TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Capitulo Economia Política

Por:   •  15/12/2021  •  Resenha  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 5

De acordo com Paulo Netto e Braz (2006), o objetivo da Economia Política é o estudo das leis sociais que regulam a produção e a distribuição dos meios materiais para a satisfação dos homens, historicamente definidas. Na base da atividade econômica está o trabalho, que possibilita a transformação do material e produção do bem, criando o valor que constitui a riqueza social, portanto, o trabalho é uma categoria importante para suprir as necessidades dos homens e da sociedade.

1.1. Trabalho: transformação da natureza e constituição do ser social

O trabalho pode ser denominado como a atividade de transformar produtos naturais em matérias que suprem as necessidades dos homens e mulheres, necessidades estas que fazem nascer a sociedade, como afirmam Paulo Netto e Braz (2006).

Ressaltam ainda os autores Paulo Netto e Braz (2006) que, as atividades que atendem as necessidades de sobrevivência dos animais são generalizadas e “programadas”, as abelhas, por exemplo, nascem sabendo que devem construir colmeias e recolher pólen, suprindo às suas necessidades naturais e frequentemente limitadas, relacionando-se diretamente com o meio ambiente à sua volta.

Como dizem Paulo Netto e Braz (2006), o trabalho é diverso e ao longo do tempo rompeu com o seu padrão natural:

• Em primeiro lugar porque o trabalho não se opera diretamente com a matéria natural, ele exige instrumentos;

• Em segundo lugar porque o trabalho não é realizado de modo “programado”, ele exige acumulo de conhecimentos e repetição para o aprendizado da habilidade;

• Em terceiro lugar porque o trabalho não atende apenas a um número limitado e invariável de necessidades, o ser humano está em constante desenvolvimento que implica e novas necessidades e junto a elas surgem novas formas e técnicas de trabalho para supri-las.

Essas características do trabalho configuram a prática exclusiva do homem, diferenciando-o dos outros animais, expõem Paulo Netto e Braz (2006).

Para Paulo Netto e Braz (2006), o que diferencia das atividades naturais é uma relação mediana entre sujeito e objeto, homens em sociedade e formas da natureza, respectivamente. Relação essa que consiste no instrumento ou conjunto de instrumentos que mediam a relação de trabalho entre o sujeito e o objeto. A criação do instrumento de trabalho coloca para o sujeito do trabalho o problema dos meios e dos fins (finalidade) e o problema das escolhas, se o machado é ou não adequado ao fim a que se destina. Esses dois problemas determinas a efetivação da atividade, fazendo o homem pensar e antecipar o resultado da atividade. Além de idealizar, é necessário que o sujeito conheça as propriedades da natureza, do objeto, do qual irá construir experiências e passar adiante, de geração em geração, o que caracteriza o trabalho como atividade coletiva, dando surgimento ao ser social.

1.2. Trabalho, natureza e ser social

A sociedade está diretamente ligada à natureza pois é através dela que se origina a matéria transformada pelo trabalho para atender às necessidades dos membros da sociedade, variando a modalidade da relação entre natureza e sociedade. A natureza é uma unidade complexa composta por todos os seres do universo, agrupados em dois níveis, os que não se reproduzem (natureza inorgânica) e os que se reproduzem, seres vivos, vegetais e animais (natureza orgânica). (PAULO NETTO E BRAZ, 2006)

Explicam Paulo Netto e Braz (2006) que, poucos estudos explicam a origem dos seres orgânicos e inorgânicos, contudo, a partir de complexos processos físico-químicos à base de matéria inorgânica surgiu o novo tipo de ser, capaz de se reproduzir, o ser vivo orgânico. Através de indicações científicas seguras afirma-se que foi dos primatas, através de um salto qualitativo, que surgiu a espécie humana.

A espécie humana desenvolveu-se como outro tipo de ser, o ser social, até então inexistente, composto de uma complexidade nova na natureza (orgânica e inorgânica). Nesse salto qualitativo são observadas novas características no mundo natural, uma cooperação entre grupos para realizar esforços afim de sobreviver, realizando atividades que extraem da natureza meios para se manter e reproduzir. Portanto, através do trabalho, a humanidade se constituiu como tal. (PAULO NETTO E BRAZ, 2006)

O processo histórico do ser humano está atrelado ao trabalho, foi a busca para atender as suas necessidades que o ser social transformou a matéria natural a seu favor, o homem é a natureza transformada, quanto mais se desenvolve o ser humano, mais diversificadas são as suas necessidades, caracterizando em um ser capaz de:

1. Realizar atividade teleologicamente orientadas;

2. Objetivar-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com