TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola clássica, neoclássica e marxismo

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  1.415 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de Economia

Aluna: Thainá Cristina de Souza

Curso: Direito

Turno: Noite 

Professor: Duval

Escola Clássica -

   A escola clássica é uma linha de pensamento de Adam Smith, David Ricardo e Thomas Robert Malthus.

   Segundo Adam Smith, a riqueza está nos bens que possuem valor de troca e não na moeda. A riqueza de uma nação depende da produtividade do trabalho. Ele enfatiza a produção, já o consumo e a procura estão sem segundo plano.

   Adam Smith também cita em sua linha de pensamento, a racionalidade econômica, o Laissez Faire, a mão invisível e a produtividade via a divisão do trabalho. A racionalidade econômica seria a racionalidade dos indivíduos, ou seja é a oferta maior de um produto por um preço menor, compensa mais consumir mais e pagar menos. O Laissez Faire a não intervenção estatal na economia, a não taxação de produtos. A mão invisível consiste no favorecimento e satisfação do vendedor e do comprador. O vendedor vende o seu produto por um valor x e o comprador está disposto a pagar esse valor. A produtividade via divisão de trabalho é explicada a partir da racionalidade econômica. A produção aumenta e o preço cai com a divisão do trabalho.

   De acordo com David Ricardo a indústria é importante para o desenvolvimento da economia. Ele fala sobre as leis das vantagens comparativas, dos rendimentos decrescentes e combate a lei dos cereais. A primeira lei consiste em cada país produzir aquilo que faz de melhor. A segunda seria é uma teoria que expressa a relação económica da utilização de unidades adicionais de trabalho. Nela produto marginal de um fator de produção reduzirá conforme o aumento da quantidade utilizada desse fator. O combate a lei dos cereais é uma forma de ir a favor da redução dos custos dos salários.

   Thomas Robert Malthus acredita que a população cresce em uma progressão geométrica e que os alimentos crescem em uma progressão aritmética. Para ele o desenvolvimento econômico é alcançado com o controle e diminuição da população a partir dos freios positivos e preventivos. Os freios positivos atuam como miséria, fome e guerra, já os freios preventivos consistem em não reprodução, abstinência sexual e casamento tardio.

Escola Marxista –

   O Marxismo é a linha de pensamento criada por Karl Marx e Friedrich Engels.
É uma crítica ideológica e científica ao sistema capitalista. Busca uma sociedade justa, com o fim da desigualdade de classes, que propõem a união da classe operária pelo fim do capitalismo.
A queda do regime capitalista ocorreria por força de suas próprias contradições internas, mas a mudança seria impulsionada pela luta de classes, pela ação revolucionária do proletariado. A proposta é que, as massas trabalhadoras possuindo os meios de produção, poderiam implantar o socialismo assumindo o poder político e econômico. 

   Marx modificou a análise do valor-trabalho de Adam Smith, para ele o valor da força de trabalho é determinado pelo tempo de trabalho à produção. Ele desenvolveu também, a teoria da mais-valia (exploração do trabalho), que é a origem do lucro capitalista. Os capitalistas e os proprietários, procuram aumentar os seus rendimentos diminuindo o rendimento dos trabalhadores, é essa situação de exploração da força de trabalho pelo capital que Marx mais critica.

Escola neo-clássica

   Segundo os neoclássicos, a utilidade era o determinante do valor e, consequentemente, do preço dos bens e serviços. Em outras palavras, a utilidade decorre da necessidade. Um mesmo bem ou serviço terá diferentes utilidades, portanto valores diferentes, de acordo com a necessidade do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com