TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Gol Levanta Voo

Casos: Caso Gol Levanta Voo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  1.378 Visualizações

Página 1 de 4

Caso GOL

1-Conceitue resumidamente, o modelo de negócios que a Gol utilizou para entrar no setor da avaliação civil no Brasil.

O enfraquecimento da concorrência era uma boa oportunidade para o lançamento de uma nova companhia de aviação, mais moderna e sem o passivo das empresas tradicionais. Seu modulo baseava-se em cinco princípios: 1) Só realizar voos domésticos, 2) Reduzir os gastos com serviços de bordo, 3) Aumentar a produtividade por avião, diminuindo o tempo que os aparelhos permanecem no solo, 4) Ter uma frota homogenia e econômica, reduzindo despesas com manutenção e combustível e 5) Utilizar aeroportos regionais médios, onde as taxas cobras das empresas são menores.

2-quais lhe parecem ser a missão e a visão da Gol ? Você acha que elas mudaram ao longo dos anos? Consulte o site da companhia para confirmar sua resposta.

A missão era estabelecer uma companhia de baixas tarifas para atender à demanda das classes mais baixas, que abem mão de regalias e serviços luxuosos nas aeronaves. Já a visão era que reduzindo custos de serviços e tarifas, lucrariam mais pois estariam atraindo mais clientes. Ao longo dos anos manteve sua estratégia tendo como objetivo continuar inovando.

3-Faça sua análise SWOT para o inicio das operações da Gol.

Oportunidades: enfraquecimento da concorrência, salários desvalorizados, funcionários já experientes.

Pontos fortes: horários diferenciados, consumo menor de combustível, aeronaves modernas que possibilitam a redução dos custos de peças, tecnologia implantada nas aeronaves.

Pontos fracos: serviço simplificado, haverá perda de clientes que buscam algo mais sofisticado.

Ameaças: Alta concorrência, companhias com promoções e redução de preço das passagens/pacotes.

4- Segundo a tipologia de Michael Porter,qual é a estratégia de negócio seguida pela Gol? Quais são suas principais vantagens competitivas?

As estratégias de mercado são: frotas modernas, tecnologia, inovação, preços abaixo do mercado. Desvantagens competitivas são os voos em horários diferenciados por serem mais simples e mais rápidos de limpar possui menos tempo parado no solo, isso também faz com que possam operar com mais aeronaves, preços de passagens mais acessíveis, melhor aproveitamento do espaço de carga, diferenciação de serviços ao cliente.

5- De que forma as estratégias funcionais contribuíram para o alcance dos objetivos da Gol?

Tudo por base na proposta low cost, low fire (baixo custo, baixa tarifa) com redução de custos, redução de funcionários, aumento das frotas logo, a gol foi conquistando seu espaço no mercado e assim chegando ao objetivo. Dessa forma sempre procurando inovar para crescer ainda mais.

6-Utilizando a matriz BGC e a matriz GE/McKinsey,qual é a posição ocupada pela Gol,no inicio das operações e atualmente,no portfólio de negócio da holding Áurea? E qual é a posição das empresas de ônibus?

Utilizando a matriz BCG e a matriz GE/Mckinsey, qual é a posição ocupada pela Gol,no inicio das operações e atualmente,no portfólio de negócios da holding Áurea?E qual a posição das empresas de ônibus?

A Gol iniciou suas atividades no dia 15 de janeiro de 2001. A média de ocupação no primeiro dia foi de apenas 32%, mas cresceu gradativamente e atingiu 70% apenas um ano depois. No inicio das operações a empresa tinha como alvo o público de classe, média, priorizando vôos domésticos. A empresa procurava operar em rotas curtas no eixo Rio – São Paulo e Brasília – Belo Horizonte.Dessa forma, a empresa pode operar mais vôos com cada aeronave do que suas concorrentes, o que significa maior receita por avião. Já atualmente o campo de visão da companhia volta-se também a vôos internacionais, ganhando reconhecimento ao redor do mundo.Hoje a Gol tem vantagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com