TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Do Caso Gol

Ensaios: Estudo Do Caso Gol. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  1.345 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo do Caso Gol Transportes Aéreos

1.Conceitue,resumidamente,o modelo de negócios que a Gol utilizou para entrar no setor de aviação civil no Brasil .

Aproveitando a experiência adquirida no ramo de transportes, a gol entrou no ramo de aviação para atender as classes mais baixas, com tarifas acessíveis, contudo, a GOL adotou o modelo de negócios denominado de “Low Cost, Low Fare”, onde é oferecido um baixo custo de passagens aéreas, entretanto a empresa não faz grandes investimentos e cortesias em seus veículos aéreos, ou seja, a GOL, oferecia somente o necessário em seus aviões.

2.Quais lhe parecem ser a missão visão da Gol ? Você acha que elas mudaram ao longo dos anos ?Consulte o site da companhia para confirmar sua resposta .

Missão: A missão da GOL era conceder uma companhia aérea com baixas tarifas, com isso atender as classes sociais de baixo poder aquisitivo. Visão: A visão da GOL, era que no futuro ela fosse reconhecida como a empresa que popularizou o transporte aéreo com qualidade e preço baixo em toda a América latina. A GOL seguiu a estratégia de que reduzindo seus custos iriam lucrar mais, ou seja, a GOL foi no caminho inverso das empresas que estavam oferecendo serviços sofisticados e luxuosos, e consequentemente estavam falindo.

3.Faça uma análise SWOT para o inicio das operações da Gol.

A análise SWOT da empresa GOL, nos dar a conclusão de que os pontos fortes da companhia de aviação são os seguintes: Ela se volta totalmente para o conforto e as condições financeiras de seus clientes além de oferecer seus serviços com facilidade e agilidade. Logo seus pontos fracos são a simplicidade nos seus serviços de bordo, assim perdendo os clientes que gostam de desfrutar do luxo e das cortesias em suas viagens.

4.Segundo a tipologia de Michel Porter, qual é a estratégia de negócio seguida pela gol? Quais são suas principais vantagens competitivas?

Fazendo uma analise da empresa GOL, podemos notar que sua grande ascendência, acontece devido às inúmeras vantagens que ela oferece aos clientes que necessitam de passagens com preços mais acessíveis, com isso a GOL adquire uma imensa vantagem contra seus concorrentes, isso acaba interferindo no lucro da empresa, que será cada dia maior. Além dos baixos custos, outra estratégia usada pela empresa, é a redução do número de seus funcionários, deixando somente os funcionários especializados, diminuindo assim suas despesas e passando confiança ao cliente.

5.Utilizando a matriz BCG, qual é a posição ocupada pela Gol, no início das operações e atualmente, no portfólio de negócios da holding Áurea ? E qual é a posição das empresas de ônibus ?

Quando a GOL lançou suas atividades, ela localizou em sua matriz BCG como um ponto de interrogação, onde todos duvidavam. Analisando as Matrizes BCG e GE/Mckinisey, concluímos que a ascendência da GOL é constante e vai avançando a cada dia mais, isso se reflete na liderança que a empresa possui no mercado de aviação e nas empresas de ônibus também, consequentemente agora a GOL se localiza como estrela na matriz BMG.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com