TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa Sadia

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 5

Empresa Sadia

A Sadia começa sua história nos anos 40, em um momento que o mundo sofria alterações e o cenário brasileiro era propício para o crescimento industrial. A empresa foi estabelecida na cidade de Concórdia/SC sendo que o principal motivo que levou a ser instalada nesta cidade foi o fato de ser pólo produtor de suínos e desenvolviam produtos agrícolas.  A Sadia começou com um pequeno moinho e um frigorífico inacabado, e com o retorno dos investimentos foi possível terminar a edificação do frigorifico.

Com o progresso industrial os padrões de consumo modificaram e foi preciso se adequar ao negócio. No ano de 1947 adquiriu marca registrada e abriu uma filial na cidade de SP, conquistando assim o mercado na década de 50. Foi nesta época que o país passava por um rápido processo de desenvolvimento, chegando a superar a agricultura na conciliação do PIB. Ao mesmo tempo, SP crescia e oferecia mais vagas de empregos, melhores salários e, portanto mais oportunidade de consumo.  

No ano de 1952, a Sadia alugou um avião para transportar seus insumos para o RJ e SP, estimulando as vendas e difundiu os seus produtos. Investiu no refinamento da matéria-prima e nas obras para se firmar no comércio da grande rota consumista RJ-SP.

Nos anos 60, o país passava por problemas e improbabilidade política. A inflação dava sinal que não estava favorável empreender, mas contrariando isso, a Sadia começa a focar em tecnologia, reestruturação de vendas e aumento das atividades. Desenvolvimento, progresso tecnológico, análises em genética animal, novos produtos, imagem de marca de qualidade, acesso nas exportações fazem parte desta etapa.

Nos anos 70, ocorre o crescimento econômico no Brasil e o cenário econômico evolui. A empresa comprometeu-se em abrir novos horizontes e instituir novos negócios, até mesmo no mercado internacional.

 Nos anos 80 os indicadores da inflação estavam altos e tivemos planos econômicos frustrados, mas mesmo assim, ampliou sua produção e eficiência, investindo em desenvolvimento e aceleração das exportações.  É inaugurada a Sadia Trading, responsável por vendas no comércio exterior. Nesta década a Sadia fecha exportando para muitos países, e é um dos maiores exportadores do país.

Nos anos 90, o país ainda sofria com os efeitos do descontrole da inflação, foi então com o Plano Real que o país começou a se equilibrar. Começa então a globalização, ou seja, a era da ciência da informação, do conhecimento, da procura pela capacidade, da concorrência e das sociedades.

A Sadia começa a proporcionar aos seus consumidores produtos industrializados que sejam mais práticos no preparo e que acatem as mais variadas necessidades. Realiza um expressivo desenvolvimento no exterior, abre uma central de estocagem e distribuição em Buenos Aires, voltado para o Mercosul.

Começa um procedimento de contínuas inclusões, em um plano de racionalização de trabalho, mudam a estrutura societária que tem como finalidade abordar uma economia de linha graduada, redução de custos, reduzirem os métodos e dar maior transparência para o mercado de capitais.

Na década de 90 aconteceram aquisições na concepção empresarial, comunitário e ambiental, em busca de ser uma empresa responsável.

Em 2000, a economia está firmada, os índices de inflação controlados e os estabelecimentos concretizados. Com a globalização surgem as fusões, joint ventures (união de duas ou mais empresas em busca de um mesmo ideal), sociedades, uniões estratégicas, comércio virtual (e-commerce), logística integrada, direção corporativa, responsabilidade social, treinamentos profissionais entre outros. A Sadia adquire um perfil de empresa de alto valor e sua marca torna-se solidificada.

Em relação ao fator socioambiental tornou-se referência no mercado como empresa sustentável e isso adveio devido ao Programa de Suinocultura Sustentável que diminuiu as emissões de gases do efeito estufa e comercialização de créditos de carbono.

Na crise econômica global a Sadia teve prejuízos enormes, mesmo sendo grande exportadora e com receitas em dólar. Em virtude disso, ocorre a fusão da Sadia com a Perdigão, somando desta forma vantagens competitivas e se tornando líder em vendas de produtos processados.

A Sadia se transformou bastante desde a sua criação e atualmente é a marca de produtos industrializados mais apreciados no nosso país, exportando para diversos países e com ótima aceitação de seus produtos. Contudo, o embasamento são as mesmas que na época em que foi criada no ano de 1954: o respeito ao trabalho, o cuidado com a terra e a valorização da técnica.

A Sadia trabalha com o processo de Terceirização, outsourcing, com prestadores de serviço para abate de frangos e já foi multada em 2010 por expor seus trabalhadores em condições degradantes, não tinham carteira de trabalho assinada, não havia água potável nos alojamentos, ventilação, roupas de cama e instalações elétricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com