TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO ENSINO SUPERIOR

Por:   •  30/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.914 Palavras (16 Páginas)  •  2.917 Visualizações

Página 1 de 16

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO ENSINO SUPERIOR

Maria Alexandra Castro Gomes[1]

RESUMO

O presente artigo tem como tema – A Importância da Leitura no Ensino Superior. Como o hábito da Leitura pode auxiliar o aluno no Ensino Superior? Nas Universidades, quais as maiores dificuldades de leitura enfrentadas pelos acadêmicos? Pretende-se, com esse trabalho obter um breve diagnóstico sobre a prática de leitura de alunos do Ensino Superior de diversas universidades de Teresina. O objetivo geral deste artigo é identificar possíveis dificuldades de leitura enfrentada pelos alunos entrevistados, tendo como objetivos específicos: Identificar o nível de decodificação, compreensão, interpretação e retenção dos alunos acadêmicos entrevistados; Identificar o nível de interesse de leitura dos alunos acadêmicos entrevistados e Apresentar os motivos que conduzem os alunos entrevistados a não praticar a leitura no âmbito acadêmico. Adotou-se, neste trabalho como metodologia uma pesquisa descritiva quantitativa e qualitativa em forma de questionários distribuídos para alunos acadêmicos de diversas Faculdades de Teresina. Tendo como base teórica os critérios psicolingüísticos de Cabral (1986) com aporte teóricos de . A questão da leitura dentro das universidades tem sido debatida por diversos pesquisadores e estudiosos, uma das questões em discussão é que no ensino superior existem algumas dificuldades em relação à leitura quando muitos textos solicitados pelos professores são lidos, mas não são entendidos pelos alunos devido a dificuldades de leituras anteriores ou desinteresse. Com isso o trabalho identificou-se através dos resultados obtidos na pesquisa problemas de interpretação e compreensão de textos como maiores dificuldades de leitura para os alunos entrevistados.

Palavras-chave: Leitura. Ensino Superior. Acadêmicos. Universidades.

  1. INTRODUÇÃO

A questão da leitura no contexto acadêmico tem sido assunto de debate colocado por diversos pesquisadores e estudiosos, observa-se que alguns acadêmicos leem os textos mais não compreendem, devido a dificuldades de leituras anteriores ou pela falta de interesse. O aluno deve debater com o professor sobre o que leu, deve buscar também autonomia na leitura e esforça-se para compreender o que foi lido, para desenvolver uma melhor interpretação do texto e enriquecer seu intelecto.

Segundo Garrido (1988) “Para se ter uma educação de qualidade a responsabilidade no desenvolvimento da leitura é de extrema importância, mas a realidade do cenário universitário nos apresenta uma grande quantidade de alunos que saem do ensino fundamental e médio sem essa habilidade concretizada de uma forma positiva.”

        

A leitura é uma habilidade fundamental, de extrema importância para o desenvolvimento intelectual e profissional de qualquer ser humano. Na concepção de Silva e Zilbermam (1998)“A leitura é como um meio de aproximação entre os indivíduos e a produção cultural, podendo significar a possibilidade concreta de acesso ao conhecimento e intensificar o poder de crítica por parte do público leitor, e assim expressar os anseios da sociedade”.

 A dificuldade que alguns alunos têm em compreenderem alguns textos colocados dentro dos cursos acadêmicos existe, é preciso refletir sobre a prática efetiva de leitura, compreensão e crítica. É necessário que o aluno com dificuldades de leitura desperte e busque ajuda para que essa realidade seja transformada, o aluno não deve ser passivo, mas sim procurar ser o sujeito ativo da aprendizagem. Desta forma, uma importante questão de leitura é estabelecida conforme Magda Soares, “Ler é verbo transitivo, e por isso, trata-se de um processo complexo e multifacetado: dependendo da natureza, do tipo, do gênero daquilo que se lê e depende do objetivo que se tem ao ler”, assim a leitura de um texto deve ir além dos limites de si mesmo e levar o leitor a avaliar a realidade. Leitura e compreensão são atividades importantes dentro da aprendizagem. A leitura na universidade tem a finalidade de ajudar o aluno a aprender, pois é o caminho mais viável para adquirir conhecimentos.

Segundo Marobin (1983) “É através da leitura que o estudante constrói, ele mesmo, o próprio curso universitário. Na leitura crítica e constante, ele assume pessoalmente o processo de sua aprendizagem. Aprende a discernir, discriminar, organizar, coordenar, compreender, explicitar, caracterizar, formular, confrontar e interpretar, incorporar e assimilar os conteúdos apresentados”.

O objetivo geral deste artigo é identificar as dificuldades de leitura de alunos do ensino superior de diversas universidades de Teresina/PI, esclarecendo a problemática da leitura que atualmente é precária e reflete na realidade não somente no nosso estado, mas em todo o Brasil e no mundo inteiro, conforme os dados mostrados em uma das últimas pesquisas divulgadas em caráter nacional e internacional, realizada pelo PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), onde o Brasil ocupou em 2012 o 55º lugar no ranking de leitura, retratando a nossa condição como leitores entre outros países.

O presente trabalho elencou como objetivos específicos: Identificar o nível de decodificação, compreensão, interpretação e retenção dos alunos acadêmicos entrevistados; Identificar o nível de interesse de leitura dos alunos acadêmicos entrevistados e Apresentar os motivos que conduzem os alunos entrevistados a não praticar a leitura no âmbito acadêmico.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A leitura é um hábito essencial na vida do acadêmico, pois é na graduação que o aluno irá utilizá-la com maior frequência no seu curso.

Este estudo é baseado em uma pesquisa descritiva quantitativa e qualitativa, com base nos critérios psicolinguísticos de Cabral (1986), visando analisar a prática de leitura dos acadêmicos de diversos cursos das universidades de Teresina, observando se os mesmos têm obedecido às etapas de decodificação, compreensão, interpretação e retenção. Os dados desta pesquisa foram obtidos através de questionários. Os questionários foram aplicados a estudantes de cursos superiores de diversas universidades desta capital, constituídos por 12 questões cada, com alternativas para marcar e opções para resposta pessoal por escrito.

Nesta perspectiva, através desta pesquisa obteve-se um breve diagnóstico sobre a prática de leitura dos alunos do Ensino Superior de diversas universidades de Teresina. O objetivo desta pesquisa é avaliar a prática de leitura por parte dos alunos de nível superior com base nos critérios psicolinguísticos de Cabral (1986), identificar como esses alunos têm feito suas leituras, isto é, se a prática desses alunos do ensino superior tem obedecido às etapas de decodificação, compreensão, interpretação e retenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (265.9 Kb)   docx (154.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com