TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Econologia: Por que as Pessoas se Associam?

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 2

Por que as pessoas se associam?

Sob a ótica da filosofia política, há duas concepções, relativamente opostas, em matéria de sociabilidade política (SP) ou de se conceber a sociabilidade humana:

1 – busca-se a sociabilidade entendendo-a como parte integrante da natureza humana. Somos gregários, precisamos uns dos outros, etc. Existe uma tendência ou é um fato natural. Ou seja, o ser humano é naturalmente sociável. Esse raciocínio é o mais clássico advindo do zoon politikon (Aristóteles).

2 – busca-se ou procura-se a sociabilidade por interesse e por necessidade. A sociabilidade humana é o fruto artificial de um cálculo interesseiro (O “Leviatã” de Thomas Hobbes, 1651). Busca-se um ao outro por necessidade, por interesse!

Em ambas, o ser humano é fruto de um movimento em busca da felicidade ou da realização. Ou seja, tornar real um potencial. E para tornar real o que já é potencial, exige-se movimento constante em ou para algo que, em geral, se identifica com objetos do desejo: riqueza, ciência, sabedoria, conhecimento, honra, posto, cargo, função social, dinheiro, entre outros que, dependendo dos valores praticados na sociedade e na família podem ser mais acentuados em um grupo dos objetos do desejo do que em outros. Pode ser, por exemplo, valorizar mais o reconhecimento, a família, a amizade, a vida social, os círculos de estudo, o bem-estar coletivo. Esse movimento em busca de algo, tanto quanto se sabe, só termina com a morte, que é a cessão do movimento. Mesmo assim, em diversos momentos, mesmo na morte, o movimento é o da preservação e continuidade da vida!

Mais acentuadamente, a concepção de que a sociabilidade se manifesta por interesse e por necessidade, o outro ser humano (ou a outra pessoa) é um concorrente e todos, um pouco mais ou um pouco menos, são ávidos de poder sob todas as formas. Sob esta ótica, todos são contra todos e em guerra contínua. Ou seja, pressupõe-se temor contínuo e contínuo perigo... Cada qual ou seu grupo dominante busca sua própria sobrevivência!

Por que nos associamos ou formamos nossas sociedades e nossas organizações?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com