção de alimentos seja de feita de forma abundante em todo o território nacional encontra-se em uma crise econômica e alimentícia devido ao aumento no preço do arroz e do óleo, os quais são uma das bases da alimentação do brasileiro.

Mesmo que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) esteja baixo, o preço dos alimentos houve um aumento de cerca de 8%, porém como já citado anteriormente o arroz e o óleo tiveram um aumento mais significativo que os demais chegando a 19,2% e 18,6%, respectivamente.

Dentre os fatores que levaram a esse aumento no preço dos alimentos os mais fáceis de se observar é o aumento no preço do dólar e a redução da taxa Selic.

Com a desvalorização do real os agricultores começaram a vender mais produtos para o mercado externo por ser mais vantajoso em relação ao mercado interno, fazendo que a demanda que permanecera constante e a oferta diminuiu, fazendo assim com que houvesse o aumento do preço desses alimentos.

Prós:

Segurança: Os títulos gerados no tesouro são títulos das dívidas do governo, logo as chances de eventuais calotes são mínimas.

Acessibilidade: É um investimento de fácil acesso, pois pode começar a investir em títulos do governo a partir de 30 reais.

Rentabilidade: Os rendimentos da aplicação do governo são muito bons, considerando o mercado de renda fixa, no qual a rentabilidade dos investimentos já é parcial e totalmente conhecida antes de investir. A rentabilidade do Tesouro Direto varia conforme o título, mas há opções que acompanham a Selic, o que já desbanca a poupança, por exemplo, e o IPCA, o que garante rentabilidade acima do índice de preços do Brasil.

Contras:

Risco: A rentabilidade dos títulos só é garantida para quem carrega o papel até o vencimento. Quando ocorre uma venda antecipada, o título é vendido a preço de mercado, que é definido de acordo com as flutuações da Selic e das perspectivas futuras para a taxa básica de juros.

Na hora da venda antecipada, o investidor pode ter ganhos, mas também pode ter rendimento negativo, e esse é o grande risco do Tesouro Direto. Nesses casos, é mais aconselhável ficar com o título até o vencimento para garantir a rentabilidade contratada, não importando como os indicadores macroeconômicos estejam reagindo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com