TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia sem Truques - Resumo capitulo 1

Por:   •  19/11/2021  •  Resenha  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

SE465 - ECONOMIA

PROF. Dr. RODRIGO LEITE KREMER

MYRIAM JACKELINE LIBEL

01/10/2021

GONÇALVES, C. E. Soares; GUIMARÃES, Bernardo. Economia sem truques: o mundo a partir das escolhas de cada um. Rio de Janeiro RJ; Elsevier, 2008; Capitulo 1;

O livro Economia sem truques tem o objetivo de ensinar economia através de pequenas crônicas, contos tristes, verdadeiros e até mesmo engraçados. Explicando como iniciativas bem-intencionadas não funcionam em todos os mundos. Fatos que nos causam ojerizas, por vezes são as poucas opções apresentadas aos indivíduos de outros países.

Capítulo1. O Pobre não é burro;

A liberdade de escolha de cada ser humano afeta, invariavelmente, as subsequentes escolhas de outras pessoas. Entendemos que o problema apresentado no livro Economia sem Truques, em seu primeiro capítulo, é uma questão de extrema pobreza, trabalho infantil e a falta de opções quando o assunto é trabalho x renda. Em seu primeiro capítulo o autor refere-se especialmente as crianças de Bangladesh, as quais trabalham em grandes fabricas de indústrias têxteis desde sua tenra idade, nos provocando a fazer uma estreita ligação entre a teoria da escolha, falha do mercado e falha estatal. As causas principais apresentadas, isto é, a pobreza, a necessidade financeira e falta de melhores opções. Estas acarretam, de forma impositiva, todas as condições adversas inseridas naquele ambiente. Parafraseando o autor, o pobre não é burro, falta-lhe apenas boas ferramentas e opções decentes para sua subsistência.

Não há capacitação, pois é inexistente o interesse estatal local em melhorar suas condições. No entanto, sujeitos que não fazem parte do dia a dia da comunidade criam alternativas, muito bem intencionadas, com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas que sequer conhecem. Acarretando muitas vezes, inúmeras outras conseqüências igualmente danosas. Na proibição do trabalho infantil surge a prostituição e o aumento do número de delinqüentes juvenis, quem sabe até as crianças que serão recrutadas pelo tráfico. Como no jogo de peças de dominó, ao tocar na primeira derrubam-se todas as outras. Crianças em casa, mães cuidadosas desempregadas, faltando o básico necessário à sobrevivência resultam, invariavelmente, os empregos “informais”. Independente de ser prostituição, tráfico ou roubo, o resultado será sempre o mesmo.

No entanto, segundo o autor, há maneiras de minimizar esse efeito dominó. Com educação, com leis que estabeleçam idades mínimas e capacitação a todos os indivíduos envolvidos. Numa sociedade interligada, qualquer decisão tomada influencia diretamente, como também indiretamente todos os envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com