TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade de ciência sociais e Humanidades

Por:   •  12/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.856 Palavras (20 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 20

Universidade Zambeze

Faculdade de ciência sociais e Humanidades

Curso: Contabilidade e finanças

PROPOSTA DE TEMA: Analise econômico-financeira como instrumento de gestão financeira nos municípios – Estudo de Caso: município de Dondo (2012-2017)

                                       

 

De

                                          Ana Victória Santana Nelson

                                     

Novembro, 2018

Índice 

CAPITULO I : INTRODUÇÃO        3

1.1 Introdução        3

1.2        Delimitação do tema        4

1.3        Problema        4

1.4        Objetivo geral        4

1.4.1        Objetivos específicos        4

1.5        Hipótese        5

1.6        Justificativa        5

1.7 Estrutura do Pré-projecto        5

CAPITULO II: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        7

2.        Revisão da Bibliográfica        7

2.1        Conceito da análise econômico-financeira        7

2.1.1        Planeamento financeiro        7

2.2        Estrutura das Demonstrações Contábeis        8

2.2.1        Balanço Patrimonial        8

Análise Vertical        9

Análise Horizontal        9

2.3        Indices econômico-financeiros        10

2.3.1        Índices de liquidez        10

2.3.1.1        Liquidez imediata        10

2.3.1.2        Liquidez corrente        10

2.3.1.3        Liquidez seca        10

2.3.1.4        Liquidez geral        11

2.3.2        Índices de Endividamento        11

2.3.3 Índice de imobilização do patrimônio líquido        11

2.4        Índices de lucratividade e rentabilidade        12

CAPITULO III: METODOLOGIA DE PESQUISA        13

3.1        Metodologia        13

a)        Métodos teóricos        13

3.2 Universo da pesquisa        14

3.3        Cronograma        15

3.3        Orçamento da elaboração da pesquisa        16

Referências bibliográficas        17


CAPITULO I : INTRODUÇÃO

1.1 Introdução

Os  municípios  desenvolvem suas atividades diárias mesclando ações de decisões sobre os rumos futuros e, para tanto, necessitam dispor de uma base de dados altamente confiável, pois sobre ela estabelecerá suas estratégias. Dentre algumas, destaca-se a contabilidade como uma fonte precisa de informações, porém, por si só não satisfaz o usuário. É necessário saber interpretá-la. Diante de um cenário onde a recessão econômica está crescendo em nosso país e com a competitividade acentuada, os gestores necessitam de um conhecimento aprofundado nas informações para a tomada de decisão de modo que não haja falhas que comprometam o futuro do município. As demonstrações contábeis constituem o conjunto básico de dados que são organizados e publicados periodicamente pelos municípios, sendo de extrema importância para as organizações que buscam a eficiência de seus resultados, saber interpretar seus dados econômico-financeiros, com o intuito de obter informações que proporcionem maior segurança no processo de decisões.

Devido ao fato de as demonstrações contábeis serem dados acumulados e organizados pelo sistema contábil para refletir o estado patrimonial e desempenho econômico de organizações, requer-se que sua leitura e interpretação sejam feitas através de determinadas técnicas, onde o usuário da análise extrairá os dados necessários, interpretará e fará uso adequado das informações. Para que a empresa possa sobreviver diante desse cenário, é necessário que os gestores se utilizem de ferramentas que proporcionem uma avaliação constante, possibilitando uma maior visão sobre eles e permitindo a antecipação de cenários para planear suas atividades, com isto, poderão tomar medidas corretivas, se assim for necessário.

Este pré-projeto se inicia com a introdução, delimitação do tema, problema, objetivos, hipóteses, justificativa e, logo após, é apresentada a metodologia da pesquisa, definindo os procedimentos envolvidos para atender ao objetivo do trabalho. Depois, descreve-se o referencial teórico abordando o entendimento da análise econômico-financeira. Com base nesse projeto, tem-se a possibilidade de analisar os indicadores financeiros mais utilizados. Observar os reflexos provocados nos resultados finais do município, proporcionando aos gestores uma melhor interpretação dos dados financeiros. O fator determinante para o tema desenvolvido foi o de aprofundar o estudo, a fim de conhecer os métodos e técnicas para a análise econômico-financeira no município de Dondo.

  1. Delimitação do tema

Este projeto de pesquisa delimitou-se em colher informações sobre como a análise econômico-financeira, auxilia na gestão de um município, tendo como referência o conselho municipal de Dondo, situado na província de Sofala, no período de 2012 a 2017.

  1. Problema

Muitas vezes a visão de investir em controlos internos é limitada nas empresas públicas. Isso porque, normalmente, as pequenas empresas não possuem uma estrutura gerencial capaz de criar um ambiente de controlo interno, sacrificadas pela limitação de recursos financeiros e humanos. Essas entidades resolvem problemas imediatos de alocação de atividades sobrecarregando alguns sectores com atividades, que não são de sua competência, criando desse modo um ambiente potencialmente favorável a erros e fraudes. É notável também que, geralmente na função pública, os processos operacionais e as rotinas administrativas são mais informais e passiveis de falhas do que nas grandes empresas. Os gestores deparam se com algumas dificuldades em avaliar a liquidez, daí recorrem a outras ferramentas de avaliação do desempenho nas grandes organizações. Essa dificuldade na tomada de decisões com base na análise econômico-financeira deve-se por vezes da falta da previsão das entradas e saídas dos recursos financeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (275 Kb)   docx (320.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com