TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Gol

Monografias: Estudo De Caso Gol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  1.195 Visualizações

Página 1 de 4

1. O que é concorrência perfeita e quais são suas principais características?

Resposta: A concorrência perfeita é uma indústria na qual: a) Grande número de compradores e vendedores, de tal modo que nenhum deles, individualmente, possa influenciar o preço ao decidir vender ou comprar um produro. Essa condição é uma das principais características da agricultura, devido ao grande número de produtores. b) Produto homogêneo, de tal modo que o produto de uma firma seja essencialmente um substituto perfeito do produto de outra firma. A facilidade de cópia de produtos está levando a homogeneidade dos bens e serviços. Um bom exemplo são os aparelhos de TV, que estão muito semelhantes, ao contrário de 20 nos atrás, quando havia um fabricante que produzia aparelhos muito diferenciados. Ou seja, hoje está tudo muito igual. c) Ausência de restrições artificiais à procura, à oferta e aos preços de qualquer produto que estiver sendo negociado. Ou seja, o governo não deve intervir no mercado. d) Mobilidade de produtos e dos recursos, de tal modo que novas empresas possam entrar no mercado e os recursos possam ser transferidos para usos mais econômicos, isto é, para aqueles em que seus preços são mais elevados. e) Perfeito conhecimento de todas as informações necessárias sobre os preços, processos de produção e ação dos outros produtos, apesar de um aspecto não exercer influência sobre outro.

A concorrência perfeita surge se a escala mínima eficiente de um único produtor é pequena em relação à demanda pelo bem ou serviço. A escala mínima eficiente de uma empresa é a menor quantidade de produção na qual o custo médio de longo prazo atinge seu nível mais baixo. Em segundo lugar a concorrência perfeita surge se cada empresa é vista como produtora de um bem ou serviço que não apresenta características únicas, de modo que os consumidores não se importam de adquiri-lo de uma ou de outra empresa.

2. Por que uma empresa em concorrência perfeita é uma tomadora de preços?

Resposta: A principal razão pela qual uma empresa perfeitamente competitiva é uma tomadora de preços é que ela produz uma proporção muito pequena da produção total de determinado bem e os compradores conhecem os preços praticados pela empresa. No modelo de concorrência perfeita as empresas são tomadoras de preços, dado que suas respectivas curvas de demanda são horizontais. Em função desse fato, caso as empresas decidam estabelecer um preço acima do preço de mercado, a quantidade demandada por seus produtos cairá a zero. Se estabelecerem um preço abaixo, perderão receita, pois seus reduzidos tamanhos não permitirão que elas consigam abastecer todo mercado. Pelo lado da demanda, o modelo de concorrência perfeita permite que o consumidor maximize seu respectivo bem-estar, pois a competição entre as empresas produz o menor nível de preços entre todos os demais modelos microeconômicos e, como resultado, o excedente do consumidor também é maximizado.

3. Como são os lucros no mercado de concorrência perfeita?

Resposta: Uma característica do mercado em concorrência perfeita é que, a longo prazo, não existem lucros extras ou extraordinários (onde as receitas superam os custos), mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneração implícita do empresário (seu custo de oportunidade, ou o que ele ganharia se aplicasse seu capital em outra actividade, que pode ser associado a uma espécie de rentabilidade média de mercado). Assim, no longo prazo, quando a receita total iguala o custo total, o lucro extraordinário é zero, embora existam lucros normais, pois nos custos totais, estão incluídos os custos implícitos (que não envolvem desembolso), o que inclui os lucros normais. Em concorrência perfeita, como o mercado é transparente, se existirem lucros extraordinários, isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com