TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercico pronto

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.987 Palavras (8 Páginas)  •  1.173 Visualizações

Página 1 de 8

1- Então quais os bens serão escassos em um país menos desenvolvido, e em um país mais bem desenvolvidos?

Nos países menos desenvolvidos são escassos os bens de primeira necessidade, EX: necessidades básicas como a alimentação, vestuário, habitação, não estão em geral satisfeitas. Nos países mais desenvolvidos os bens escassos são os chamados bens de luxo (q não satisfazem necessidades básicas),  para a maioria da população as necessidades básicas estão satisfeitas, mas não necessidades secundárias, como ter um carro, fazer férias no estrangeiro, ir ao teatro, ler um livro.

3- Qual a diferença entre a opção de produção de bens de capital ou a opção pela produção bens de consumo?

Para a produção tem que se observa o mercado e ver qual o produto esta em escassez se é o capital ou consumo, bens de capital são como exemplo moradia ou algo construtivo e bens de consumo são alimentos algo a ser consumido.

4- Se o produto A é um bem normal e o produto B é um bem inferior, um renda do consumidor provavelmente: O consumo de B diminuirá e o de A crescerá.

5- O preço de equilíbrio para uma mercadoria é?  Feito Pelo balanceamento das forças de demanda e oferta da mercadoria.

6. Uma mercadoria que é demandada em quantidades maiores, quando a renda do consumidor cai, é um:   Bem inferior.  

7. Suponha dois bens de demanda substituta, manteiga e margarina. Quando ocorre uma diminuição substancial do preço da manteiga, tudo o mais permanecendo constante, deve-se esperar que a curva de demanda de margarina:  a. Desloca-se para a esquerda.

8. Uma curva de demanda desloca-se p a esquerda quando: Há 1 aumento da renda, caso o bem seja inferior. Há 1 qda no preço d 1 bem substituto.

27. Em um regime de câmbio flutuante, são fatores que tendem a desvalorizar a moeda nacional, exceto:  Forte entrada no país de capitais de curto prazo

28.A vantagem de um regime de câmbio flexível é que: Permite uma maior liberdade na condução da política monetária;

29.Uma diminuição dos impostos irá acarretar: Aumento da renda disponível e conseqüentemente expansão da demanda agregada.

30.O desemprego no mercado de trabalho ocorre quando.  Há escassez de demanda por mão de obra.  Há excesso de oferta de mão de obra.

9. Aponte a alternativa correta: a. Quando o preço aumenta, a receita total aumenta, se a demanda for elástica, b. Quando o preço aumenta, a receita total diminui, se a demanda for inelástica, c. Quedas de preço de um bem redundarão em quedas da receita dos produtores d. Quedas de preço de um bem redundarão em aumentos de receita dos .Todas as alternativas anteriores são falsas.

10. O que é eficiência econômica? eficiência econômica descreve o quanto um sistema utiliza bem os recursos disponíveis, dada  tecnologia disponível. A eficiência pode aumentar se conseguirmos obter um maior resultado sem aumentar os recursos usados, ou seja, se conseguirmos reduzir o "desperdício

11. O oligopólio - É 1 estrutura mercadológica em q um pequeno número de empresas controla a oferta de um bem.

12. O custo marginal é definido como: O custo q mede o incremento do custo total, causado pela produção de uma unidade adicional do bem.

13. A curva abaixo demonstra a Fronteira de Possibilidade de Produção (FPP) na produção de bens de primeira necessidade e de bens de luxo entre países pobres e países ricos. Faça uma análise da CURVA.

 tendo os países ricos uma maior disponibilidade de fatores a sua FPP será exterior à dos países pobres pois podem produzir maiores quantidades de ambos os bens.Note-se que é comum ouvirmos que os países pobres são muito ricos em termos de recursos naturais. Contudo se estes estão por explorar não têm valor econômico,não podem ser utiliza dos diretamente no processo produtivo pelo que não são considerados na representação da FPP. Por outro lado, os países ricos são mais avançados em termos tecnológicos e dispõem de mão-de-obra qualificada pelo que os seus recursos são mais produtivos. Em relação às combinações escolhidas por cada tipo de países verificamos que os países ricos podem não só produzir bens de primeira necessidade para satisfazer as Bens de 1ª necessidade Bens de luxo País rico País pobre Introdução à Economia.

14. Faça uma análise da curva de Possibilidade de Produção abaixo.  Afinal o que acontece ao se deslocar de B para D na curva.

 Ocorre um aumento da produção de máquinas em 2 unidades, e  o custo de oportunidade deste aumento são a redução de 5 unidades de produção de COMIDA.

16. Os mesmos bens (bens idênticos) vendidos em países diferentes devem ser vendidos pelo mesmo preço quando seus preços são expressos em termos da mesma moeda. Isto sempre acontece? Explique sua resposta.

Esta lei se aplica apenas em mercados com concorrência, livres de custos de transporte e barreiras oficiais ao comércio. Exemplo: Se a taxa de câmbio dólar/libra é US$ 1,50 por libra, um suéter vendido a $US 45 em Nova York deve ser vendido a £30 em Londres. Não o preço varia de acordo com a inflação de cada pais e  pela taxa de cambio .

17-Milton Friedman, prêmio Nobel de Economia, defende que a fixação do salário mínimo, embora tenha uma clara dimensão normativa, pode ser discutida no campo da economia positiva. a. Em que consiste a distinção entre economia positiva e economia normativa.

b.  Dê exemplos de afirmações positivas e normativas associadas à fixação do salário mínimo.

a) A economia positiva trata do que é, do que acontece na economia, abordando questões que envolvem descrição e explicação de fatos; a economia normativa trata do que deve ser, do que deveria acontecer ou ser feito, abrangendo um aspecto prescritivo e, por conseguinte incluindo valores em suas afirmações (já que as pessoas podem ter idéias e preferências diferentes a respeito do que deve ser feito).

b) Afirmação positiva:“A fixação do salário mínimo acima de certo nível levará as firmas a demitir trabalhadores”. Essa é uma afirmativa de fato, cuja veracidade poderá, em princípio, ser verificada não se trata de uma opinião. Afirmação normativa: “A fixação do salário mínimo deve ter como objetivo assegurar ao trabalhador e sua família um nível de vida adequado”; ou “A fixação do salário mínimo deve ter como objetivo maximizar o nível de emprego de trabalhadores não-qualificados”. Essas afirmativas encerram opiniões diferentes, juízos de valor distintos sobre o que deve nortear a política de salário mínimo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (301.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com