TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecomomia moda anos 80

Por:   •  2/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.446 Palavras (10 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 10

Centro Universitário Anhanguera de São Paulo - UNIBERO

CST em Design de Moda

DESIGN E IDENTIDADE NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

São Paulo

2013

Centro Universitário Anhanguera de São Paulo - UNIBERO

CST em Design de Moda

DESIGN E IDENTIDADE NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Trabalho de apresentação à faculdade Anhanguera como requisito parcial da disciplina Pesquisa de Moda sob a orientação do professor Rafael Dias Plata.

São Paulo

2013

Resumo:

Comentaremos neste trabalho o tema tão polêmico que é a identidade da moda brasileira. Onde ainda se há uma dificuldade de aceitação, tanto da nossa parte os “brasileiros”, quanto da parte dos “olhares” internacionais. Falaremos também do auge da indústria da moda nacional e suas oportunidades. E dos grandes polos de moda, São Paulo e Rio de Janeiro que vem ditando moda e despertando interesse no cenário mundial da moda.

Sumário

Sumário 5

Design e identidade no Brasil contemporâneo 7

Identidade do design brasileiro 7

O caso do design de moda 7

8

À procura de uma cara brasileira 8

Conclusão 9

Bibliografia: 10

Introdução

O assunto abordado será um tema bem interessante, a identidade da moda brasileira. Vivenciamos um debate que mesmo com tantas oportunidades para o desenvolvimento setor industrial na área da moda, ainda não conseguimos deixar claro quem somos e quais são nossas raízes com clareza e sem nenhum receio lá fora no exterior e, aqui mesmo em território nacional. Vivemos sob o que pensam e o que acham os críticos e ditadores moda internacional. Também ainda temos dificuldade em esclarecermos que não é porque moramos num país ricamente abençoado pela natureza que temos que ser vistos exoticamente coloridos.

Contudo isso, estamos num momento de prestigio de “reconhecimento” aos nossos tantos esforços a sermos incluídos no grande cenário da moda mundial. Com grandes eventos de moda em São Paulo e Rio de janeiro, as cidades vêm tornando -se polos economicamente bem visados internacionalmente no mercado da moda. Além de sermos referencias de belas modelos disputadas por importantes agencias de moda estrangeiras. Também estamos caminhando na direção da formação de verdadeiros CLUSTERS, que são respectivamente distritos que se concentram, interconectam-se e completam os diversos elos de uma cadeia produtiva, como exemplo de modelo: Nova Friburgo(RJ) para moda intima, Limeira(SP) para as bijuterias e Novo Hamburgo(RS) para os calçados.

Design e identidade no Brasil contemporâneo

As medidas pensadas e retomadas pelo governo brasileiro e empresários são para aumentar a exportação de produtos manufaturados que são mais vantajosos que matéria-prima, com isto o Brasil teria um ganho na balança comercial e ampliaram muito os lucros dos empresários e indústrias brasileiras com a ajuda do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comercio Exterior e também a Agencia de Promoção de Exportações.

Aliado a isto num mundo cada vez mais industrializado é imprescindível que um país não trabalhe seus produtos e serviços somente no mercado interno, tendo em vista que cada vez mais somos abarrotados de produtos chineses, Indianos e dos principais exportadores mundiais que já habitam nosso país há anos como os Europeus e os Americanos com seus automóveis e produtos no geral. Para não perder competitividade é importante que comêssemos a mudar os nossos olhares e criar formas para ingressar nossos produtos no mercado internacional.

Uma das principais características é criar uma Marca Brasil, enxergamos como somos e como vendemos nossa imagem para o mundo, somos um país de enormes riquezas naturais e com capacidade de produzir uma imensidão de essências de perfumes, um mercado muito grande na área de calçados, grandes artistas e design no setor de joias, moveis e acessórios.

Se soubermos aproveitar o que nos é natural e implantarmos mundo a fora seremos tão grande quanto a China que agora é a segunda maior potência econômica mundial.

Identidade do design brasileiro

Ainda no Brasil o design é percebido como um diferencial que deve ser desenvolvido, tem a ver com a cultura e os valores de um povo, acreditar que esta ideia considerada contemporânea pode mudar o futuro das pessoas e uma luta que tem que ser levada a sério para criar a identidade do design brasileiro.

Até a década de 30 o Brasil ainda não tinha nem um nome de designers que assinassem suas peças e fizessem sucesso dentro do país e no exterior, por sermos uma colônia consumíamos tudo de países europeus, norte-americanos e fomos herdeiros da escola Bauhaus. A primeira instituição voltada pra design no Brasil só surgiu em 1960 no Rio de Janeiro com a fundação da Escola Superior em Design Industrial (ESDI) e posteriormente a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) em São Paulo e a escola de Belas Artes de Belo Horizonte.

O surgimento destas escolas fez com que jovens design com olhares contemporâneos e autênticos tivessem êxito em suas criações por um olhar impar e diferenciado das coisas e formas para um mundo que está sempre em transformação, sem o surgimento de pessoal com características de inovação e olhar criativo, ficaríamos estagnados e continuaríamos a ser cópia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com