TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Econômica

Por:   •  17/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo dirigido

Módulo III:

11) O desenvolvimento está associado ao crescimento econômico, porém, o crescimento econômico baseia-se no Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, aumento da capacidade produtiva, já o desenvolvimento além de considerar o crescimento econômico o que realmente importa é o bem-estar social, medido através do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

12) O Produto Interno Bruto representa toda a riqueza gerada em um determinado país ou região, por todos os agentes produtores. Investimento é aumento da capacidade produtiva do sistema econômico, feito por agentes privados ou públicos, quando o agente privado investe proporciona aumento de emprego e consumo. Os agentes públicos fazem investimentos que geram externalidades, mas depois gera gastos para manter as estruturas. As exportações e importações contribuem para completar e dinamizar a economia do pais.

13) Poupança é renda não consumida, que se destina ao setor financeiro para render juros ou se proteger da inflação. Na poupança de longo prazo o agente financeiro sabe exatamente quanto tempo o dinheiro estará disponível, podendo assim, financiar atividades produtivas (ex: previdência priva, fgts), o que não ocorre em poupanças de curto prazo, pois devido ao alto grau de volatidade o dinheiro precisa estar disponível para ser retirado a qualquer momento, são geralmente os fundos de renda fixa e variável. Poupanças privadas além de pertencer a empresas e famílias está sob o controle delas, já as públicas estão sob tutela do Estado.  

14) Os keynesianos tem a moeda como uma ponte entre o presente e o futuro, ela não se limita a sua função transacional e os motivos para sua retenção podem ser de precaução ou de especulação.  (?????)

15) A inflação é o aumento generalizado dos preços de bens e serviços na economia. A de demanda ocorre quando a oferta não é suficiente, de custos é o aumento nos custos de conjuntos importantes – petróleo e energia, por exemplo. Inflação de conflito distributivo ocorre quando o salário aumenta junto com o preço do produto final, causando uma ilusão monetária, já a inercial consiste no medo de vivenciar períodos inflacionados novamente, então os empresários repassam a inflação para bens e serviços, tendendo a um espiral inflacionário.

16) Se o pais esta passando por uma inflação de demanda, o aumento das taxas de juros incentivará as aplicações, o que fará o consumo diminuir e conjuntamente a diminuirá a inflação. Já na inflação de custos, as taxas de juros serão repassadas para os consumidores, contribuindo para o aumento da inflação.

17) Câmbio valorizado gera um déficit na economia, pois os preços de produtos nacionais no mercado internacional ficam muito elevado, diminuindo a taxa de exportação. Com o câmbio desvalorizado ocorre o oposto, aumentando o nível de exportação, gerando um superávit.  

18)

19) A política monetária irá modificar o comportamento da moeda e, a fiscal, operar frente aos gastos públicos. No caso da política fiscal, a principal variável é o nível de renda/produto da economia. No caso da economia brasileira, o sistema tributário é regressivo, sendo essa uma das maiores críticas dos reformistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com