TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁTICA PATRIMONIAL: O BALANÇO

Por:   •  13/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  1.043 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Will Jeckson Moreira Martins e Rafael Dantas

ESTÁTICA PATRIMONIAL: O BALANÇO

Salvador

 2015


 Will Jeckson Moreira Martins e Rafael Dantas

ESTÁTICA PATRIMONIAL: O BALANÇO

                                                                               Resenha apresentada à Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia, como uma das avaliações para o componente curricular Metodologia da pesquisa, ministrada pelo professor Franklin Regis                                    

                                                                     

Salvador

 2015

Estática patrimonial: o balanço

1. Referência bibliográfica

Equipe de Professores da FEA/USP. Contabilidade Introdutória.11ª Edição. São Paulo: Atlas, 2010. p. 17-29.

2. Resumo da obra

Quando se fala de estática patrimonial, é de mister importância que se faça a conceituação e, por consequência, distinção da Entidade das demais pessoas físicas que componham a diretoria ou acionistas/proprietários, ou ainda outras pessoas jurídicas que sejam de propriedade dos acionistas. Entende-se por Entidade, e assim doravante referida, a pessoa física a que se refere um determinado estudo contábil, de forma distinta de seus proprietários, entretanto sem deixar de entender que há benefícios da entidade interessam diretamente aos proprietários.

Assim sendo, constitui como um dos principais instrumentos de demonstrações contábeis de uma entidade o Balanço Patrimonial, através da qual é possível conhecer a realidade patrimonial e financeira de uma entidade em um determinado ponto do tempo, devendo para isto estar dentro de parâmetros e regras. A partir deste conhecimento, torna indissociável o entendimento dos principais instrumentos demonstrativos em um balanço patrimonial, a saber:

  1. Ativo

As características do ativo compreendem, segundo Equipe de Professores da FEA/USP (2010, p. 31) “os bens e os direitos da entidade expressos em moeda; Caixa, Bancos, [...] Imóveis, Veículos, Equipamentos, Mercadorias, Contas a Receber de Clientes são alguns dos bens e direitos que uma empresa normalmente possui”. Por uma questão de convenção, todos os dados relativos aos ativos serão sempre lançados do lado esquerdo de um balanço patrimonial.

  1.  Passivo

Os passivos de uma entidade constituem as suas dívidas, débitos, e compromissos que a empresa tem com terceiros, tais como contas a pagar, salários, financiamentos, impostos, fornecedores, e etc. Os passivos serão sempre discriminados do lado esquerdo de um balanço patrimonial.

  1.  Patrimônio Líquido

O patrimônio líquido constitui a diferença entre os ativos e os passivos de uma entidade.

  1.  Fontes de Patrimônio Líquido

O patrimônio liquido de uma entidade é formado basicamente por dois tipos de fontes:

  1. Investimento dos Sócios: Negociações realizadas pelos proprietários da entidade, que injetam dinheiro em troca de ações, cotas ou outras participações;
  2. Lucros: São os lucros alcançados pela entidade com a execução da sua atividade que não forem distribuídas entre os sócios (Equipe de Professores da FEA/USP, 2010).
  1.  Equação fundamental do patrimônio

Sendo o patrimônio o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade, e levando em conta, que de um modo geral os ativos de uma entidade sempre superam os seus passivos, de acordo com Equipe de Professores da FEA/USP (2010), a representação patrimonial de uma entidade pode assumir a seguinte forma: Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido. Entretanto se o passivo superar o ativo, aí teremos o que se chama Patrimônio Líquido Negativo, o que também é conhecido por Passivo Descoberto.

  1.  Configurações do estado patrimonial

As operações financeiras de uma entidade determinarão a relação que existirá entre os seus ativos e passivos, o que, por sua vez, constituirá a base para a formação, manutenção, redução ou ampliação do patrimônio liquido de determinada entidade, conforme Equipe de Professores da FEA/USP (2010, p. 33)

Como ilustração, suponhamos uma balança de dois pratos: colocaremos no da esquerda o Ativo e no da direita o Passivo. Se ambos tiverem valores iguais, o equilíbrio estará conseguido. Mas, como normalmente Ativo e Passivo apresentam valores diferentes, a balança pendera para um dos lados. O peso (valor) que colocaremos apenas para a obtenção do equilíbrio e o que chamamos Patrimônio Liquido e, e logico, esta no lado de menor valor.

Consideraremos de forma exemplar, algumas operações típicas de uma empresa, como o objetivo de definir a sua classificação e impacto no Balanço Patrimonial da entidade:

1ª Operação - Subscrição do Capital Social: quando pessoas decidem se associar e fundar uma sociedade anônima, e para isso realizam um investimento, dividindo-o proporcionalmente em ações, “Esse é, então, definido como o capital inicial do empreendimento. Com isso, subscrevem (assinam o compromisso de entregar o dinheiro) e integralizam (entregam efetivamente o dinheiro)” (Equipe de Professores da FEA/USP, 2010, p. 33). A entidade recebe um ativo inicial como caixa, e em contra partida forma o patrimônio líquido inicial.

2ª Operação - Aquisição de edifício: a aquisição de um edifício representa a aquisição de um novo ativo, sendo que se o pagamento ocorrer à vista haverá uma redução de caixa (outro ativo) se o edifício for adquirido por alguma forma de financiamento a entidade irá adquirir um passivo.

3ª Operação – Compra de materiais: a compra de materiais representa a aquisição de estoque, que também é um ativo, ativo este que será o meio de prestação de serviços da entidade a seus clientes. ConformeEquipe de Professores da FEA/USP (2010, p. 36)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (166.8 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com