TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Capitulo Economia Política uma Introdução Crítica

Por:   •  31/7/2022  •  Resenha  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Economia Politica

Resumo do Cap. III do Livro – NETTO e BRAZ - Economia Política, uma introdução crítica

O autor traz a compra e venda de mercadorias, e as atividades de um sistema capitalista como algo onde o indivíduo está mergulhado, fazendo o mesmo não questionar o sistema.

A sociedade sempre dependerá de produção de valores de uso, mas nem tudo que possui valor de uso resultante de trabalho é mercadoria, o autor define mercadoria como algo que possa ser reproduzido, tenha uso para venda e troca, já o que foi construído para uso próprio não é considerado mercadoria, ex: a mesa que um marceneiro faz para uso em sua casa, esta apenas tem o seu valor de uso. Em resumo a mercadoria tem valor de uso e valor de troca.

Condições necessárias para produção de mercadorias

1-propriedade privada

2-divisão do trabalho

O autor especifica que mesmo os regimes escravistas e feudalistas, não são modos de produção de mercadorias, apenas o regime capitalista. Os bens de consumo produzidos nos regimes escravista e feudalista eram feitos por artesãos que por sua vez faziam um trabalho personalizado, local e conheciam todos os processos da produção, inclusive treinavam seus aprendizes que viriam a ser novos mestres, descaracterizando a exploração.

Com o crescimento das rotas comercias, surgiu uma nova classe, os comerciantes, que não faziam parte do processo produtivo, mas compravam o produto acabado e revendiam com lucro.

As bases da produção mercantil capitalista são inteiramente distintas das da produção mercantil simples. Se ambas supõem a divisão do trabalho e a propriedade privada dos meios de produção, na produção mercantil capitalista, desaparece o trabalho pessoal do proprietário, ele compra a força de trabalho. O dinheiro passa a ser um mercadoria e é acumulado pelos capitalistas, fundando a produção de mercadorias através do trabalho assalariado

D--------M------D’ (dinheiro-mercadoria-dinheiro acrescido)

D’ sendo o dinheiro acrescido de mais valia.

Concluído que o surgimento do modo de produção capitalista teve como condições um alto grau no desenvolvimento da produção de mercadorias e um correspondente aumento do papel do dinheiro nas trocas.

O Sistema capitalista em si, segundo o autor, surgiu ou se fez promissor em função de um fenômeno chamado Acumulação Primitiva, a pré história do capital, através da polarização, de um lado compradores da força de trabalho, e de outros vendedores da força de trabalhos, chamado de trabalhadores livres, este fenômeno iniciado na sua forma clássica na Inglaterra, na forma dos ‘’enclosures’’ cerceamentos, que concentrou a posse dá terra, e forçou um êxodo rural, culminando na criação da classe operária.

Reflete ao homens as características sociais do seu próprio trabalho como características objetivas dos próprios produtos do trabalho, como propriedades naturais sociais dessas coisas e, por isso, também reflete a relação social dos produtores como trabalho total como uma relação social existente fora deles, entre objetos, assim uma determinada relação social entre os próprios homens, assume a forma fantasmagórica de uma relação entre coisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (23.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com