TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO

Por:   •  11/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

Aluna: Laura Cristina G. Marques

Formação Econômica do Capitalismo

Texto: Cap XIV – Desenvolvimento do Capital Monopolizador – Paul M. Sweezy

1. De acordo com o texto, leia, analise as afirmações e identifique marcando com V as verdadeiras e com F as falsas. Em seguida sublinhe a parte da frase incorreta, reescrevendo-as corretamente no verso.

a) (  ) As duas tendências que distanciam o capitalismo concorrencial entre os produtores e no sentido da formação de monopólio estão intimamente ligadas à crescente composição orgânica do capital.

b) (  )O crescimento do capital variável em relação ao constante resulta na elevação no tamanho médio da unidade produtiva.

c) (  ) Marx observou que o crescimento da parte fixa do capital constante em relação ao variável é estimulado pela concentração e centralização do capital.

d) (  ) A busca incessante dos capitalistas individuais em aumentar a sua quantidade de capital reduz a escala de produção (processo de concentração do capital).

e)(  ) A concentração de capitais é sem duvida suficiente para explicar o aumento crescente na escala de produção e a tendência, pelo menos sob certos aspectos, no sentido de incentivar a concorrência.

f) (  ) O crescimento do capital num determinado lugar até atingir a massa imensa, sob um controle único, porque em outro lugar foi perdido por muitos investidores, é o que Marx denomina ser a centralização do capital, em contraposição à acumulação e à concentração.

g) (  ) Quando Marx menciona a batalha da concorrência, ele quer dizer que para entrar no jogo do mercado é necessário diminuir a produtividade do trabalho e baratear os custos unitários, que o implicava enormes plantas industriais (economias de escala ou escala de produção).

h) (  ) Outra condição com relação a batalha da concorrência, consiste em obter acesso fácil ao crédito para financiar a maturação dos investimentos e a comercialização das mercadorias, o qeu implica uma relação mais estreita entre os consumidores e todo o sistema de créditos.

i) (  )A centralização é o método mais rápido de ampliar a escala de produção.

j) (  ) Um dos efeitos da centralização, e em menor grau da concentração, é a socialização e racionalização do processo de trabalho dentro dos limites do capitalismo.

k) (  ) A substituição progressiva da concorrência entre um grande número de produtores pelo controle monopolista ou semimonopolista dos mercados, por um pequeno número evidencia um dos efeitos da concentração de capital.

l) (  ) As sociedades anônimas não exercem influência de grande alcance sobre o caráter e o funcionamento da produção capitalista.

m) (  ) Quando mais perfeito for o mercado de ações, tanto menos o acionista se parece com o antiquado capitalista e administrador e um tanto mais com o realizador de empréstimos que pode recuperar imediatamente seu dinheiro.

n) (  ) A fase final do desenvolvimento do capital monopolista ocorre quando se formam combinações com o objetivo consciente de dominar a concorrência, com um relativamente alto de centralização, que aumenta o número de empresas em determinado setor de produção, com o objetivo de aumentar os lucros.

o) (   ) O acordo tácito é um tipo de combinação que articula uma política comum entre os concorrentes, sem qualquer força de obrigações entre eles, impossibilidade o rompimento do acordo.

p) (   ) Um pool é considerado instável devido o seu cumprimento depender da cooperação voluntaria de seus membros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com